15 março 2017

Tour no navio Costa Fascinosa durante o Cruzeiro Fitness

Olááá! Tudo bem? Se você segue o Viajar correndo no Instagram, sabe que participei de um Cruzeiro Fitness. Vou fazer um post exclusivo sobre ele em breve. Entretanto, hoje gostaria de relatar sobre o único passeio que fiz durante o Cruzeiro Fitness. Não foi nenhum em terra firme. Na verdade, foi um tour no navio. Até o nome foi bem sugestivo: “De proa a popa conhecendo os Segredos da Costa Fascinosa”. Vamos lá?

De proa a popa conhecendo os Segredos do Costa Fascinosa

O ponto de encontro para o tour no navio foi em frente ao Centro de Excursões. Foram três horas de passeio, o que permitiu ter uma pequena noção do mundo paralelo que acontece no navio, enquanto as pessoas se divertem.


Cruzeiro Fitness Costa Temático
Com o ticket que dava direito ao tour no navio...
Por uma questão de segurança, não houve a visitação da cabine de comando e nem na casa de máquinas durante o tour no navio. Também não era permitido fotografar nenhuma parte interna do mesmo.

Começamos descendo até a Ponte “0”. Esse andar parece uma rua movimentada que atravessa o navio de proa a popa, sem interrupção. A guia disse que é a Avenida Paulista deles, he he he...

Passamos pelo Centro Médico e seguimos à academia dos tripulantes. Ela funciona até as 2 horas da manhã para poder atender àqueles que trabalham até um pouco mais tarde. No horário em que fizemos o tour no navio, ela estava bem cheia.

Próxima à academia estava a lavanderia dos funcionários. Cada um deles pode lavar e secar, naquele local, suas roupas pessoais. Os uniformes são lavados em outra lavanderia..

Falando nos tripulantes, o Costa Fascinosa possui 1100 pessoas na sua tripulação. Elas cumprem uma jornada diária de, no máximo, 14 horas. Uma nova lei prevê o contrato de, no máximo, sete meses. Antigamente, esse tempo era de oito meses, que podia ser prorrogado ou antecipado.


Cruzeiro Fitness Costa Temático

Seguindo ainda pela “Avenida Paulista” durante o tour no navio, passamos pelas cabines daquele andar. Os guias nos explicaram que ali dividiam a cabine, geralmente, duas pessoas da mesma nacionalidade e do mesmo departamento. O banheiro é compartilhado entre duas cabines, ou seja, quatro pessoas usam o mesmo banheiro. No entanto, pode acontecer de, em alguns casos, um banheiro ser dividido por quatro cabines.

Continuando o tour no navio, atravessamos duas water tight door e seguimos para a lavanderia dos hóspedes.  A water tight door é uma porta mega pesada e reforçada que é fechada uma hora antes de o navio sair do porto. Ela permanece dessa forma sempre que o navio estiver em navegação. A intenção é que, caso haja algum problema de entrada de água, as portas consigam evitar uma inundação maior.

A lavanderia dos hóspedes

Imagine máquinas de lavar, máquinas de secar e máquinas de passar gigantes... Elas são bem assim mesmo. Vimos guardanapos entrando completamente amarrotados e saindo incrivelmente alisados após entrarem na passadeira.

Os camareiros possuem como função descer até a lavanderia para pegar lençóis e toalhas para organizar os quartos dos hóspedes. Aliás, esse serviço de arrumação era feito três vezes por dia na nossa cabine... Achei muito desnecessária essa quantidade, mas enfim...


Cruzeiro Fitness Costa Temático


Dando prosseguimento ao tour no navio, da lavanderia, fomos conhecer o refeitório dos funcionários . Na verdade, são os refeitórios, pois são dois.  Eles são setorizados. Por que essa diferenciação? Não é só pela questão da hierarquia como também é pela questão dos temperos. Há muitos filipinos, indonésios... e que possuem uma alimentação diferenciada. Dessa forma, há um refeitório mais voltado para comidas temperadas e outro para as tradicionais. Também há uma preocupação com a refeição daqueles que possuem alguma restrição  (veganos, vegetarianos, celíacos...).

Saímos dos refeitórios e fomos à Sala de Treinamento de Línguas. Ali os funcionários podem estudar e aprender novos idiomas. Havia dois tripulantes estudando no momento do nosso tour no navio. 

Um momento de descanso no tour no navio

Paramos em um local onde os tripulantes podem descansar e assistir a filmes.  Ficamos um tempo sentados por lá e conversamos. Os guias nos ofereceram refrigerante, água e café. Fiquei com água mesmo porque estava procurando, ao máximo, ser “fitness” nesse cruzeiro. Afinal, era o Cruzeiro Fitness, né?

Aproveitei para perguntar sobre questões ambientais do navio. Fiquei CHOCADA quando a guia explicou que todo o resto de comida recebia tratamento e era jogado no oceano! Já o restante do lixo é separado, tratado e descarregado no porto.

Depois desse período de descanso, o tour no navio recomeçou. Fomos aos setores de carpintaria e de marcenaria. Lá há o restauro de peças dos diversos ambientes do navio. Também há o conserto de malas dos hóspedes (caso sofram algum dano durante o transporte).

Alimentos e Bebidas

Seguimos para o local onde são armazenados os alimentos. Lá encontramos o Oficial de Inventário. É ele, juntamente com sua equipe, que calcula a quantidade necessária de itens para o cruzeiro, o minicruzeiro e a travessia (que um dia farei também).

Essa equipe é composta por 30 pessoas e não é responsável só pelos alimentos e bebidas. Eles também calculam a necessidade de uniformes, papéis, pratos, lençóis, cortinas...

Na verdade, tal equipe é subdividida em duas equipes:
  • alimentos e bebidas
  • hotel
Então, eles avisam ao Oficial de Inventário das necessidades de cada setor. Segundo esse profissional, a parte mais difícil é calcular a quantidade necessária de comida. No entanto, há uma preocupação não só com a quantidade, mas também com a qualidade. Afinal, é uma questão de saúde pública, né?

Os produtos secos são armazenados sobre pallets de aço (mais uma preocupação com a higienização). Além disso, eles são estocados e empilhados até uma altura determinada. Há uma linha demarcada por uma fita na parede. Isso acontece porque se houver um incêndio, essa altura máxima ainda possibilita a ação do “sprinkler”, aquele aparelho que fica no teto e que lança jatos de água no fogo.

Saindo do armazenamento seco, fomos conhecer os locais onde são estocados os queijos, vinhos e carnes. Passamos pelo local onde as carnes são descongeladas e seguimos para o local de limpeza das mesmas. Vimos uma pessoa “trabalhando” as carnes. Elas são manuseadas, limpas e cortadas ali. Quando é o momento, elas sobem para serem cozidas/preparadas na cozinha.

O tour no navio continuou e fomos aos camarins do teatro. Os bailarinos e artistas possuem suas cabines bem próximas ao local onde se apresentam. Vimos os figurinos das apresentações e saímos no palco. Sentamos na plateia e assistimos a um show de luzes.

Fomos até o restaurante Gatopardo. Tivemos que colocar uma roupa de proteção e, o tour no navio seguiu para conhecermos a cozinha.


Tour no Navio Costa Fascinosa
Pronta para entrar na cozinha

Nooooooossssaaa! Aquilo era um mundo à parte. Fiquei impressionada com a mega estrutura. Até escadas rolantes existem para facilitar o serviço.

Terminamos nosso passeio no Piano Bar Blue Velvet. Havia comidinhas, suco (que ninguém soube identificar o sabor e ficou como suco Cebion ) e prosecco.

Uma Curiosidade

Os navios possuem um necrotério para armazenar o corpo de alguma pessoa que porventura morra enquanto estiver embarcada. Não fomos conhecer essa parte durante o nosso tour no navio, mas achei interessante saber disso...

Foi uma EXCELENTE experiência conhecer a estrutura que está por trás de uma viagem incrível. Muitas vezes, a gente nem imagina tudo o que é preciso e tudo o que acontece para que os viajantes tenham uma estadia impecável no cruzeiro.


Tour no Navio Costa Fascinosa

Eu adorei o tour no navio! Espero que você tenha gostado também.  Em breve, publicarei os posts sobre as atividades do Cruzeiro Fitness. Estou terminando de editar os vídeos para ficar tudo bem ilustrado, he he he..

Até domingo.

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter

Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (LATAM e Avianca) do blog Viajar correndo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão.

_Promo USA 728x90


Aproveite e reserve também seu hotel através do Booking.com. Clique no banner abaixo e faça sua reserva facilmente...



