quarta-feira, 26 de abril de 2017

Exposição "Rá-Tim-Bum, o Castelo" no Memorial da América Latina

Olááá! Tudo bem? Estive em São Paulo no início de abril para participar da WTM (World Travel Market) e tive a oportunidade de visitar a exposição “Rá-Tim-Bum, o Castelo”. Essa foi uma ação do Vem pra Sampa, meu! e contou com a presença  de diversos blogueiros. Vamos lá?

Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Ilha Rá-Tim-Bum...

Rá-Tim-Bum foi um programa infantil de grande sucesso produzido e exibido pela TV Cultura. Ele trouxe uma inovação na programação infantil, pois o programa era dedicado a crianças em fase de pré-alfabetização. Com isso, ensinava de forma lúdica noções de higiene pessoal, ecologia, cidadania, Português e Matemática. Esse programa originou o Castelo Rá-Tim-Bum e a Ilha Rá-Tim-Bum.


Castelo Rá-Tim-Bum

Confesso que nunca assisti a esse programa quando era pequena. Na verdade, nem tão pequena assim, já que ele foi exibido de 1990 a 1994. Ele não passava na TV aberta por aqui. Só quem tinha parabólica é que conseguia ter acesso, o que não era o meu caso. Depois, já estava “velha” e não tive interesse. Muito menos assisti ao Castelo Rá-Tim-Bum (de 1994 a 1997). 

No entanto, achei que a visita a essa exposição seria uma excelente oportunidade para entender o porquê de o Castelo Rá-Tim-Bum ser uma mega sucesso de telespectador. Afinal, foram várias reprises e vários picos no IBOPE.

Castelo Rá-Tim-Bum, a história...

Nino é um garoto, aprendiz de feiticeiro, que tem 300 anos. Ele vive com seu tio (Dr. Victor) e com sua tia-avó (Morgana) em um castelo perto da cidade de São Paulo. Ele foi deixado com esses parentes porque seus pais saíram para uma viagem de expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Eu fiquei me perguntando sobre o motivo de não o levarem também, mas enfim, voltemos à história...

Por viver muito sozinho (mesmo tendo muitos amigos animais no castelo), Nino resolve fazer um feitiço para trazer amigos ao castelo. Com isso, ele passa a receber a visita de três crianças diariamente. Também aparecem o entregador de pizza (Bongô), a repórter de TV (Penélope), uma lenda folclórica (Caipora) e um ET (Etevaldo). 

Durante as aventuras dos personagens, vários ensinamentos eram passados às crianças.

Um pouco da Exposição “Rá-Tim-Bum, o Castelo”

São diversos ambientes que recriam o cenário original do programa. O começo já é com o Porteiro. Uma campainha que atua como porteiro do castelo e só deixa entrar aquele que segue as instruções malucas de suas senhas do dia. Ainda bem que ele não me pediu nada e pude entrar tranquilamente...


Castelo Rá-Tim-Bum

E assim a exposição vai se seguindo com a aparição do espaço de diversos personagens. Em cada um deles, há informações sobre a caracterização do personagem, histórias, imagens. Então, há o espaço para diversos deles. Eu destaco (mas claro que tem outros personagens retratados na exposição):

  • Penélope, com uma sala toda rosa;
  • Gato Pintado, apaixonado pela arte escrita, costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando os mesmos na biblioteca de forma rígida;
Castelo Rá-Tim-Bum

  • Mau, um monstro roxo que habita os encanamentos do castelo;
Castelo Rá-Tim-Bum

  • Tap e Flap, um par de botas com óculos escuros que sempre falam rimando um com o outro; 
Castelo Rá-Tim-Bum

  • Ratinho, mora em um buraco de rato com garagem. Sempre canta pneu pelo castelo em seu Ratomóvel, indo direto para seu buraco e dando começo ao seu próprio quadro, o qual mostra coisas importantes como jogar lixo no lixo, escovar os dentes, tomar banho e reciclagem; 
Castelo Rá-Tim-Bum

  • João de Barro e as Patativas, três passarinhos que moram juntos num ninho de joão-de-barro num galho alto da árvore da Celeste; 
Castelo Rá-Tim-Bum

  • Caipora, aparece sempre que alguém assobia. Sempre animalesca, possui um estômago quase furado, comendo de tudo que pode quando proporcionada a chance (me identifiquei, he he he); 
Castelo Rá-Tim-Bum

  • Celeste, uma cobra rosa que habita a árvore do castelo. Ela é geniosa e um tanto egoísta. 
Castelo Rá-Tim-Bum

O quarto da tia-avó de Nino, Morgana, também foi retratado. Como ele ficava na torre mais alta do castelo, isso não poderia ser diferente na exposição. Para acessá-lo, era necessário subir uma escada.  Valdirene, a vassoura da Morgana, estava presente, inclusive com movimentos.  A gralha de estimação de Morgana, Adelaide, também estava por lá...


