05 junho 2017

World Trail Run (WTR) Arraial do Cabo, 32 Km de muitas paisagens

Olááá! Tudo bem? Sei que fiquei um tempo sem publicar sobre corridas (afinal, essa é a proposta do blog!), mas ando meio parada de provas devido a um projeto para 2018. Então, só tenho treinado mesmo. No entanto, bem de vez em quando, fazemos umas provinhas (ou provões, he he he). Hoje vamos falar sobre o dia em que conheci Arraial do Cabo correndo. Sim, participei do World Trail Run (WTR) Arraial do Cabo e pude visitar a cidade praticamente por completo. Vamos lá?


O fato de eu não conhecer Arraial do Cabo causou espanto em algumas pessoas no Instagram. No entanto, é isso mesmo. Eu já tinha ido duas vezes para lá, mas só conhecia a Praia do Forno. Com o WTR foi possível visitar, mesmo que correndo, um lugar diferente e que tinha curiosidade. Vou falar um pouco sobre a cidade (para meus queridos amigos de fora do Rio ou àqueles que, como eu, moram aqui e nunca foram) e depois vou para a prova em si.



World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Pórtico de entrada da cidade...

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um município localizado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. É uma cidade razoavelmente nova. Somente em 1985 é que Arraial do Cabo foi emancipado de Cabo Frio. O seu nome tem tudo a ver com a sua formação... A cidade está realmente em um cabo, ou seja, em um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar.

Por muito tempo, a cidade manteve a vocação natural como vila de pescadores. Em 1943, foi implantada a Companhia Nacional de Álcalis, o que impulsionou a economia local. A Álcalis foi uma empresa brasileira produtora de barrilha e sal. Em 1992, foi privatizada. Já em 2006, a produção da empresa foi interrompida.

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Entrada da Álcalis
Arraial do Cabo é conhecido como a capital do mergulho. Afinal, suas águas possuem bastante visibilidade e são várias praias em enseadas, algumas consideradas as praias mais belas do mundo. Suas águas são bem frias, sendo mais frias que a média das temperaturas das águas costeiras. Isso é derivado do fenômeno da ressurgência, ou seja, a subida das águas profundas com muitos nutrientes. Isso também justifica a abundante fauna marinha (valeu ouvir em TODAS as aulas da faculdade de Biomar sobre esse fenômeno).

Algumas de suas praias:
  • Praia dos Anjos;
  • Praia do Forno;
  • Praia Grande;
  • Prainha; 
  • Prainhas do Atalaia;
  • Praia da Ilha do Farol;
  • Praia Brava;
  • Praia Grande.
E na corrida WTR passamos por ou vimos todas elas. Não é o máximo?

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Trajeto e altimetria da prova

World Trail Run (WTR) Arraial do Cabo

O WTR Arraial do Cabo aconteceu no dia 27 de maio de 2017. Foi a 6ª edição da prova organizada pela Speed Eventos Esportivos.  Ele contou com as seguintes modalidades:
  • Kids (largada às 16 horas);
  • 6 km (largada às 18 horas);
  • 21 km (largada às 8 horas, solo ou em dupla);
  • 32 km - WTR 20 Milhas (largada às 7h30, solo).
Havia a possibilidade de o atleta realizar um “combo”, um desafio... Como? Correr 21 km ou 32 km pela manhã e 6 km à noite. Nem gosto disso, né?

A retirada dos Kits aconteceu no dia anterior ao da prova das 14h às 23h. Havia um espaço para vendas de produtos com duas lojas. Às 20h15, aconteceu o congresso técnico. Aliás, esse congresso foi muito bom para eu ter mais ou menos uma noção dos lugares que passaríamos, principalmente de que no km 21 teria o posto de transição das duplas com Coca Cola, Gatorade, bananada e paçoca. Mesmo não estando em dupla, essa informação foi a que mais memorizei, he he he he... Você verá isso no relato da prova.


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Pórtico de largada e chegada

Minha participação no World Trail Run (WTR)

Optamos por fazer o desafio 32 km + 6 km. A largada para todas as provas aconteceu na Praia Grande. Como largamos mais cedo que a prova de 21 km, encontramos alguns amigos, mas não vimos outros... Que pena...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Foto de Eliana Xista...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Finalmente, conheci pessoalmente o Daniel do grupo ZapRunning

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Com Dungó
Percorremos 1 km da Praia Grande e logo entramos na Restinga. Achei muito interessante que esse local faz parte do Parque Natural Municipal Restinga de Massambaba. Fiquei observando a vegetação até viramos em uma rua e entrarmos pelos fundos da empresa Álcalis. 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Praia Grande