Pesquise e alugue seu carro através da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e consiga as melhores ofertas!

Viajar correndo

E, claro, não se esqueça do seguro viagem... A Seguros Promo é uma empresa que oferece um serviço de comparação de preços de seguro viagem. 


E, ao usar o cupom VIAJARCORRENDO5, você recebe 5 % de desconto no total da sua compra. Ficou interessado? É só clicar no banner acima...



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

20 comentários:

  1. Nunca fiz um cruzeiro, mas parece-me que está na hora de experimentar :) Bela experiência, essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa experiência!!! Eu nem sabia que havia esse tour, mas adorei poder conhecer um pouco mais sobre o navio! Quando tiver oportunidade, não deixe de fazer um cruzeiro. Com certeza, vai gostar muito.
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  2. Nossa que legal! Adorei esse tour no navio. Tudo muito bem detalhado! Parabéns. =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Raquel!
      Boa semana!!!
      Abraços
      Carolina

      Excluir
  3. Gente, eu não sabia dessa opção de cruzeiro fitness, que fantástico! Quero saber como foi! E que navio incrível hein? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!!! O Cruzeiro Fitness foi um sonho de cinco anos de espera, ha ha ha... Mas valeu esperar... Foi um ESPETÁCULO!!! Estou postando aos poucos sobre essa experiência... O navio foi bem interessante. Esse passeio nem estava nos planos, mas adorei conhecer "os bastidores" de tudo.
      Uma boa semana.
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  4. Ah, que legal! Eu já fiz dois cruzeiros, mas já faz um tempo. Sinto muita saudade e muita vontade de voltar a fazer algum. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito válido mesmo... Eu tinha feito um, há bastante tempo... NO entanto, estava encucada com esse Fitness há uns 5 anos. Finalmente, consegui e amei!!!
      Obrigada pela visita!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  5. Uau! Que legal um cruzeiro fitness. Adoro esse tipo de tour, para conhecer detalhes que passariam despercebidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Foi o único passeio que fiz, além das atividades fitness. Não quis descer nas cidades para poder aproveitar os exercícios, mas achei que valeria muito a pena conhecer o funcionamento do navio. E amei!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  6. Não fazia ideia que existiam estes cruzeiros. Muito interessante este tour, deu para conhecer tudo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina! Além do Fitness, ainda tem mais alguns temáticos: o de dança, o sênior e o de gastronomia (deve ter mais, mas só conheço esses, he he he).
      O passeio pelo navio foi muito bom mesmo. Mas acho que poderíamos ter conhecido "o centro de comando" também, he he he.
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  7. Esse tipo de passeio para conhecer os bastidores do Navio é super interessante. No último cruzeiro que fiz pela Polinésia Francesa tive a oportunidade de conhecer um pouco dos bastidores e da logística envolvida para fazer a cidade flutuante funcionar. Nesse cruzeiro tivemos a oportunidade de visitar a ponte. Fiquei impressionado em saber que o navio daquele tamanho é pilotado por um joystick menos que muito videogame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oscar!!! É realmente uma coisa inacreditável tudo o que acontece nos bastidores do navio. Essa parada do joystick é muito doida mesmo. Um amigo, que é engenheiro naval, me mostrou algumas imagens. Achei incrível! Que maneiro que você teve a oportunidade de conhecer!!!
      Boa semana
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  8. Carolina do céu... Vc não descansa nem durante um cruzeiro?? hahaha... Voltando ao post, esses tours pelos navios são muito interessantes. É um mundo à parte, né?! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descansar, Guilherme?? O que é isso?? Ha ha ha ha ha... Cara, eu acho que eu tenho que "sugar" tudo o que a viagem me oferece. E o cruzeiro era fitness, logo, tinha que fazer a maior parte das atividades, ha ha ha (eram 4 de manhã e 2 à tarde).
      Eu achei muito show mesmo esse tour, porque, por mais que você saiba que tem uma mega logística envolvida, ver as coisas acontecendo é muito mais real, né?
      Boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  9. Que passeio interessante. Vou fazer meu primeiro cruzeiro na semana que vem. Deve ser legal conhecer esses cantos que só os tripulantes conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo Giulia!!! Como foi a experiência??? Gostou????
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  10. Nossa, que tour interessante! Várias coisas que eu não sabia, ótimo post!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gisele!!! Foi, realmente, muito válido esse passeio... Eu gostei muito mesmo...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search