24 janeiro 2016

O que fazer no Atacama: Termas de Puritama

Olááá! Tudo bem? No nosso terceiro dia no Atacama, teremos Termas de Puritama e, finalmente, você saberá qual foi a surpresa!!!! Preparado? Então, vamos lá...

Treino dos Órfãos do Atacama

Pela manhã, havíamos combinado de correr com nossos amigos. No entanto, o cansaço bateu e resolvemos dormir até mais tarde. 

Eles foram e nós ficamos esperando para tomar café da manhã juntos. Na verdade, eu queria muito ter treinado com eles justamente porque tinha um interesse escondido nesse treino...

Como a gente tinha elaborado essa viagem para correr no Atacama e a prova havia sido cancelada, pensei em fazer a NOSSA corrida “Órfãos do Atacama”.

Assim que terminássemos, eu entregaria uma medalha. Passei muitos dias refletindo sobre como poderia ser essa medalha, até que meu chefe deu uma sugestão de zoação e eu adaptei: 
“pega a terra do deserto e põe num saquinho”. 
Cara, fantástico... Peguei uns mini saquinhos zip, algumas fitas e alfinetes e levei tudo ao Atacama. A terra foi coletada no dia anterior e as medalhas montadas enquanto Otávio tomava banho. Afinal, era uma surpresa para ele também.  

Quando eles voltaram do treino, fizemos uma “cerimônia de premiação” e todos receberam as medalhas.
Corrida no Atacama
Medalhas "Órfãos do Atacama"

Termas de Puritama

Café da manhã, descanso matinal até a hora do almoço, para depois irmos até a agência que nos levaria às Termas de Puritama

Na verdade, estávamos bem alimentados na hora do almoço e somente o Délio quis comer. Então, fomos até o Casa de Piedra e ele comeu um sanduíche. Nós compramos pão de forma e queijo em um mercadinho, além de Gatorade, caso tivéssemos fome mais tarde nas Termas. 

Bom, após o “almoço” seguimos à agência Latchir Expediciones, a única que conseguimos encontrar para o passeio no horário da tarde e que tinha preços que cabiam nos nossos orçamentos (já disse isso no post anterior).

O caminho até as termas foi bem rápido (45 minutos). Sendo assim, foi o tempo de descer e aproveitar as águas... Masssssss, fizemos como o motorista aconselhou: descemos devagar, uma vez que estávamos a 3500 metros de altitude. 

Alguns hotéis (e agências) possuem convênio com o local e, por isso, as vans podem descer. O espaço pertence ao grupo Explora, uma empresa de viagens que possui e opera hotéis e travessias em seis destinos remotos da América do Sul.
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Ainda descendo...

Importante
Há diferença entre os preços do ingresso de entrada para as Termas dependendo do horário: pela manhã é mais caro que à tarde (15000 Pesos Chilenos de manhã contra 9000 Pesos Chilenos à tarde).

A palavra Puritama significa água quente (“puri”= água e “tama”= quente). O centro termal está localizado próximo a um riacho rodeado de vegetação desértica. 

É muito interessante olhar em volta e ver contraste das rochas e da vegetação que margeia as águas. 
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Contraste...
São oito piscinas, sendo que, às vezes, algumas estão reservadas aos hotéis. Elas são conectadas umas às outras através de passarelas de madeira. As águas são mornas, com uma temperatura aproximada dos 33°C. 
Como são as Termas de Puritama no Atacama
De acordo com o site de turismo do Chile, essas águas são recomendadas para aliviar as doenças reumáticas e para combater o cansaço, já que possuem características sulfúricas.
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Há vestiários, mas é aconselhável já ir com a roupa de banho por baixo da roupa do passeio para não perder tempo. 

Além disso, aconselho a levar um cadeado, pois há armários dentro desses vestiários e as mochilas podem ser guardadas lá. No entanto, se não quiser, sem problemas, elas podem ficar razoavelmente perto das piscinas. 

Também é recomendado levar roupas para trocar o que molhou, pois venta muito no local, e toalhas. 

Há locais específicos onde as pessoas podem fazer seus lanches. Nós mesmos aproveitamos e fizemos o nosso lanchinho de pão com queijo e Gatorade, he he he. 

É extremamente proibido comer ou beber dentro da água. Há funcionários observando isso...
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Pausa para o alimento!
Aproveitamos quatro das oito piscinas, pois não tivemos tempo hábil. Uma pena... Afinal, o guia pediu que estivéssemos no ônibus às 17h45m. 
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Pena que não dá para ver a minha "cara de sofrida", ha ha ha ha
Bom, nós trocamos de roupa e subimos com calma, massssssssssssssssss é claro que teve gente que atrasou. A desvantagem de excursão SEMPRE...
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Subida "arrastada"
Chegamos ao centro e fomos procurar um local para jantar. Bom, sem muita novidade, fomos novamente ao restaurante Solcor, levados pelo Emmanuel. 

Voltamos cedo para o hotel, porque no dia seguinte teríamos passeios de manhã e à tarde: lagunas altiplânicas Miscanti e Miñiques, salar do Atacama, povoado de Socaire e Toconao, Laguna Cejar, Ojos del salar e Laguna Tebinquiche, sendo que de manhã iríamos subir até 4200 metros de altitude.

E assim terminou o nosso terceiro dia de Atacama. Espero que tenha gostado. Quarta-feira teremos mais...
Como são as Termas de Puritama no Atacama
Paisagem...

Até quarta-feira,

Super beijo

Carolina
Para mais posts sobre a viagem para o Atacama, acesse:

Precisando de hotel no Atacama ou em qualquer outro lugar? 
Reserve usando o link do blog. 
Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão.
Booking.com

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

6 comentários:

  1. Carol!!!
    Nossas medalhas para sempre serão guardadas.
    Você é muito especial.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Tati. Vocês também são super especiais. Na verdade, vocês foram "um achado" para nossas vidas, he he he... Salve Desafio do Dunga!
      Um super beijo!
      Carolina

      Excluir
  2. Gente, mas vocês são raçudos demais, viu?! Esse lugar árido não me pega não...rssss.. Adorei a medalha! Premiação mais legal não poderia ser...
    Carol, já ficarei por aqui esperando a próxima aventura! É muito legal ler os seus posts!
    Beijos, amiga querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anaaaaa Paulaaaaa... Obrigada pelos elogios e pela visita!!!! O post de amanhã já está prontinho, he he he. Aguarde!!!!
      Poxa, o ambiente é árido, mas é muito legal! Uma paisagem diferente das que estamos acostumados...
      Um super beijo!!!
      Carolina

      Excluir
  3. Faltou comentar que corri a subida na volta do passeio.
    Aguentei 180 metros......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeeeeee. Desculpe!!! Afinal, foi uma vitória correr ali. Imagina se fôssemos para os 42 Km, ha ha ha ha ha. Melhor não pensar...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search