domingo, 17 de julho de 2016

Museu de Astronomia e Ciências Afins

MAST

Olááá! Tudo bem? E mais uma vez vamos às dicas de passeios legais pelo Rio de Janeiro. Hoje é dia de sairmos da Terra um pouco. O quê? Não pensem que o post anterior (sobre a cachaça) afetou a minha mente. É que o post do dia é justamente sobre o Museu de Astronomia, he he he he...  E quem for animado, dá para fazer, no mesmo dia, uma visita à Feira de São Cristóvão. Vamos lá?

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está localizado no Bairro de São Cristóvão. Lá são realizadas pesquisas e também atividades de divulgação da ciência. 


MAST
Na entrada do Prédio Sede.
Entre os destaques na divulgação da ciência estão a Observação do Céu, a Visita Orientada e a Visita Escolar, que deve ser agendada com antecedência. Nos finais de semana, há programação alternada para o público visitante, tais como: Ciclo de Palestras de Astronomia, Cine Ciência, Contando Mitos, Planetário Inflável, Cozinhando com a Química, Brincando de Matemático, ASTROmania e Faça você mesmo (adoro essa). 


MAST
Aprendendo na atividade "Faça você mesmo".
MAST
Fazendo arte...
O MAST utiliza seu site (www.mast.br) para informar o público sobre as exposições e demais atividades de divulgação da ciência que está promovendo. Lá você pode conferir certinho o local, a data e hora, como participar (algumas atividades possuem quantidade limitada de pessoas) e o público alvo.

Como exposições permanentes, o MAST possui “Olhar o Céu, medir a Terra” e “Visões da Luz”. Ambas estão no Prédio Sede e o horário de visitação é: terças a sextas das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados das 14h às 18h. Sabe o que é melhor? São gratuitas. Já para as exposições temporárias, consulte o site do MAST. Atualmente, estão sendo exibidas “Observações do Recife Holandês”, “Fotografia: ciência e arte”, “Faz Tempo”, “As Estações do Ano, a Terra em Movimento” e “Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3”.
MAST
Na exposição "Olhar o Céu, Medir a Terra".
MAST
Em uma outra exposição.
Além de todo o aprendizado, o visitante ainda vai ter uma vista MA-RA-VI-LHO-SA da cidade. De lá é possível avistar a Ponte Rio-Niterói, o Porto Maravilha e o Cristo Redentor de um ângulo diferente.

MAST
Paisagens vistas do MAST. Ponte Rio-Niterói ao fundo. Ok, bem ao fundo, he he he...
MAST
Bairro de São Cristóvão... Era para ter saído o Cristo, mas meu pai teve uma certa dificuldade para enquadrar... Ha ha ha ha...
MAST
O Cristo Redentor ao fundo...
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Na passarela para o elevador...
Já visitei esse espaço quatro vezes, sendo que em uma levei os queridos alunos (foi tenso, mas foi bom). Na verdade, eu sempre quis ir, mas tinha meio que medo de chegar. Depois que fui a primeira vez, devido a um curso de Especialização em Divulgação da Ciência que fiz na FIOCRUZ, vi que não era tão complicado assim e animei para ir outras vezes. Se você for de carro, pode parar na rua do MAST mesmo. No entanto, se você for como eu, que não estaciona na rua de jeito algum, tem o estacionamento da Feira de São Cristóvão. Aí é só ir andando (são 750 metros só) do estacionamento até lá.

Também é possível ir de transporte público de alguns pontos da cidade. Uma vez, a gente foi de metrô até a estação Estácio e lá havia um ônibus que fazia a integração até o Caju. Ele passa ao lado do Campo de São Cristóvão. É só descer e andar um pouquinho (uns 700 metros também). Algumas linhas de ônibus também passam próximas ao Campo de São Cristóvão:
265 Marechal Hermes x São Cristóvão (circular)
296 Castelo x Irajá (Regular)
298 Castelo x Acari (Regular)
310 Inhaúma x Praça XV (Regular)
311 Engenheiro Leal x Praça XV - Via Cavalcanti (Regular)
472 Triagem x Leme (Regular)
473 São Januário x Lido - Via Túnel Rebouças (Regular)
474 Jacaré x Jardim de Alah (Regular)
476 Méier x Leblon - Via Túnel Rebouças (Regular)
624 Praça da Bandeira x Mariópolis (Regular)
634 Saens Pena x Freguesia (Regular)

Ou seja, há muitas opções para chegar...

Ficaram com vontade de viajar para as estrelas? O MAST pode auxiliar nisso...


MAST
Durante a explicação sobre a luneta com o Astrônomo Eugênio Reis...
Espero que tenham gostado...

Até quarta-feira

Um super beijo

Assine nossa newsletter


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Ah, que demais!!! Lendo os seus posts hoje só me fez ficar com mais vontade de voltar aí! rss.. ;-)
    Só passeio bacana para se fazer!!! Já pensou como seria inesquecível eu fazer todos com a sua cia?! Ah, que demais!!!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!!! Super obrigada pela visita!!!! Quando você quiser vir, é só a gente combinar que te levo com o maior prazer!!!! Com certeza, seria super divertido e teria direito a muito snap doido, ha ha ha ha ha.
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover