quarta-feira, 8 de junho de 2016

Saqqara e Mênfis

Um pouco de história...


Oláááá! Tudo bem? Hoje vamos conhecer uma região do Egito que nem sempre é muito visitada: Saqqara e a antiga cidade de Mênfis... Vamos lá?

Para começar, fechamos um táxi a partir do Cairo para nos levar a esses lugares. Primeiro, fomos à antiga cidade de Mênfis. Visitamos cerca de vinte e nove estátuas ao ar livre, entre elas a Esfinge de alabastro e a Tríade de Mênfis (Deuses Sokar, Ptá e Nefertum).
Tríade de Mênfis
Placa explicativa...
Tríade de Mênfis
A tríade de Mênfis...
Estátua de Ramsés II
Estátua de Ramsés II
Estátua de Ramsés II
Mais Ramsés II
Esfinge de Mênfis
Esfinge de alabastro de Mênfis. De lado...
Esfinge de Mênfis
De frente...
Depois de visitarmos o lado de fora, havia uma sala e eu nem imaginava o que encontraria ali: a Estátua tombada de Ramsés II, também conhecida como Colosso de Ramsés II. Ele é moldado em uma única peça de pedra calcária de 10 metros de altura e 1000 toneladas de peso. Eu já amo Ramsés naturalmente, mas quando vi essa estátua quase pirei. Coisa linda e incrível em perfeição. Andei lendo que, mesmo sendo trabalhada ao mesmo tempo por diversos escultores, a peça é totalmente perfeita, o que mostra que eles eram mestres no que faziam. 
Colosso de Ramsés II
Colosso de Ramsés II
Colosso de Ramsés II
Mais de perto...
Colosso de Ramsés II
Detalhes das mãos...
Saímos da antiga cidade de Mênfis e fomos conhecer a Pirâmide Curvada, localizada próxima à cidade de Dahshur. Ela não é uma reta perfeita, mas ninguém consegue afirmar se houve um erro de cálculo ou se esse formato romboidal foi proposital. Com isso, o faraó Snefru (pai de Quéops, aquele da pirâmide de Gizé), não satisfeito com a obra, mandou erguer a Pirâmide Vermelha, alguns quilômetros ao norte da Pirâmide Curvada. Nesse lugar ventava tanto, mas tanto, que não ficamos muito tempo... Seguimos para Saqqara, mas eu comecei a me sentir meio estranha...

Pirâmide Curvada de Dahshur
Pirâmide Curvada.
Saqqara, um sítio arqueológico que funcionou como necrópole da antiga cidade de Mênfis. Ela está localizada a cerca de trinta quilômetros do Cairo, apresentando uma área com mais de seis quilômetros de comprimento. Seu monumento mais importante e impressionante é a Pirâmide Escalonada (de degraus) de Djoser (2630 a 2622 a.C), rei da III dinastia egípcia.
Pirâmide de Saqqara
Pirâmide escalonada em restauração...
Pirâmide de Saqqara
Por outro ângulo...
Na verdade, a intenção não era construir uma pirâmide, mas sim uma mastaba, um túmulo típico egípcio. Em seguida, foram erguidos mais cinco andares sobre a primeira mastaba. Essa estrutura acabou ficando com seis "degraus", atingindo cerca de sessenta metros de altura. Ela acabou servindo como molde e ideal para a construção das pirâmides que apareceram depois.

Próximo à pirâmide escalonada, encontra-se o Pátio de Heb-sed, local relacionado com um ritual onde o rei renovava seu governo, além de ser uma área importante de cerimonial para os deuses.

Pátio de Heb-sed Saqqara
Pátio de Heb-sed
Pátio de Heb-sed Saqqara
Pátio de Heb-sed por outro ângulo.
Antes de sairmos de Saqqara, ainda visitamos o Museu de Imhotep, o arquiteto da pirâmide escalonada. Esse local reúne uma coleção de artefatos encontrada no sítio arqueológico de Saqqara.

Voltamos para o carro e eu continuava me sentindo estranha. Chegamos ao Cairo no final da tarde. Jantamos e fui dormir... Na madrugada, acordei com uma dor INSUPORTÁVEL e quando me dei conta, o travesseiro era um “mar amarelo” de secreção que saía do meu ouvido. Fiquei louca, mas não quis acordar ninguém. Comecei a rezar e a me “consultar” com o Dr. Google e entendi que estava com uma otite. Tinha seguro saúde, mas devido à minha última experiência, que também tinha sido no Egito, dois anos antes, resolvi não usar. A solução? Comprar um antibiótico e segurar até a volta ao Brasil (que demoraria ainda quatro dias). Ainda bem que lá vendia sem receita. Fiz uma promessa a Deus (nessas horas, a gente apela total) de que assim que chegasse, iria ao otorrino (para quem nunca vai ao médico, isso era um milagre!). Vim tensa no voo morrendo de medo de ter algum problema devido à altitude. Não havia contado nada sobre isso para minha mãe e ela estranhou quando eu cheguei e disse: vamos à emergência. Resumo: tímpano estourado, provavelmente pela ação do vento forte local. Após um período de tratamento, o tímpano foi restaurado, mas resolvi que não deveria voltar ao Egito, pois sempre acontecia alguma coisa muito grave quando eu passava por aquelas terras, he he he he he...  

Espero que tenham gostado...

Até domingo.

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

6 comentários:

  1. Adorei ler seu post, gosto muito de História antiga.
    Beijo,
    Dani.

    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Super obrigada por seu feedback. É bom saber o que as pessoas que verdadeiramente leem o blog gostam ou não, porque aí dá para planejar posts legais e interessantes...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Ah, Carol.... que susto!!! Graças a Deus tudo acabou bem... ouvido é complicado... eu teria medo de ficar surda..rsss..
    Adoro essas histórias de pirâmides, esfinges, Egito, etc... é tão incrível!
    Quanto mais eu leio os seus posts, mais eu adoro!

    Beijos!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!! Até hoje o meu ouvido não é muito perfeito depois desse "evento", ele fica dando uns estalos, mas ninguém sabe o que é. Vou ao médico e ele diz que está tudo normal... Vai saber... De repente, foi alguma "energia piramidal que entrou no meu corpo", he he he he he... Sério... Já fiz acupuntura, já tomei flora, já tomei uma fórmula chinesa, já tratei ATM com dentista e nada... Então, não esquento mais com ele. Quer estalar? Sinta-se em casa querido ouvido, he he he he...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  3. Amei entrar aqui. A maneira como escreve faz o texto ficar dinâmico e gostoso de acompanhar. Sinto que comecei uma relação de amor com esse blog rs. Já nos curtimos pelo insta, agora sempre que possível passarei por aqui. E cara, fiquei tensa com a história do ouvido. O até entupiu só de ler kkkkk. Espero que um dia o seu pare de estalar e vc dê de cara com médico super competente pra resolver isso. Bjokas e continueeeeee!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!!! Que surpresa!!! E que bom que gostou do blog!!!!!!! O ouvido é um caso sério, ha ha ha ha. Eu já desisti dele. Um dia, quando ele quiser, e se quiser, ele volta a ser um bom menino, he he he he... Aproveito para pedir desculpas pela demora na resposta, mas o final de semana foi intenso por conta da UAI.
      Obrigada pela visita!!!!
      Um super beijo!
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover