quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Ano novo, vida nova...

E que comecem os planejamentos...

Olááá! Tudo bem? O primeiro mês do ano serve para começar a programar as viagens de 2017. Neste post, indico algumas provas interessantes a partir de abril (para dar tempo de programar) e também o que você pode fazer de turismo, caso opte por participar de alguma. Afinal, são tantas provas legais, não é? Dá vontade de fazer todas, sei bem como é isso... Então, vamos lá?

Você encontrará duas sugestões de provas em cada mês, sendo que uma é nacional e outra internacional. Espero que uma delas motive você a viajar correndo este ano...

Primeiro Semestre

Abril

Brasil

Desafio 50 K Chapada do Araripe

Uma prova de 50 Km, que pode ser feita de maneira solo ou em dupla, em plena Chapada do Araripe. Essa é definição do Desafio 50 K Chapada do Araripe

Fui apresentada a essa prova por uma amiga das corridas que conhecemos no transfer de uma outra prova (a vida das corridas é muito doida mesmo), a Martha Cazzeta.

Desafio 50 K Araripe
Com nossa amiga Martha!
A largada é às 5h da manhã, porque o dia clareia muito cedo e faz muito calor. No entanto,  acordar cedo não é um problema quando é para correr, né? Ainda mais em uma paisagem maravilhosa. Sim, se você imagina que lá é um lugar seco, está muito enganado. O verde predomina na maior parte do percurso. Foi uma excelente experiência e quero voltar algum dia para correr lá outra vez.

Data em 2017: 8/4;
Local: Barbalha, CE;
Clima: Quente;
Turismo
  • Visitar Juazeiro do Norte e o Santuário de Padre Cícero;
  • Visitar o GeoParque Araripe;
  • Visitar o Balneário do Caldas.

Infelizmente, para 2017 não há mais inscrições, mas fique ligado para as de 2018. Normalmente, o início das inscrições é em novembro!

Exterior

Patagonia Run

A Patagonia Run é uma prova que vem crescendo em número de corredores e também em distância. Antigamente, a maior quilometragem era de 100 Km. Hoje já são encontradas as distâncias de 125 Km e 145 Km.

O horário de largada é dado de acordo com a distância. O pessoal das quilometragens maiores larga de madrugada. E as outras distâncias vão largando ao longo do dia.

Eu fiz 10 Km só e fiquei encantada com tudo. Fiquei de voltar novamente para correr 100 Km, mas isso ainda não aconteceu.

Patagonia Run
Patagonia Run

Data em 2017: 8/4;
Local: San Martin de Los Andes, Argentina;
Clima: Frio;
Turismo
  • Conhecer Villa la Angostura;
  • Passeio de Barco pelos lagos;
  • Conhecer Bariloche;
  • Caminho dos Sete Lagos.

Maio

Brasil

Wine Run

É uma prova bem legal porque os corredores passam pelas vinícolas. São 21 Km que podem ser feitos de maneira solo ou em dupla.

Ela é bem festiva, com bandas e shows típicos na chegada. Além disso, após a prova, há a festa do espumante (paga a parte).


Wine Run Bento Gonçalves
Na Festa do Espumante

Data em 2017: 20/5;
Local: Bento Gonçalves, RS;
Clima: Ameno;
Turismo
  • Conhecer a Serra Gaúcha;
  • Conhecer as vinícolas da região;
  • Realizar o passeio de Maria fumaça, o famoso Trem do Vinho.

Exterior

Maratona de Ottawa

Eu não participei dessa corrida, mas conheço uma pessoa que fez a maratona e gostou muito, o Marcelo Jacoto. Em breve, teremos um relato dele aqui na série “Eu não fui, mas meu amigo foi”...

Na verdade, é um final de semana festivo com várias distâncias: 2 Km, 5 Km, 10 Km, 21 Km e 42 Km. E, neste ano de 2017, a festa deve ser maior ainda, pois o Canadá completa 150 anos como uma nação. Então, não perca tempo... Os brasileiros ainda não estão com a facilidade do visto, mas como acho que é uma prova interessante, vale o esforço para tirar o visto. O meu foi um drama, mas isso é assunto para um outro post, he he he he...

Data em 2017: 28/5;
Local: Ottawa, Canadá;
Clima: Ameno.
Turismo
  • Conhecer o Parlamento canadense;
  • Conhecer o Major Hills Park;
  • Visitar o ByMarket;
  • Fazer passeio de barco no rio Ottawa;

Junho

Brasil

Meia Maratona de Florianópolis

Eu não fiz essa prova, mas vi o relato da amiga Daniela no blog Dani Corredora. Achei que poderia ser uma excelente opção para indicar como prova de junho. Leia o post sobre essa prova aqui, na visão da Dani.

Data em 2017: 18/6;
Local: Florianópolis, SC;
Clima: Frio;
Turismo
  • Visitar o Centro Histórico de Florianópolis;
  • Visitar o Projeto Tamar em Barra da Lagoa;
  • Fazer um passeio com o ônibus turístico de Florianópolis (Floripa by Bus) (que dá uma noção muito boa da Ilha);
  • Fazer um passeio de barco pela baía dos golfinhos com parada no Forte de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim (parte de Canasvieiras).

Exterior

Maratona do Sol da Meia Noite 

Bom, não participei de nenhuma prova interessante em junho (nem lembrei de nenhum amigo que tenha feito). Então, resolvi indicar uma prova que acho muito FANTÁSTICA, mas que ainda não tive a oportunidade de participar...

A Maratona do Sol da Meia Noite proporciona a incrível experiência de correr no meio da noite, enquanto ainda há luz do dia. A largada acontece às 20h30 com o sol brilhando no horizonte. A prova também possui as distâncias de 21 Km e 10 Km. 

Ela ocorre na pequena cidade norueguesa de Tromso, a cidade mais próxima do círculo polar e de onde partem as expedições que vão atrás da Aurora Boreal (linda!). 

Data em 2017: 17/06;
Local: Tromso, Noruega;
Clima: Frio;
Turismo
  • Visitar o Museu Polar;
  • Conhecer o Aquário Polaria;
  • Visitar a Catedral do Ártico.

Segundo Semestre

Julho

Brasil

ASICS Golden Run Rio de Janeiro

Uma prova, que se seguir os padrões das anteriores, será excelente. Já participei dessa prova algumas vezes quando ela largava no Recreio e chegava a São Conrado (fui até Brasília para participar também). 


Golden Run Asics
Quase chegando... Morro Dois Irmãos ao fundo...

O percurso ainda não foi definido, mas as inscrições estão abertas... Eu ainda não me inscrevi porque estou aguardando para saber onde será. Já pensou ter que dar mil voltas se for no Aterro? Então, no aguardo. No entanto, indico pela qualidade da organização.

Data em 2017: 30/7;
Local: Rio de Janeiro, RJ;
Clima: Quente
Turismo:
O Rio de Janeiro tem muitas opções de passeios, para todos os gostos. São praias, florestas, fortes, museus, centro histórico e muitos outros. Aqui no blog tem uma coletânea de diversos passeios interessantes no Rio de Janeiro. É só digitar na busca "Rio de Janeiro" que várias opções aparecerão. Se eu for detalhar cada uma das atrações aqui, o post (que já está grande) vai ficar enorme!

Exterior

Maratona Romântica dos Castelos Reais

Uma prova diferente, com paisagens campestres. Essa é a definição para a Maratona Romântica dos Castelos Reais.

O percurso é feito em parques com vista para lagos, florestas e, claro, para os castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau.

Maratona Romântica dos Castelos Reais
Castelo Neuschwanstein, o mesmo que inspirou o Castelo da Cinderela da Disney

Os voluntários são super animados e dão um super apoio ao longo do trajeto.

Data em 2017: 23/7;
Local: Füssen, Alemanha;
Clima: Quente;
Turismo
  • Conhecer os castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau;
  • Fazer o passeio de barco pelo Lago Forggensee;
  • Conhecer outras cidades da região alemã da Bavária. Munique pode ser o ponto de partida para muitas delas em viagens de um dia (bate e volta).

Agosto

Brasil

28ª Dez Milhas Garoto

Essa prova possui 16 Km. A largada ocorre em Vitória e a chegada em Vila Velha na fábrica da Garoto.

O ponto alto da prova é correr na 3ª Ponte que liga Vitória à Vila Velha. De lá dá para ver o Convento da Penha, localizado em um morro em Vila Velha.


Dez Milhas Garoto
Convento da Penha visto da 3ª Ponte

Eu participei em 2013 e a única coisa que achei ruim foi não vir chocolates no kit do atleta, he he he he...

Data em 2017: 6/8;
Local: Vitória – Vila Velha, ES;
Clima: Quente;
Turismo
  • Conhecer o Convento da Penha, em Vila Velha;
  • Conhecer a Ilha do Boi, em Vitória;
  • Visitar praias da região.

