10 agosto 2017

Rio Nilo: atravessando a Eclusa de Esna no Egito

Olááá! Tudo bem? Em mais um passeio pelo Egito, vamos atravessar a Eclusa de Esna. Essa experiência foi vivenciada durante um cruzeiro pelo Rio Nilo. Vamos lá?


O Rio Nilo

O Rio Nilo é um importante rio africano que deságua no mar Mediterrâneo. A bacia hidrográfica do Rio Nilo está em vários países do continente africano como 
  • Uganda; 
  • Tanzânia; 
  • Ruanda;
  • Quênia;
  • República Democrática do Congo; 
  • Burundi; 
  • Sudão;
  • Etiópia;
  • Egito.
Para os egípcios, o Nilo é extremamente importante. Isso pode ser notado no fato de que cerca de 90% de sua população encontra-se estabelecida em suas margens.

Para desenvolver a agricultura no deserto, o Egito sempre foi dependente do ciclo do Nilo, com suas cheias e vazantes.

A gente aprende na escola que após as cheias, o rio deixava um limo fertilizante em suas margens. Deixava, pois hoje isso não acontece mais.
Margens do Rio Nilo
Margens do Rio Nilo
Com a construção da Represa de Assuã, houve a alteração do regime do Nilo. Dessa forma, houve perdas dos períodos de cheias e vazantes. Consequentemente, foi o fim do processo natural de fertilização do solo.
Represa de Assuã no Rio Nilo
Represa de Assuã no Rio Nilo


O Cruzeiro do Rio Nilo

Fizemos o Cruzeiro pelo Rio Nilo em 2009. Ele começou na cidade de Luxor e tinha como destino Assuã. No caminho, fomos parando para visitar alguns templos (Kom Ombo e Templo de Hórus, por exemplo).
Cruzeiro pelo Rio Nilo
Nosso barco atracado...
Apesar de passar mal durante o cruzeiro inteiro, foi um sonho realizado. Aliás, foi no cruzeiro que gravei o vídeo de despedida para minha família, ha ha ha ha...

Eclusa de Esna

Eu já expliquei sobre eclusas, com mais detalhes, no post Eclusa de Sobradinho e o Vapor do Vinho

Elas são obras de engenharia hidráulica que enchem e esvaziam. Esse processo funciona como um elevador e permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragens, quedas d’água ou corredeiras).
Eclusa de Esna Cruzeiro no Rio Nilo
Diversos momentos da abertura da Eclusa de Esna

Abertura da Eclusa de Esna no Rio Nilo

Abertura da Eclusa de Esna




Esna é uma cidade egípcia localizada a aproximadamente 55 km ao sul de Luxor. Durante o cruzeiro pelo Rio Nilo passamos pela Eclusa de Esna para vencer o desnível e continuarmos seguindo para o sul, até Assuã.

A passagem pela Eclusa de Esna foi feita sob um sol escaldante. No entanto, foi muito interessante ver as comportas se abrindo.

Para acompanhar como foi essa experiência, veja o vídeo do #VEDA que está no YouTube


Espero que tenha gostado!
Até amanhã.

Um super beijo,

Carolina

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search