11 outubro 2017

Corrida dos 300 anos em Aparecida, por Andre Moraes

Olááá! Tudo bem? Você sabia que em setembro aconteceu uma corrida no Santuário Nacional de Aparecida? Foi a Corrida dos 300 anos. Eu não fui, mas meu amigo foi... E quem conta para gente como foi a Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida é o corredor Andre Moraes. Vamos lá?
Amanhã é dia de Nossa Senhora Aparecida. Nada melhor que falar sobre uma corrida que aconteceu no dia 16 de setembro no Santuário Nacional de Aparecida.

Quem assume essa missão é o corredor carioca Andre Moraes. A Corrida dos 300 anos era uma prova que queria ter participado. 

Quando vi as fotos de Andre, na hora, mandei uma mensagem perguntando se ele gostaria de compartilhar com a gente como tinha sido essa experiência...

Afinal, eu não fui, mas meu amigo foi. Então, com vocês, Andre!!!


Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida


"Neste final de semana, participei da CORRIDA DOS 300 ANOS, corrida em homenagem aos 300 anos da coroação da N. Sra. Aparecida.

A prova começa às 20h e os atletas podem escolher entre 4k (corrida/caminhada) e 8k (corrida), distância que escolhi.

Realmente, esta é uma corrida que mexe com o emocional do atleta, e comigo não foi diferente! 

Correr no Santuário é o momento mágico no qual deixamos de ser atletas e nos tornamos devotos. Deixamos de correr para fazer tempo e aproveitamos o percurso para agradecer os pedidos alcançados.

O evento começa duas horas antes com a Missa de Acolhimento aos Atletas. Essa missa é celebrada no altar principal da Basílica Nova. 
Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida

Em seguida, os atletas descem para o pátio da Palmeiras, local da largada/chegada.
Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida

Assim que cruzamos o pórtico, somos benzidos por um padre que joga água benta nos participantes. 
Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida
Nos primeiros 2k, o percurso ainda fica lento por causa dos participantes da corrida/caminhada, mas dá pra correr e esquentar para as subidas do percurso dos 8k.

No km 2 acontece a divisão dos 4k/8k. Neste momento a corrida começa de verdade!!! 

O staff já fala o seguinte: 
"8k?! Faz a volta aqui e pega o ladeirão!!!" 
A ladeira é punk!!! Vi alguns altetas quebrando, mas lá no topo somos agraciados com uma bela vista deste magnífico Templo Mariano.
Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida
Acha q acabou?! Não!... O percurso nos apresenta mais um pátio de estacionamento de ônibus para percorrer e mais uma ladeira para encarar. Desta vez, mais curta, porém mais íngreme!!!! 

Cheguei ao final dela, exausto, e ainda tinha mais um pátio para correr!!! 

Daí vem a miragem de um posto de hidratação e placa de 5k. Reduzi um pouco para hidratar, molhei o corpo para a frequência cardíaca voltar à zona alvo e me preparar para a parte boa do percurso: uma descida de quase 1k. 

Consegui imprimir uma boa velocidade (tipo 11 na esteira) e ganhar tempo.

A parte final é mais uma volta em todo o estacionamento que dá saída para a feirinha.
Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida

Durante a prova existe um misto de emoções, não sabemos se corremos, tiramos fotos ou rezamos!
Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida

No entanto, o que prevaleceu foram:
  • o orgulho e gratidão em poder homenagear a Padroeira do Brasil;
  • o privilégio de correr no Santuário, local que frequento desde menino, desde que o estacionamento ainda era de terra, lugar onde me sinto em paz!!!!

Obrigado Senhor e N. Sra. Aparecida!


Corrida dos 300 anos no Santuário Nacional de Aparecida

DICAS:
Como fui sozinho, optei em ir de ônibus. A empresa que faz esse trajeto é a SAMPAIO (R$ 49,00 – Ônibus Executivo), com saída da Rodoviária Novo Rio.

Devido à corrida ser à noite, pernoitei em Aparecida, no hotel Jóia Fina (R$ 100,00 com café da manhã). O hotel fica próximo à rodoviária e à praça São Benedito. Nessa praça tem a igreja que leva o nome do Santo (Igreja pequena, mas sensacional).

Do hotel ao Santuário são 5 min de caminhada".

Andre Moraes



Realmente Andre, correr no Santuário de Aparecida é realmente um privilégio! MUITOOOOO obrigada por compartilhar com a gente esse momento... Espero que tenha gostado! E quando quiser escrever mais, sinta-se convidado!

Quero dizer também que ele me mandou o texto na mesma semana da prova. No entanto, como o dia de Nossa Aparecida estava chegando, achei que seria legal publicar na véspera dessa data especial para aqueles que são devotos a ela.

Espero que você, querido leitor, também tenha gostado... Já pensou em correr no Santuário de Aparecida? Ou já correu lá? Conta aqui nos comentários. Vou adorar saber...

Até domingo!

Um super beijo,

Carolina



Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search