Oláááá. Hoje vamos conhecer um pouco sobre um local chamado Balneário do Caldas, que tivemos a oportunidade de visitar quando fomos participar do II Desafio 50 K da Chapada do Araripe. Vamos lá?
A região do Cariri é bem verdinha em meio à caatinga devido às rochas do subsolo que absorvem as águas da chuva e as devolvem ao ambiente sob a forma das fontes no sopé da Chapada do Araripe.
Um desses locais é o Balneário do Caldas.
Balneário do Caldas
Localizado em Caldas, um distrito de Barbalha – CE, esse balneário é composto por várias piscinas (de água parada e corrente), restaurantes, quiosques para lanchinhos rápidos, quadras esportivas e espaços para banhos de Sol e piqueniques.Como estávamos hospedados no Hotel das Fontes, tínhamos livre acesso (dentro do horário estipulado, claro: 6h30 às 17h). Se esse não fosse o caso, era só pagar uma taxa de entrada que variava entre R$ 3,00 (idosos) e R$12,00 (inteira) (valores de abril de 2016).
Paisagem |
Explicações sobre o uso |
Para acessá-las, há um pórtico bonitinho, com plantas...
Nesse espaço há a capela de Bom Jesus dos Aflitos.
Nesse espaço há a capela de Bom Jesus dos Aflitos.
Capela Bom Jesus |
Por acreditar nas propriedades curativas das águas minerais, o padre passou a recomendar o banho e a ingestão da água dessa fonte aos fieis. A partir daí,o local passou a receber uma quantidade grande de pessoas em busca de suas propriedades medicinais.
Depois de vermos a capela, entramos na fonte Bom Jesus primeiro.
Recomendações |
Fonte Bom Jesus |
Por um ângulo |
Pelo outro, tentando não cair no buraco... |
Fonte João Coêlho |
Um pouco da história... |
Testando a câmera |
O Soldadinho do Araripe
Ele foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe.Segundo os pesquisadores, o soldadinho-do-Araripe é encontrado somente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha.
É um pássaro que apresenta dimorfismo sexual acentuado (ou seja, a fêmea é diferente do macho). A fêmea é de cor verde-oliva enquanto o macho é branco, com a cauda e as penas de voo das asas negras, além de um manto carmim que se estende do meio do dorso até um imponente topete sobre o bico. Esse é um adorno praticamente ausente na fêmea.
Esse seria um exemplar macho |
Um ponto que me deixou CHOCADA foi, justamente, o destino dado à água! Nós percebemos que, à noite, as piscinas eram esvaziadas e, pela manhã, elas estavam cheias novamente. A pessoa ecológica aqui imaginou que houvesse algum reservatório para onde a água iria.
Para minha surpresa, ao conversar com dois funcionários, soubemos que a água era simplesmente liberada sem qualquer tipo de uso posterior.
Gente, isso não pode ser sério! Em um planeta que sofre com uma possível escassez de água, dói demais a gente ver coisas assim acontecendo.Ainda mais no Nordeste do Brasil, onde há regiões de seca absurda!
Fica a sugestão para que os responsáveis pelo local façam um projeto de reuso dessa água. Isso, além de evitar o desperdício absoluto, ainda agrega valor ao empreendimento. Pensem nisso!
Bom, hoje foi um post histórico e de preocupação ecológica, né? Espero que tenha gostado...
Até quarta-feira
Um super beijo
Carolina
Precisando de hotel nessa região? Pesquise e reserve pelo nosso link no Booking.com.
Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão...
Booking.com
Precisando de hotel nessa região? Pesquise e reserve pelo nosso link no Booking.com.
Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão...
Booking.com
Muito bom ja estivi la.
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ExcluirObrigada pela visita!
Abraços,
Carolina