Castelo Rá-Tim-Bum
A gralha Adelaide

Para conferir um pouquinho dessa exposição, dá uma olhadinha no vídeo...



Informações importantes

A exposição “Rá-Tim-Bum, o Castelo” está em exibição no Memorial da América Latinaem São Paulo, até 30 de junho de 2017.

Endereço:  Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda.

Horário de visita

  • terça a sexta-feira, das 9h às 20h 
  • sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (há o benefício da meia-entrada para aqueles que podem usufruir)

Compre seus ingressos pela internet, pois eles são com horário marcado. Então, pode acontecer de eles estarem esgotados caso você deseje comprar na bilheteria do Memorial.

Espero que você tenha gostado.

Aproveito para agradecer novamente ao Vem pra Sampa, meu! pela oportunidade.

Até amanhã

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter

Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (LATAM e Avianca) do blog Viajar correndo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão.

_Promo USA 728x90


Aproveite e reserve também seu hotel através do Booking.com. Clique no banner abaixo e faça sua reserva facilmente...



Pesquise e alugue seu carro através da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e consiga as melhores ofertas!

Viajar correndo

E, claro, não se esqueça do seguro viagem... A Seguros Promo é uma empresa que oferece um serviço de comparação de preços de seguro viagem. 


E, ao usar o cupom VIAJARCORRENDO5, você recebe 5 % de desconto no total da sua compra. Ficou interessado? É só clicar no banner acima...



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

18 comentários:

  1. Sessão nostalgia ao ler este post. Deu pra relembrar a época de criança que passava grudada na tv assistindo castelo ra tim bum.
    Muito legal a exposição!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Patricia! Como disse, não era a minha realidade na infância, mas gostei muito da exposição também.
      Desculpe pela demora na resposta!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  2. Que legal Carolina! Minha filha vai para São Paulo hoje e está ansiosa demais para ir ao castelo. Ela falou muito sobre isso no último final de semana. Vou mostrar o post para ela, hehehehe. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Demorei tanto para responder, que acho que já deu tempo de dua filha ir, visitar a exposição e passar as impressões dela para você, he he he... O que ela achou??
      Brincadeiras a parte, desculpe mesmo pela demora na resposta. A vida andou um caos por esses tempos...
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  3. O engraçado é que a primeira e única vez que fui no Memorial foi faltando 1 semana para a estreia da exposição do castelo.. digo engraçado, mas é triste. Ficou linda! Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Edson, que pena! Essas coisas acontecem às vezes. Tomara que você possa voltar até junho. Vai que, né?
      Desculpe pela demora na resposta do comentário!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  4. Que sonho essa exposição! Pena que não vou conseguir a São Paulo até o final de junho. Tomara que role de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Naná! Teve aqui no Rio, mas nem soube (a desligada). De repente, vai que ela é montada em outro local, né? Já que foi tanto sucesso...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  5. Que nostalgia gente! Toda minha infância baseada no Castelo Ra Tim Bum! hahaha.. Eu ADORAVA assistir! Próxima ida a São Paulo farei de tudo para conhecer a exposição. Ainda bem que vai ser em junho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que show Ana Raquel! Então, ainda dá tempo!!!
      Aproveito para pedir desculpas pela demora na resposta ao seu comentário...
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  6. Essa exposição está incrível e te faz viajar no tempo e se sentir na serie.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada dih! Que bom que você gostou!
      Só peço desculpas pela demora na resposta ao comentário!
      Abraços
      Carolina

      Excluir
  7. Eu adorei a exposição! Ainda mais porque era uma criança VICIADA no castelo :) Dá pra passar horas por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha ha, deu para perceber o seu amor pelo Castelo, he he he. Então, você realmente se achou nessa exposição, né?
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  8. Não tem muita referência a minha infância pois brincava muito e quase não via tv... ainda assim, eu também iria a exposição, parece muitooooo bacana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estou no mesmo caso que você. Mas gostei bastante, mesmo não conhecendo a história na época, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  9. Esta é uma das exposições que dói meu coração! ahahha Eu amava Castelo Ratimbum! Uma pena que esta exposição não viaja o país! Podia taaaaaaaaaaaanto vir a BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Clara! Pelo o que entendi, ela já esteve em São Paulo (antes) e no Rio, mas não com um formato de castelo, como neste caso. Então, ainda há uma chance! Vai que... Tomara que ela siga para BH e você possa curtir!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...