Exterior

Maratona de Québec

Quer correr no Canadá, atravessar uma ponte cheia de história e, ainda por cima, ganhar uma medalha brilhante? Então, escolha Québec.

A prova larga na cidade vizinha de Lévis, cruza a Ponte Québec sobre o Rio São Lourenço e vai beirando esse rio. Ele não é o maior em extensão, mas sim em importância para esse país. Afinal, ele liga o Oceano Atlântico aos Grandes Lagos e foi uma importante rota marítima no passado.

Maratona de Québec
Ponte Québec ao fundo e o rio São Lourenço, aí do lado... Lindo! Tanta história...

O ponto alto da prova fica com as várias bandas (de vários estilos musicais) localizadas em pontos estratégicos do percurso.

Data em 2017: 27/8;
Local: Québec, Canadá;
Clima: Quente;
Turismo
  • Conhecer as cachoeiras de Montemorency;
  • Conhecer o Santuário de Saint Anne de Beupré (a 30 Km de Québec);
  • Conhecer a cidade de Québec (Vieux-Québec, Quartier Petir Champlain, Funicular que liga cidade alta à baixa, Planícies de Abraão e etc).


Setembro

Brasil

Maratona de Foz do Iguaçu

É claro que tinha que indicar essa prova para setembro. Afinal, foi a minha primeira maratona.
Maratona de Foz do Iguaçu
Alegria!!!!!!

A largada acontece em Itaipu Binacional e a chegada no Parque Nacional do Iguaçu. O percurso não tem muitas atrações (só bastante subida após a primeira metade da prova), mas as paisagens iniciais e finais compensam tudo...

Data em 2017: 24/9;
Local: Foz do Iguaçu, PR;
Clima: Quente;
Turismo
  • Conhecer Itaipu Binacional;
  • Conhecer o Parque Nacional do Iguaçu;
  • Visitar o Templo Budista;
  • Visitar o Parque das Aves.

Exterior

Paris-Versailles

Uma prova muito querida é a Paris-Versailles. Ela não é uma meia maratona, como algumas pessoas pensam (acabei de me lembrar do drama da “maratona da São Silvestre”). São “apenas” 16 Km que ligam Paris a Versailles, passando por trechos urbanos e de bosques.

Já até comentei que ela é tão interessante que só fui perceber a quilometragem no Km 5.
Depois da prova, ainda dá para tomar banho em um ginásio, passar o dia no Palácio de Versailles e voltar a Paris à noite.


Paris-Versailles
Depois da prova, de banho tomado, fomos visitar Versailles e seus jardins...

Data em 2017: 24/9;
Local: Paris e Versailles, França;
Clima: Ameno;
Turismo
  • Conhecer pontos turísticos de Paris (são muitossssss);
  • Conhecer o Palácio de Versailles;
  • Conhecer os Jardins do Palácio;
  • Conhecer o Trianon.

Outubro

Brasil

Corrida da Serra da Graciosa

Localizada no Paraná, a Serra da Graciosa é a antiga rota dos tropeiros que iam para o litoral. A estrada foi finalizada em 1873 e, durante muito tempo, foi a única estrada pavimentada do Estado.

A corrida começa em Morretes, segue pela Estrada da Graciosa (forma como é conhecida a Rodovia PR-410) e chega ao município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. São 20 Km no total, sendo que 14 em subida.


Corrida da Serra da Graciosa
Antes da largada!

Essa estrada está na Serra do Mar e atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil. Tanto que em 1993 parte da Serra foi declarada como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. A paisagem é simplesmente MA RA VI LHO SA!!!

Data em 2017: 22/10;
Local: Morretes, PR;
Clima: Ameno;
Turismo
  • Passeio no Trem da Serra do Mar;
  • Visita aos pontos turísticos de Curitiba (pode ser feito com o ônibus turístico).

Exterior

Maratona de Buenos Aires

Essa também é uma prova que eu não fiz, mas meus amigos Tati e Délio fizeram. Inclusive, Délio escreveu um texto para o blog comparando as Maratonas do Rio e de Buenos Aires. Se quiser dar uma lida, confira o texto aqui.

