quarta-feira, 23 de março de 2016

Rio São Francisco: passeio de barco

Museu de Arqueologia e Cânion do Xingó

Ontem foi o Dia Mundial da Água, um dia criado pela ONU para aumentar a consciência pública sobre a importância da conservação, da preservação e da proteção desse recurso que é a base de vários destinos turísticos. Um local que está super badalado atualmente, por conta da novela das 21 horas, é o passeio de barco pelo Rio São Francisco, onde são visitados o Cânion do Xingó e o Museu de Arqueologia do Xingó

O Cânion do Xingó surgiu devido à construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, que começou a operar em 1994. Para o seu funcionamento, foi preciso represar a água do Rio São Francisco. Com isso, algumas relíquias arqueológicas seriam perdidas. Sendo assim, uma equipe da Universidade Federal de Sergipe (UFS) fez diversos salvamentos de 1988 a 1997 e esses materiais estão no Museu Arqueológico do Xingó (MAX).


Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Usina Hidrelétrica de Xingó. Foto de Alessandra Gonzalez.
Tanto o Cânion quanto o MAX estão localizados no município de Canindé do São Francisco a 200 km de Aracaju, capital do Sergipe. Eu e minha amiga Alessandra fizemos o passeio de bate-volta a partir de Aracaju, mas há a possibilidade de ficar hospedado por lá e aproveitar outras coisas da região. Isso pode ser algo bom, pois a viagem é bem cansativa: três horas e meia para ir e, claro, mais três horas e meia para voltar. Tudo bem que a paisagem vai mostrando vários contrastes, combinando tons de verde, de cinza e de marrom, mas depois de um dia inteiro, cansa de verdade.

Fomos através de uma agência, a Nozes Tur. A primeira parada foi a visita ao MAX. Esse local faz parte da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e foi inaugurado em abril de 2000. Surgiu como uma estratégia para permitir a manutenção da pesquisa e a preservação do patrimônio arqueológico do Baixo São Francisco, resultante do salvamento arqueológico antes da inundação para a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Xingó (nossa, eu ando falando muito de barragem, não? Na semana passada foi Assuan, hoje  Xingó. Enfim...).


Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Entrada do Museu
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Um pouco de placa! Adoro, né? Foto de Alessandra Gonzalez.
Depois de um tempo de visita ao Museu, partimos para o restaurante Karrancas, pois seria lá que pegaríamos o catamarã para visitarmos o cânion. Ao chegarmos, já deixamos os pratos do almoço encomendados (isso é muito comum nas viagens que fizemos pelo Nordeste). O catamarã era bem espaçoso. Havia um bar que vendia bebidas e petiscos durante o trajeto até o local de banho, que dura um pouco mais de uma hora. No entanto, a paisagem é tão bonita pelo caminho que a gente nem percebe o tempo passando. Há diversas imagens de São Francisco espalhadas pelas margens do rio e elas estão protegidas em pequenas grutas.


Rio São Francisco, Cânion do Xingó
No píer do restaurante, esperando pelo catamarã. Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Partimos... Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Aquela listra branca ao fundo é o limite da barragem com a usina. Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Nosso book.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
A paisagem começa a mudar! Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Mais book... Foto de Alessandra Gonzalez.

Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Paredões. Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
 Cânion do Xingó. Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
São Francisco! Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Quase chegando ao Paraíso Talhado... Foto de Alessandra Gonzalez.
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Book...
Rio São Francisco, Cânion do Xingó
Falta pouco. Foto de Alessandra Gonzalez.
Quando o catamarã chega ao local de mergulho, chamado de Paraíso Talhado, as pessoas podem pegar aqueles macarrões (boias compridas) e aproveitar o tempo livre de mais ou menos uma hora nas piscinas naturais. Quem não quiser entrar na água, também pode ser livre e ficar no barco. Se a pessoa quiser conhecer a Gruta do Talhado, há barquinhos menores que cobram uma taxa para levar. Na nossa época foram R$ 2,00, mas hoje em dia já está R$ 5,00. Esse passeio dura no máximo 10 minutos, então, dá para fazê-lo e ainda aproveitar as piscinas.


Rio São Francisco
No Paraíso Talhado. Foto de Alessandra Gonzalez.
Na volta, paramos no Restaurante Karrancas, almoçamos e nos preparamos para mais três horas e meia de viagem até Aracaju. 

É um passeio que vale muito a pena, seja pela beleza natural, seja por toda a história que é contada. O Rio São Francisco é um rio que sempre me passou uma imagem boa, uma imagem feliz... Tanto que quando fui fazer a Wine Run em Petrolina, eu fiz questão de fazer o passeio de barco pela represa de Sobradinho (mais uma represa!), algo lindíssimo! 

Espero que tenham gostado...
Até domingo

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Lugar lindo esse!!! Não sou noveleira mas estou acompanhando a Velho Chico e vejo como é grandioso esse Rio São Francisco, né?! Tanta água em um lugar tão seco: muito contraditório... e o pior é que quem pode (ou até deveria) fazer alguma coisa, não faz!!! Mas deixa pra lá que isso não é assunto para este blog tão agradável!!!

    Adorei o seu passeio!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninaaa, é um verdadeiro paradoxo tudo o que você escreveu: a grandiosidade do rio e a secura em volta e quem deveria fazer algo e não faz... Dá muita tristeza...
      Eu vejo a novela de vez em quando (mas não tenho gostado muito não, he he he). Vamos ver se melhora (minha mãe insiste em ver, então, vejo de quebra quando estou pela sala no horário, ha ha ha ha).
      Quando for para Aracaju, não deixe de fazer esse passeio!!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover