23 agosto 2017

Templo de Hatshepsut, o templo da rainha-faraó no Egito Antigo

Templo de Hatshepsut, Deir El-Bahari

Olááá! Tudo bem? Faraó é sempre homem, correto? Bom, segundo a tradição sim. No entanto, uma mulher desafiou essa tradição. Guarde o nome dela: Hatshepsut. É sobre o Templo de Hatshepsut que falaremos hoje. Vamos lá?

Templo de Hatshepsut ou Deir El-Bahari

O Templo de Hatshepsut, também conhecido como Templo de Deir El-Bahari, é um dos mais belos do Egito. Foi construído por ordem da rainha-faraó Hatshepsut para ser seu templo funerário.

Construído em uma extensa área aberta na região do Vale dos Reis. Foi edificado em três andares, o que dá uma arquitetura inovadora para a época.

Templo de Hatshepsut, Deir El-Bahari

Apesar de ser um dos mais bonitos templos do Egito, o Templo de Hatshepsut foi muito vandalizado. Isso aconteceu tanto por faraós que não simpatizavam com ela como também por cristãos que viviam na região.

Aliás, Deir El-Bahri, significa “Mosteiro do Norte”, uma prova da passagem dos cristãos pela região. Eles transformaram o Templo de Hatshepsut em um mosteiro.

Estrutura do Templo de Hatshepsut

Templo de Hatshepsut, Deir El-Bahari

Deir El-Bahari é um complexo de sepulturas e templos. São três níveis de terraços, com 
  • colunas;
  • afrescos;
  • estátuas
  • esculturas.

Os deuses reverenciados no Templo de Hatshepsut são Hathor, Anúbis e Amon.

Quem foi Hatshepsut?

Hatshepsut foi a filha mais velha do rei Tutmés I. Na verdade, era a sucessora direta de seu pai, pois seus irmãos estavam mortos.

No entanto, quando seu pai faleceu, ela não assumiu o trono. Quem entrou foi o filho da esposa secundária de Tutmés I.

Segundo a tradição, ela teve que se casar com o seu meio-irmão, Tutmés II. Mas você pensa que ela aceitou tudo com naturalidade? Não... Ela rodeou-se de fiéis servidores e aumentou o seu poder.

Quando seu marido faleceu, seus filhos ainda eram pequenos. Na verdade, ela só tinha uma menina. Os meninos eram de esposas secundárias. Hatshepsut assumiu a regência até que o sucessor chegasse à maioridade.

Sendo asism, tornou-se a terceira rainha-faraó do Egito. Governou por quase 20 anos, sendo que no 15º ano de seu reinado, Tutmés III começou a lutar para recuperar seu poder. Lentamente, a rainha-faraó afastou-se do poder.

Com a morte de Hatshepsut, Tutmés III assumiu o reinado.

Uma história que achei interessante foi o fato de que Hatshepsut foi mãe adotiva de Moisés. Oi? Pois é... A história contada na Bíblia é a de que Hatshepsut foi se banhar no rio Nilo e viu um cesto no meio dos juncos. No cesto estava Moisés.

Para ver um pouco do Templo de Hatshepsut, dá uam conferida no vídeo abaixo:


Espero que tenha gostado.

Até amanhã.

Um super beijo,

Carolina


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

produtos com desconto



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search