Data em 2017: 8/10;
Local: Buenos Aires, Argentina;
Clima: Ameno;
TurismoDicas de Tati e Délio! Obrigada pela ajuda, meninos...
  • Conhecer Puerto Madero;
  • Fazer a visita guiada no Teatro Colón;
  • Conhecer o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (Malba);
  • Passear pelos parques de Palermo;
  • Visitar San Telmo;
  • Conhecer Jardim Japonês;
  • Fazer o passeio de barco pelo Delta do Rio Tigres;
  • Jantar no Parrilla Pena (carne sem igual, com preço honesto);
  • Assistir a um tango no Piazzolla Tango.

Novembro

Brasil

XTerra Juiz de Fora

Eu nunca fui a Juiz de Fora para participar desse XTerra. Só fiz a etapa Mangaratiba (três vezes, he he he he). No entanto, foi a única prova interessante (divulgada até agora) para novembro e que eu tinha um pouco de conhecimento da organização. Como nunca tive problema com as etapas do XTerra de Mangaratiba, estou indicando esta para novembro.

X Terra Mangaratiba
Importante: foto do X Terra Mangaratiba. Apenas para ilustrar... 

Data em 2017: 12/11;
Local: Juiz de Fora, MG;
Clima: Ameno;
Turismo
  • Visitar museus da região: Museu Mariano Procópio, Museu de História Natural e Museu Ferroviário de Juiz de Fora;
  • Conhecer o Mirante Morro do Imperador;
  • Visitar a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

Exterior

Maratona de Atenas

Uma prova repleta de história. Isso porque, segundo contam, esse foi o caminho original que o soldado ateniense chamado Fidípides teria corrido entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para avisar sobre a vitória dos exércitos atenienses contra os persas. Após cumprir essa missão, o soldado teria morrido de exaustão (pois já havia corrido mais de 200 quilômetros no dia anterior). O percurso da Maratona de Atenas seria o mesmo utilizado por Fidípides.


Maratona de Atenas
Ao lado do Fogo Simbólico!
A largada é em Maratona e a chegada em Atenas. Ela possui muitos trechos em subida, mas o público está presente durante todo o percurso incentivando. Inclusive, muitos entregam ramos de oliveiras e louros para os corredores. É lindo. Eu tenho o meu até hoje!

Data em 2017: ainda sem data, até a publicação deste post. Quando sair, eu atualizo aqui;
Local: Maratona-Atenas, Grécia;
Clima: Quente;
Turismo
  • Conhecer a Acrópole;
  • Visitar o estádio Panatenaico;
  • Visitar o Templo de Zeus;
  • Visitar o Museu de Atenas.

Importante: Esses passeios possuem desconto quando você apresenta o número de peito da maratona. E o transporte público é liberado para os corredores também.

Dezembro

Brasil

Volta da Pampulha

Uma corrida no entorno de um local icônico de Belo Horizonte: a Lagoa da Pampulha. Seu conjunto arquitetônico é Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) desde 17 de julho de 2016.

A Corrida da Pampulha possui 18 Km. Em todo percurso há pessoas dando apoio para os corredores.


Volta Internacional da Pampulha
Chegada da Volta Internacional da Pampulha

Data em 2017: 3/12;
Local: Belo Horizonte, MG;
Clima: Quente;
Turismo
  • Conhecer o Mirante das Mangabeiras;
  • Visitar a Praça do Papa;
  • Conhecer a Praça da Liberdade e seus prédios históricos no entorno.
  • Visitar o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Exterior

Maratona de Istanbul

Como em dezembro, eu nunca consigo viajar para fazer uma prova fora do país e não encontrei nenhuma legal com meus amigos, vou indicar uma que ocorre no mês de novembro. Ela pode até ser usada como “dobradinha” após a Maratona de Atenas, pois, geralmente, são em finais de semana seguidos. Digo geralmente, porque em 2016, elas foram no mesmo dia (e atrapalhou o “esquema”).

A Maratona de Istanbul passa por lugares que nem sempre são muito explorados por turistas. É bom para ver a cidade por um outro ângulo.

Eu não fiz os 42 Km, mas sim os 15 Km. No entanto, a prova também conta com 10 Km e 8 Km.

O ponto alto é atravessar a Ponte do Bósforo que liga a parte asiática à parte europeia da Turquia. É muito maneiro sair da Ásia e ver a placa “Welcome to Europe”.


Maratona de Istambul
Welcome to Europe, após atravessa a Ponte do Bósforo!

Data em 2017: 12/11;
Local: Istambul, Turquia;
Clima: Ameno;
Turismo
Istambul tem tanta coisa legal para ser vista e feita e tanto lugar bacana para ser visitado, que eu ficaria horas listando. Se você quiser sugestões do que fazer por lá, baixe o e-book sobre Istambul que disponibilizei gratuitamente. Ele está neste link.