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Na restinga...
Eu ainda não sabia nada sobre essa empresa enquanto estava correndo por lá, mas tinha uma noção de que havia sido um local muito importante para a região. No congresso técnico, o Rodrigo Isaac tinha dado essa impressão. Só quando fui pesquisar para escrever que descobri o que ela produzia e a importância para o local. Triste ver as ruínas de uma empresa que poderia ainda estar ajudando a cidade a crescer, né? 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Ruínas da Álcalis ao fundo...
Subimos por uma trilha e continuei observando a paisagem até surgir uma descida. Logo em seguida, viria uma subida. Vi Otávio lá no topo do outro monte e fui achar de dar tchau para ele. Claro que ele não me viu e eu ainda escorreguei e tomei um tombo, ha ha ha ha ha ha... Ah, o amor...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Ia começar a descer
Depois de subir e, claro, descer, encontramos com o pessoal dos 21 km que já tinha largado. Um pouco mais a frente, nos separamos deles e fomos beirando por umas salinas até chegarmos ao Pórtico de Arraial do CaboAdoro essas coisas e, claro, tive que parar para tirar umas fotos. O staff foi mega gentil e ainda bateu uma com a minha presença na foto, he he he he. Muito obrigada!

Atravessamos a rodovia e fomos beirando no acostamento até entrarmos em uma avenida de terra (Avenida Brasil). Lá vi um morro com muitas antenas e imaginei que seria o tal Morro da Antena falado no congresso técnico (não gravei só a informação sobre a comida, he he he).  Em seguida, viramos para a Avenida da Restinga e logo estávamos na Lagoa da Restinga, um trecho para ser passado dentro dela... Molhar os pés e... Cair na areia...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Lagoa da Restinga
Sim, após a Lagoa da Restinga, chegamos à Praia do Pontal. Foi 1 km de areia até alcançarmos a entrada da Trilha Pontal-Prainha, ou seja, o Morro da Antena


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Na Praia do Pontal

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Morro da Antena

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Na trilha Pontal-Prainha
Amei esse lugar. A vista era maravilhosa. Eu já postei no Instagram e no Face, mas continuo  dizendo que ali tinha que ter um fotógrafo da Foco Radical (tem uma parte embaixo na beirada do córrego que dá para pegar as pessoas na trilha, de baixo para cima. Eu vi e pensei: “putz, essa foto ficaria show”). Se as minhas fotos, que não são profissionais, ficaram lindas, imagina a de um profissional... Fica a dica, he he he...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Vista da Praia do Pontal
Vi Otávio subindo com uma pessoa, mas continuei no meu ritmo constante. Afinal, sem desgaste à toa, né? Tanto que encontrei com ele em uma descida. Fomos juntos durante esse período... Acabada a trilha, voltamos para a estrada. 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Encontro na descida...
Corremos alguns metros no asfalto até chegar à entrada da Prainha. Fomos pela areia por um tempo, mas depois completamos pelo asfalto. 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Na Prainha...
Voltamos para a areia e entramos na Trilha Prainha-Forno. Subida e mais subida. Fui interagindo com as pessoas até que, na parte em que a mata ficou mais fechada, fiquei sozinha...

Ahhhh, você já sabe o meu drama de ficar sozinha na trilha, né? Corri o mais que pude até que ouvi um barulho em uma árvore. Pensei que fossem micos, mas mesmo assim voei. Então, ouvi um grito que não soube identificar o que era. Olhando o gráfico originado pelo relógio, eu tive um pace muito bom nessa parte, porque desci completamente desarvorada.

Até que apareceu um corredor atrás de mim. Claro que eu ia perguntar se ele tinha escutado o grito. Ele me explicou que havia alguns urubus no meio do caminho, então, ele gritou para espantar. Ahhhhh, tudo explicado agora. O barulho na árvore eram os urubus que estavam descendo para pousar na trilha. Tudo bem, obrigada urubus por melhorarem o meu pace, he he he he...

Finalmente, chegamos à Praia do Forno, a minha velha, e única, conhecida praia de Arraial. Eu estava tão alucinada querendo uma coca cola que nem apreciei a beleza dessa praia. Afinal, eu sabia que o km 21 estava chegando em breve. Então, apressei-me para atravessar a praia e chegar à trilha que me levaria até a Praia dos Anjos.


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Na trilha para a Praia dos Anjos
Finalmente, Praia dos Anjos, transição para quem corria em dupla e muita Coca Cola, Gatorade, bananada e paçoca. Ah sim, havia Bis também, mas como não estou comendo chocolate, nem olhei para eles.


