10 agosto 2016

São Lourenço e o Parque das Águas

Olááá! Tudo bem? No dia de São Lourenço, segundo a tradição católica, nada melhor que uma parada na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais. Então, resolvi fazer um post temático, não voltado à religião, mas sim ao turismo mesmo. Vamos conhecer um pouco sobre a cidade mineira de São Lourenço. Vamos lá...

São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil

A cidade faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. São Lourenço recebeu esse nome, porque foi fundada no dia 10 de agosto, o mesmo dia em que o santo católico era reverenciado.

O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas do município. O local mais famoso de lá é o Parque das Águas. No entanto, há passeios para todos os gostos:
  • Trem das Águas;
  • Aldeia Vila Verde (artesanato);
  • Teleférico;
  • Rampa de voo livre da Fazenda Santa Helena;
  • Passeio de balão;
Minha passagem por essa cidade foi meteórica: fui levar meu pai para ver a minha tia que estava doente e voltamos no dia seguinte. Ou seja, nem passei um final de semana completo, he he he. 

Eu queria ter feito o passeio do Trem das Águas (você sabe que adoro passeios de trem, né?). No entanto, não deu MESMO. Pelo menos, consegui visitar o Parque das Águas e achei muito interessante. Então, é sobre ele que falarei agora...

Parque das Águas

O Parque das Águas possui 430 mil m2 de área, com nove fontes de águas minerais, cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais em particular. 

A gente experimentou todas as águas e, inclusive, trouxe um monte de garrafinhas para casa. Bom, depois conto o drama que foram essas águas... 

Confesso que algumas tinham um gosto horrível. A fonte sulforosa ainda oferecia a opção de inalar o vapor. Nossa, bem forte...
Parque das Águas em São Lourenço
Inalação indicada para sinusites e problemas respiratórios
Parque das Águas em São Lourenço
Fonte sulforosa

Parque das Águas em São Lourenço
Fonte Primavera
Parque das Águas em São Lourenço
Fonte Vichy
Há uma parte do parque que é composta por fontes de águas minerais, um balneário, jardins, gramados, alamedas, estradas entre florestas, a Ilha dos Amores e um lago com 90 mil m2 com pedalinhos e barcos para passeios. 

A segunda parte, conhecida como Parque II é mais para lazer, com quadra de vôlei, futebol e quatro duchas de água mineral sulfurosa para banhistas. 

A comunicação entre os dois parque é através de um túnel que passa embaixo da Rua Saturnino da Veiga.

Atualmente o Parque das Águas é administrado pela Nestlé, que além de cuidar de toda a estrutura do parque, também capta, engarrafa e distribui a água de São Lourenço para o Brasil e exterior. 

SIMMMMM, aquela água da marca São Lourenço, que às vezes a gente encontra, vem justamente da Fonte Oriente. Ela é naturalmente gasosa e é engarrafada desde 1890.
Parque das Águas em São Lourenço
Fonte Oriente

Crenoterapia, a cura pelas águas...

O uso das águas minerais com finalidades terapêuticas é utilizado desde a Antiguidade. Ela faz parte do chamado termalismo, que estuda todas as maneiras de utilizar a água como recurso terapêutico. 

A crenoterapia consiste no uso de águas minerais com propriedades consideradas medicamentosas e que podem ser utilizadas para complementar o tratamento de vários problemas de saúde.

O Circuito das Águas de Minas Gerais teve um grande desenvolvimento socioeconômico devido à qualidade e à diversidade das águas minerais procuradas para fins medicinais. 

O próprio Parque das Águas possui um local chamado Balneário que oferece banhos e massagens terapêuticas. Os serviços são pagos e precisam ser agendados, mas para quem está com tempo, é uma boa. 

Há banho turco, limpeza e hidratação de pele, duchas escocesas, aplicação de infravermelho e sauna. Alguns tratamentos mais específicos só podem ser aplicados com orientação médica.

O Parque funciona de segunda-feira a domingo das 8h às 17h20m. A entrada custava R$ 7,00 (em dezembro/2015).


O drama das águas de São Loureço

Como disse, fiquei de contar uma história sobre as águas...

Trouxe um monte de água e tomava indiscriminadamente... Uns dias depois (ainda tomando a água) comecei a sentir um monte de vertigem e fraqueza.

Não entendia o motivo de estar me sentindo daquele jeito, já que não estava fazendo "nada de diferente".

Até que decidi parar de beber a água que havia levado de São Lourenço e qual não foi a minha surpresa quando melhorei e nunca mais tive nada...

Então, se você for utilizar a água, beba com moderação. Ela não é alcoólica, mas pode dar algumas complicações quando ingerida em excesso (disso eu posso falar com propriedade!).
Parque das Águas em São Lourenço
Vista para o lago
Espero que tenha gostado dessa viagem... Vou até beber um pouco de água (normal), porque essa conversa me deu uma sede...


Parque das Águas em São Lourenço
Servido?
Até domingo...

Um super beijo

Carolina

Aqui

Procurando hotel em São Lourenço ou região? Pesquise e reserve seu hotel aqui pelo blog. Você não paga a mais e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão.
Booking.com

Aqui

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim Dani, foi bem corrido, porque a ideia era visitar minha tia mesmo. No entanto, quero voltar uma outra vez, com calma, para fazer o passeio de trem e conhecer mais coisas que a cidade tem a oferecer... Mas gostei bastante desse Parque das Águas.
      Um super beijo e boa semana!
      Carolina

      Excluir
  2. Bom dia Carol.
    Passamos por estas Terras, digo Aguas desde 2010, sabíamos de todos estes poderes e bençãos Naturais, mas, jamais com tanta clareza de detalhes...

    Obrigado

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luiz! Obrigada pela visita e pelo comentário. Trouxe uma pancada de água para casa, mas como bebi demais, tive um efeito maléfico, ha ha ha ha ha. Minha pressão baixou e eu fiquei uns dias tonta. Quando parei de beber as águas, voltei ao normal, ha ha ha ha ha ha... E eu nem acreditei que poderia ser efeito delas quando minha mãe falou (e continuei tomando)..
      Um super beijo...
      Carolina

      Excluir
  3. E adoro São Lourenço !!!!
    Fui muitas vezes com a família!!!!
    Bjs, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Lúcia. Eu só conheci nessa ida meteórica mesmo. Quer ir em outro momento, com mais calma para poder aproveitar os outros passeios...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
    2. *querO (ficou faltando ali em cima, he he he he).
      Super beijo...

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search