quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que fazer em Uberlândia

Parque Sabiá e outros lugares 

Oláááá! Tudo bem? Ando meio sem pauta relacionada à corrida, né? É que não tenho participado de nenhuma prova. Estou só treinando mesmo. Massss, o post de hoje, mesmo parecendo que não, tem a ver com esse assunto. No final de semana passado, fui a Uberlândia com meu pai e alguns tios para a festa de aniversário de 99 anos de um primo. Ué, e o que isso tem a ver com corrida? Vamos lá?

Realmente, a meta da viagem era ir à festa de 99 anos. Afinal, nem todo mundo consegue chegar a essa idade com a mente sã e o corpo também, que é o caso do primo Luciano. Mas claro que eu tinha que conhecer mais alguma coisa. Já até tinha ido a Uberlândia para participar de um congresso na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No entanto, isso tem muitoooo tempo e foi uma passagem meteórica: fui, apresentei meu trabalho e voltei no mesmo dia. Sendo assim, fui pesquisar o que essa cidade tinha a nos oferecer, he he he he...
Uberlândia
Um detalhe do aniversário...
Primeiro, descobri que no dia da nossa chegada haveria o Circuito Caixa no Parque Sabiá (que falarei daqui a pouco sobre ele). Seria uma corrida noturna. Fiquei muito tentada a me inscrever, massss não sei se conseguiria pegar o kit e também fiquei em dúvida se daria tempo de chegar para a prova. Depois vi que isso não seria o problema, pois, apesar de ser uma cidade bem desenvolvida, é tudo muito perto (e eu estava com a mente de horas de engarrafamentos).

Depois, vi que Uberlândia tem váááários museus. Nós não visitamos nenhum, mas tem para todos os gostos:
  • Museu da Biodiversidade do Cerrado = é uma Unidade Especial do Instituto de Biologia da UFU. Possui como missão divulgar o conhecimento científico acerca da biodiversidade do Bioma Cerrado e suas inter-relações com outros biomas do Brasil e do mundo, realizando ações de popularização da Ciência e extensão universitária.
  • Museu Municipal de Uberlândia = localizado no Centro da cidade. Já foi a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. Atualmente, guarda importantes trabalhos e projetos culturais que contam a história de Uberlândia.
  • Museu Universitário de Arte = Também vinculado à UFU. É um espaço que visa o diálogo entre as Artes Visuais, o ensino de arte e suas interfaces. Possui um acervo de obras de arte nas linguagens do desenho, escultura, fotografia, tapeçaria, cerâmica e, principalmente, uma extensa coleção de gravuras.
  • Museu do Índio = A ideia é preservar a memória das populações indígenas brasileiras, criando uma consciência cultural acerca de suas tradições. O acervo do Museu é composto por coleções da cultura matéria indígena brasileira, publicações em jornais, videoteca e acervo bibliográfico disponível para consulta. Mais um museu vinculado à UFU.
  • Museu de Minerais e Rochas = Está aberto à comunidade com uma exposição permanente de minerais, rochas e fósseis coletados em várias regiões do Brasil, com destaque para o Estado de Minas Gerais. Também ligado à UFU.

Outro ponto indicado para visita é o Mercado Municipal. Lá vocês podem encontrar artesanatos e diversos produtos típicos de Uberlândia e de Minas Gerais, como doces, queijos, mel e cachaça.

Agora, o local que eu fiquei com MUITA vontade de conhecer e que tem a ver com a corrida é o Parque Sabiá. Ele está localizado no Complexo Municipal Virgílio Galassi, juntamente com o Estádio Municipal do Sabiá (Estádio Municipal João Havelange) e a Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho). O Estádio Municipal do Sabiá foi, durante muito tempo, chamado de Estádio João Havelange. É atualmente mais usado para jogos de futebol e é o maior estádio do interior de Minas Gerais. Já o Sabiazinho é um campo com excelente gramado e medidas oficiais, utilizado para jogos do campeonato amador e eventos de maior proporção, como decisões de outros campeonatos e treinos do Uberlândia Esporte Clube (UEC).

O Parque do Sabiá possui duas entradas, a Tibery e a Santa Mônica. Ele conta com sete campos de futebol, dois campos society (grama e areia), quadras de vôlei, basquete e handebol, academias populares, parque infantil, piscinas, pista de skate, zoológico, aquário municipal, estação de piscicultura, cascata, três nascentes, um grande lago artificial (com pedalinhos) e lagos menores. No entanto, o que me interessou mesmo foi a parte destinada à corrida. Vamos a ela...
Parque Sabiá Uberlândia
Sem legenda...
Parque Sabiá Uberlândia
Lago principal...
Parque Sabiá Uberlândia
Mais um detalhe do lago principal...
Parque Sabiá Uberlândia
Uma das quadras...
Parque Sabiá Uberlândia
Tudo muito sinalizado...
A pista asfaltada possui 5.100 metros e circula todo o complexo. No entanto, há trilhas de terra e calçadas no meio da mata. Além disso, perto da entrada Santa Mônica, há uma reta com marcação de 300 metros, o que pode ser muito bom para treinos de tiros. Assim como aquele parque em Presidente Prudente, há bebedouros espalhados pelo parque. 


Parque Sabiá Uberlândia
Bebedouros
Parque Sabiá Uberlândia
Uma parte da pista...
Parque Sabiá Uberlândia
Marcação de 300 metros...
Parque Sabiá Uberlândia
Parque por outro ângulo...
Nós fomos andando do hotel até lá, o que deu uns 2,5 Km. Entramos pelo lado Santa Mônica e exploramos somente esse lado do parque, pois tínhamos que voltar para o hotel, arrumar para a festa e fazer o check-out. Uma pena, pois queria conhecer o outro lado dele. O que isso significa? Que ainda tenho uma dívida nessa cidade e preciso voltar com calma... Vou ficar ligada no calendário de corridas, he he he he...


Parque Sabiá Uberlândia
Paisagem no caminho até o parque...
Parque Sabiá Uberlândia
Isso foi algo SURREAL. Havia uma ducha caindo livremente. Os carros paravam para uma lavagem "expressa" e gratuita... Muito doido...
Está em Uberlândia e quer treinar? O parque disponibiliza vagas de estacionamento na entrada Santa Mônica que funciona todos os dias das 5h às 22h. Caso você não queira gastar seus dados para postar a foto do treino, na altura da portaria do Tibery, há wi-fi gratuito (oba!). 
Parque Sabiá Uberlândia
Uma das entradas...


Até domingo.

Um super beijo

Carolina

Parque Sabiá Uberlândia
Docinhos da festa personalizados... Hummmmm...
Assine nossa newsletter



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Uberlândia é uma cidade incrível! Estive lá em fevereiro deste ano! Visitei o Praia Clube que é lindo demais! Ele deveria ser ponto turístico também! rsss.. E parabéns ao seu primo Luciano!!!
    Beijos!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu vi as suas fotos de lá, mas não tinha entendido que era em Uberlândia. Maneiro!!! Vou fazer um adendo ao post sobre "esse ponto turístico sugerido pela leitora", he he he he he he he... Sério, vou pesquisar e depois acrescento aqui, porque pode ser que alguém queira passar o dia no clube, né? E tem essa opção. Obrigada pela sugestão Ana!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Perfeito! Amei ideia temática do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Guia Pra Viajar!!!
      Beijos
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover