10 julho 2016

Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro

Olááá. Tudo bem? Depois de participar da Ultramaratona dos Anjos, ficamos mais alguns dias em Passa Quatro. Aproveitamos para fazer um tour que eu adoro: passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro. E ele é bem tradicional na cidade. Vamos  conhecer o Trem da Serra da Mantiqueira?

Trem da Serra da Mantiqueira

O famoso Passeio de Maria Fumaça de Passa Quatro, na verdade, chama-se Trem da Serra da Mantiqueira.
Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro
Com a máquina a vapor...
Ele parte da estação de Passa Quatro e é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). 

O destino final é a estação Coronel Fulgêncio. Essa estação está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, próxima ao Grande Túnel. O túnel está na divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais (cidades de Cruzeiro e Passa Quatro, respectivamente). 
Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro
Esse passeio ocorre aos finais de semanas sempre no horário de 10h. Há a possibilidade de um horário extra às 14h30m no sábado, justamente o horário que fizemos. É preciso conferir se haverá esse horário durante o período que você for.
Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro

Nossa experiência no Trem da Serra da Mantiqueira

O trem saiu de Passa Quatro e parou na Estação Manacá, a uns 4 km do local de partida. Aqui havia pessoas vendendo produtos típicos, artesanato e alimentos. 
Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro
Andando nos trilhos na primeira parada...
Essa parada foi estratégica para a preparação da locomotiva para a subida da serra. Ele não utiliza o sistema de cremalheira, mas sobe bem. 


Relembrando que a cremalheira é uma terceira roda dentada, no meio dos trilhos, para tracionar o veículo com mais firmeza por terrenos íngremes (igual àquele em que subimos o Zugspitze, lembra? Não? Sem estresse, vou colocar o link no final do post...

Depois de uns 15 minutos, voltamos ao trem para continuar a viagem. 
Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro
Book na Estação Manacá.
O trem iniciou a subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela até a última parada: estação Coronel Fulgêncio.
Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro

Estação Coronel Fulgêncio

Essa estação está localizada a 1085 metros e fica muito próxima à divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Lá havia uma exposição fotográfica sobre alguns assuntos diferentes:
  • as minisséries que foram filmadas no local. 

São elas: Mad Maria e JK. Não assisti a nenhuma, mas sei que passaram há um tempo;
  • as máquinas e carros recuperados pela ABPF. 

Aqui aproveito para explicar a diferença entre alguns termos usados no transporte ferroviário. 

Os vagões são para transportar carga e os carros para transportar pessoas. 

No entanto, como no Brasil a maior parte do transporte ferroviário é para transportar cargas, então, acaba sendo comum os carros de passageiros serem chamados de vagões também (eeeee, aprendi na disciplina "Transportes" da minha faculdade de Turismo);
  • a Revolução Constitucionalista de 1932. 
Ué, o que essa Revolução tem a ver com o local? Vamos entrar no túnel do tempo... 

No dia 09 de julho (olha que maneiro, ontem!!!!!!), São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista de 1932. A data, transformada em feriado civil em 1997, marcou o início de um dos principais episódios da história do estado. 

A Revolução foi um levante armado da população de São Paulo que, entre os meses de julho e outubro de 1932, combateu as tropas do governo federal. 

A reivindicação central do movimento era a destituição do governo provisório de Getúlio Vargas, que havia assumido o governo através de um golpe dois anos antes, fechando o Congresso Nacional e abolindo a Constituição. 

O levante é chamado de “constitucionalista” porque São Paulo pedia a promulgação de uma nova constituição federal. 

As batalhas aconteceram em vários locais, entre eles, na divisa entre SP e MG, no Túnel da Mantiqueira.
    O Cel Fulgêncio foi justamente o primeiro comandante do 8º Batalhão de Caçadores de MG, atual 8º Batalhão de Polícia Militar, que atuou na região do Túnel da Mantiqueira. 

    Ele morreu em combate e, atualmente, dá nome a uma Medalha do Mérito destinada a agraciar, em diferentes graus, instituições e personalidades civis que tenham prestado relevantes serviços à União dos Militares de Minas Gerais (UMMG).

    Falando em túnel, a ABPF oferece visitação a pé. Eu optei por não ir a esse passeio porque eu queria ver a manobra da locomotiva. 

    Pode me achar doida, mas eu adoro essas coisas voltadas a transportes (foi, inclusive, umas das minhas matérias preferidas na faculdade).
    Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro
    Vendo o vídeo após a manobra do trem
    Após as manobras, que são interessantes para quem nunca viu, o trem parte de volta a Passa Quatro, fazendo uma breve parada na ponte Estrela para fotografias. 
    Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro
    No vídeo abaixo, mostro uma pequena parte de como foi essa manobra da locomotiva...
    Vídeo
    Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

    Apesar de serem apenas 10 km entre a estação inicial e a final, o passeio completo dura duas horas.

    Espero que tenha curtido a viagem... Você gosta de passeios de trem? Qual é o seu preferido? Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!

    Até quarta-feira

    Um super beijo

    Carolina


    Quer mais opções de passeios por Passa Quatro? Confira...


    Procurando hotel em Passa Quatro? Pesquise e reserve seu hotel aqui pelo blog. Você não paga a mais e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão.
    Booking.com

    Receba conteúdo exclusivo

    Assine nossa newsletter



    Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

    Produtos com desconto


    Sobre o Autor:
    Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

    4 comentários:

    1. Oi Carol,
      adoro passeio de trem. Fiz um entre Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal no Trem da Serra.
      O post ficou ótimo.
      Beijo e bons treinos,
      Dani.
      Blog Dani Corredora

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Dani!!!! Sei qual é esse passeio... Quando fui fazer a K21 de Campos do Jordão, eu vi essa opção de passeio, mas como foi tudo corrido (literalmente), não deu para fazer. No entanto, ele parecia ser muito bom...
        Obrigada pela visita!
        Um super beijo e bons treinos...
        Carolina

        Excluir
    2. Aprender História assim fica muito mais prazeroso!!!! ;-) Como diz o ditado... peguei o bonde andando, ou melhor, a locomotiva e além de passear com você, ainda aprendi mais coisas da nossa história de uma forma espetacular!
      Beijos!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. He he he he he, essa é a ideia Ana Paula: mostrar a opção de passeio e ainda informar alguma coisa interessante sobre a história!!! Que bom que está funcionando!!!
        Um super beijo,
        Carolina

        Excluir

    Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
    Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
    Um super beijo...

    Whatsapp Button works on Mobile Device only

    Start typing and press Enter to search