Espero que tenha gostado dessa seleção. Claro, existem muitas outras! No entanto, busquei compartilhar as que eu tinha alguma referência!

Antes de me despedir, gostaria de lembrar que depois de amanhã será a terceira sexta-feira do mês. O que isso significa? Que é dia do vídeo mensal Viajar correndo lá no nosso canal do YouTube. Não estava sabendo disso? Ohhhhh... Você ainda não assina a nossa newsletter? Eu avisei por lá. No entanto, não tem problema. Agora você já está sabendo, he he he...

Não sabe qual o nosso canal do YouTube? 


Link para Youtube


Aproveita e se inscreve para não perder as novidades!!!!

Até domingo,

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter




Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

10 comentários:

  1. Menina, amei esse post! Tem o calendário de tudooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kelly! A ideia é motivar vocês a saírem correndo pelo Brasil e pelo mundo!!!
      Um super beijo!!
      Carolina

      Excluir
  2. Carolina, adorei!!! Quando começo a planejar um passeio, sempre vou atrás do calendário de corridas do lugar. OO vício esse! Por coincidência estou fazendo um post com o calendário, mas de corridas aqui de SC, do Vale do Itajai e arredores e as mais importantes de SC! Ahhh nessas que tu falou eu estarei na Meia de Floripa e nos 16km da Garoto (doida pra correr essa prova e saber qual é o meu limite ehehe pois só corro 5k ou 10k) and, uma que não está na tua lista, em Outubro dia 15, estarei em Lisboa, correndo a Rock in Rol Maratona de Lisboa (pensa se estou louca de ansiosa ahaha). Ótimo 2017 pra ti, com muitas viagens e corrida! Beijos
    Ohh dia 05/03 tem a Meia Maratona de Joinville, ainda tem inscrição aberta. E dia 11/03 tem Eco Desafio do Morro do Parapente e, dia 25/03 Ultra Trail Rota das Águas... Essas duas aqui em Gaspar, ao lado de Blumenau. Vem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!!! Que maneiro fazer o calendário de provas de SC. Eu gosto muito de correr por aí. É um clima bom e as paisagens são lindas! Vamos ver se teremos novidades este ano!
      Ah que coincidência você fazer duas que estão na lista. Se quiser fazer o post do "Eu não fui, mas meu amigo foi" para essas provas, está super convidada!!!
      QUE SHOW que você fará a Rock in Roll Maratona de Lisboa. Essa série de provas é muito maneira! Eu quero fazer a de Las Vegas um dia. Dizem que é um espetáculo, literalmente!
      Obrigada pelo convite para as corridas, mas este início do ano estou fazendo o período de base, então, estou mais focada nos treinos. No segundo semestre é que o bicho vai pegar e as provas também, ha ha ha ha!!! Mas gostei dessa Ultra TRail Rota das Águas. Vou procurar me informar sobre ela.
      Muito obrigada!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  3. Oi Carol,
    adorei o post, e vi que tem um monte de provas dessa lista que quero fazer, já queria fazer a Wine Run, só tá faltando oportunidade, e a Paris-Versailles também quero muito, e que esse ano caiu no mesmo dia da Disneyland Half.
    Beijão,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Dani! Eu queria colocar muito mais provas, mas não pude. O post já ficou grande. Imagina se tem mais sugestões... A gente fica doida com esse monte de opções, né? Ha ha ha ha...
      Agora que você já fez a Disney, pode fazer a Paris-Versailles... Mais um motivo para visitar Paris, ha ha ha ha...
      Um super beijo e boas corridas!!!
      Carolina

      Excluir
  4. Ah, e obrigada pela indicação para o post da Meia Maratona de Floripa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Dani! Se o texto está legal, por que não compartilhar?? :)
      Um super beijo!!!
      Carolina

      Excluir
  5. Uhuuuuu!!!! Ano cheio de corridas!!! Que tudo, amiga! Do jeito que vc ama, né?! rsss..
    Essa de Bariloche deve ser linda! Passei a lua-de-mel lá e correr vendo aquele cenário lindo deve ser tudooooo!!!
    Prometo que vou te acompanhar... de longe! hahahaha!

    Beijão, querida e sucesso nas corridas!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha ha, não tem problema Ana. Pode ser a distância mesmo! O importante é acompanhar!!!
      Um super beijo...
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover