14 outubro 2015

Desafio Subida do Imperador 2015

Desafio

Olááá!!! Tudo bem? No domingo (11/10), participei de uma corrida que espero para fazer há muito tempo, mas nunca conseguia porque as datas dela nos anos anteriores sempre caíam em dias de provas da minha faculdade de Turismo. Este ano, quase não consegui também, pois a mesma teve sua data trocada por 2 vezes devido aos eventos teste das Olimpíadas. Estou referindo-me ao Desafio Subida do Imperador, uma prova curta, mas muito interessante. Vamos lá?


O Desafio Subida do Imperador é uma prova de um pouco mais de 4 Km que já está em sua quarta edição. Ele inclui uma prova de ciclismo e uma prova de corrida, com horários de largada diferenciados (ano passado, só houve a corrida). Em 2015, os participantes do ciclismo largaram às 7h e os da corrida às 8h30m. Vi que algumas pessoas participaram do ciclismo e que depois participaram da corrida. Adorei a ideia. Quem sabe ano que vem?

Desafio Subida do Imperador

A largada acontece na cancela de entrada do Parque Nacional da Tijuca, na Estrada Dona Castorina. Para chegar, descemos na rua Jardim Botânico e fomos andando pela rua Pacheco Leão, totalizando 2,36 Km. No entanto, há a opção de pegar o ônibus 409 Saens Peña-Horto, que faz ponto final próximo a entrada do Parque Nacional da Tijuca. 

Desafio Subida do Imperador

A largada da corrida foi pontual. O percurso é todo em subida. No entanto, a paisagem da Mata Atlântica compensa todo o esforço. O dia estava ensolarado, mas as sombras das árvores neutralizavam a ação dos raios solares. Havia dois postos de hidratação no trajeto. O ponto alto (além da chegada, claro) foi o mirante da Vista Chinesa. Não quis parar para fotografá-lo porque iria voltar a pé e teria todo o tempo do mundo para fazê-lo. Sendo assim, continuamos correndo para chegar à Mesa do Imperador, que fica a mais ou menos 1 Km da Vista Chinesa.

Desafio Subida do Imperador
A Vista Chinesa está marcada no círculo tracejado.

Desafio Subida do Imperador
Foto retirada do Facebook de Subida do Imperador

Apesar de morar no Rio, só havia feito esse percurso uma vez em um treino. Adorei a experiência de participar dessa prova e super indico, até mesmo para os amigos de fora da cidade. Ahhhhh, não reclamem por ser "só" 4 Km. São 4 Km muito válidos!

Voltamos andando até o Jardim Botânico e pudemos parar na Vista Chinesa para uma sessão de fotos, he he he. 

Desafio Subida do Imperador


Desafio Subida do Imperador

Desafio Subida do Imperador
Foto de Otávio Porto.

A estrada estava bem policiada e me senti bastante segura (quem me conhece sabe que morro de medo de lugares meio afastados).

Desafio Subida do Imperador


Para completar, vamos conhecer um pouquinho sobre a história dos três lugares mais importantes dessa corrida?

1. Floresta da Tijuca


Em 6 de julho de 1961, o Maciço da Tijuca (Paineiras, Corcovado, Tijuca, Gávea Pequena, Trapicheiro, Andaraí, Três Rios e Covanca) foi transformado em Parque Nacional e recebeu o nome de Parque Nacional do Rio de Janeiro, com 33 km². O nome “Parque Nacional da Tijuca (PNT)” só foi alterado em 1967. Em 2004, um Decreto Federal ampliou os limites do Parque para 39,51 km², incorporando o Parque Lage, a Serra dos Pretos Forros e o Morro da Covanca. O PNT possui quatro setores. No entanto, só três deles recebem visitação: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea. O patrimônio natural é sem dúvida o mais conhecido no Parque, mas sua ocupação ao longo de quatro séculos gerou uma valiosa herança histórico-cultural, que hoje se constitui em um importante acervo a ser preservado. Maiores informações em:

2. Mirante da Vista Chinesa


O mirante da Vista Chinesa está localizado na Floresta da Tijuca. Ele recebeu esse nome por conta de o local ter sido habitado durante algum tempo por chineses que vieram cultivar chá no Jardim Botânico. A estrutura é um pagode que aparenta ser feito de bambus, mas, na verdade, é feito de concreto. Ele contém elementos chineses e é muito bonito.

Desafio Subida do Imperador

De lá, é possível ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, uma parte da baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Ipanema e Leblon. É um lugar muito lindo e que merece ser visitado.

Desafio Subida do Imperador
Apesar da névoa: Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e praias de Ipanema e Leblon.

3. Mesa do Imperador

A Mesa do Imperador é um local que funcionava como ponto de repouso para os passeios da Família Real, dos nobres e dos burgueses. Justamente por receber a visita de D. Pedro II acabou sendo nomeada como Mesa do Imperador. Essa atração faz parte da Trilha Transcarioca.

Bom, espero que tenham gostado e que tenham se motivado a participar da edição de 2016. Eu pretendo estar lá e, quem sabe, nas duas modalidades...

Até domingo.

Super beijo

Carolina


Assine nossa newsletter



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Eu AMO o Rio e ainda não conheço os lugares deste post, acredita? Adorei! A Vista Chinesa é um charme, né?! Paisagem maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar muito bonito. Muito válida a visita nesses locais que também podem ser feita de carro, caso a pessoa não queria chegar toda suada e descabelada, he he he (tem um micro estacionamento lá). Mas vai pensando na proposta de treinar e participar da edição 2016, he he he... Vamos de caravana!!!! Super beijo!

      Excluir
  2. Local lindo, tudo de bom. Eu indico sempre!
    Melhor corrida da minha vida, não é fácil requer preparo, mas o clima o melhor do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alanfm, é um local fantástico. Vale super a pena treinar por lá (além de participar do Desafio também).
      Obrigada por comentar!
      Abraços
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search