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Felicidade total... Gatorade...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Mais ainda com a Coca Cola

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Bananadaaaaaaaaaaa
Depois de um tempo nesse local, onde nem vou dizer o quanto bebi para não te assustar, voltei a correr. Passamos por uma parte da cidade em frente ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (o laboratório já fez alguns trabalhos em colaboração com esse instituto) e fomos pela Rua Albatroz até uma subida que chegou à Rua Pontal do Atalaia. 

Essa rua leva às praias consideradas as mais bonitas da região. Então, o tráfego de carros era intenso. Era preciso ter atenção e cuidado, porque alguns malucos insistiam em passar muito rápido ou perto dos corredores. 

Aqui encontramos muitos corredores já voltando. Como estava tirando fotos, uma menina me disse: “guarde o celular porque lá na frente você vai precisar dele”. Bom, eu estava com uma máquina fotográfica, mas tudo bem, ela devia já estar cansada de correr também e não estava raciocinando muito bem. Mesmo assim, muito obrigada pelo aviso. 

Segui correndo e encontrei um posto de hidratação no caminho. A pessoa me deu água e, de repente, vi que ela deu para um corredor atrás de mim um Red Bull. Opa, por que o preconceito? Dá-me um Red Bull também, ha ha ha ha ha... 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Red Bull te dá asaaaaaaaasssssss

Bem hidratada (Red Bul te dá aaaasassssss), vi a entrada para uma praia e reconheci das inúmeras fotos que tinha visto no Instagram. Era a entrada para as Prainhas do Pontal do Atalaia. Lugar realmente lindo... Continuamos na estrada até o Pontal do Atalaia, onde foi o retorno... Deu para ver a Praia da Ilha do Farol (do outro lado). Também muito bonita...


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Prainhas do Pontal do Atalaia

World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Praia da Ilha do Farol
Antes de fazer o retorno no Pontal do Atalaia, senti uma mega pontada. Havia uma menina do staff e ela veio me ajudar. Câimbra no lado direito da coxa esquerda...  Fiz uma massagem e, mesmo ainda repuxando, segui... Passamos por um caminho que deu para ver a Furna das Mulheres. Lugar lindo também. 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Furna das Mulheres
Cheguei à conclusão de que essa é, realmente, a parte mais bonita de Arraial do Cabo. Adorei... Voltamos pelo caminho que já havíamos passado e seguimos pela Rua Pontal do Atalaia. Um cãozinho apareceu e ficou comigo um tempo, mas logo seguiu com outras pessoas. Tudo bem, ele deve ter me achado um pouco lenta, he he he...

Entramos em uma trilha que levou a uma estradinha de paralelepípedos. Nada de especial aconteceu por aqui, exceto o fato de que depois de um tempo, descemos por uma parte de terra íngreme (e eu fiquei com medo de cair, óbvio) até voltarmos, novamente, para uma rua de paralelepípedos.

Seguimos correndo até uma nova trilha que levou a um local onde era possível observar o mar. Ali tivemos problemas com a sinalização. Não havia nenhuma fita e a marcação com cal estava apagada devido à passagem dos corredores anteriores.

Depois de perder alguns minutos buscando o caminho correto, foi só descer um pouquinho por ali e chegar novamente à Praia Grande


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Um exemplo da marcação com cal
Ufa! 32 Km completos! Fiquei esperando por Otávio, que chegou um pouco depois. Antes de voltar à pousada para descansar para a prova de 6 Km (à noite), fomos almoçar. Afinal, era necessário “repor o sal” perdido, he he he he... Lá encontramos muitos corredores, inclusive, nossa amiga Cris... 


World Trail Run WTR Arraial do Cabo
Mesmo com fome, a gente sorri para a foto, he he he... Valeu Cris. Foto de Cris Heloisa.
Primeira parte do WTR completa... Foi tudo muito organizado, com hidratação excelente (tudo gelado em todos os postos) e achei interessante um fato que ouvi no congresso técnico. Todos os participantes da corrida estavam assegurados por uma empresa. Nunca tinha ouvido sobre isso em uma prova. Parabéns à organização.

Tivemos 3 horas de recuperação e voltamos à Praia Grande, para a largada dos 6 Km, a nossa segunda participação no WTR. Masssss, isso fica para um próximo post...

Espero que tenha gostado...

Até quarta-feira

Um super beijo

Carolina

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Adorei as fotos. E o texto! Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana Claudia!!! Receber elogio sobre texto vindo de você é uma honra! Afinal, você é mestre das palavras!!!!
      Um super beijo e muito obrigada pela visita!!!
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search