04 setembro 2016

Marathon SSQ Lévis-Québec 2016

Olááá! Tudo bem? Continuando na “onda” das corridas que fizemos no Canadá, hoje contarei sobre minha experiência na Meia maratona que faz parte da Marathon SSQ Lévis-Québec. Vamos lá?


Meia Maratona de Quebec

A Meia maratona aconteceu no domingo, dia 28 de agosto, no mesmo dia em que a Maratona e a prova de 10 km. No entanto, as largadas foram em horários diferentes:
  • 7 horas = Meia maratona
  • 7 horas para quem terminaria em até 6 horas = Maratona
  • 7h 30m para quem terminaria em até 5h30m = Maratona
  • 9 horas = Corrida de 10 km.
Meia Maratona de Quebec

Entrega de kits para a Meia Maratona de Quebec

A entrega do kit da Maratona, da Meia e da corrida de 10 km foi na mesma feira que fomos para pegar os kits da Corrida das Estrelas e da Corrida de 5 km. Então, se você já leu, sabe que foi tranquilo, né? Se não leu, vou colocar o link para esses posts ao final deste.


Largada da Meia Maratona de Quebec

Para chegar ao lugar da largada, foram disponibilizados ônibus que saíam de um local próximo à Gare du Palais, a estação de trem de Québec

Como havíamos chegado por ela e havíamos passado em frente várias vezes, foi bem tranquilo para achar. O problema foi o horário: entre 5 horas e 5h45m. 

Claro que peguei logo o primeiro, né? Mas, para isso, saí igual a uma ninja do hotel e caminhei/voei por 2,5 km até o local. A cidade é segura, mas a minha mente não, he he he.
Meia Maratona de Quebec
Muitos ônibus, massss... tinha que ser escolar? Eu estava de férias, he he he...
Tudo foi muito em paz: o embarque e o trajeto. No entanto, estava chuviscando um pouco, mas enfim. Quem está na chuva... é para correr uma meia maratona...
Meia Maratona de Quebec
O café da manhã foi tomado no ônibus...
Madrugamos no local destinado à largada. Aproveitei para tirar umas fotos da Ponte de Québec, o que imaginava ser a atração da corrida.
Meia Maratona de Quebec
Ainda estava bem escuro quando o primeiro ônibus chegou 

Meia Maratona de Quebec
A Ponte de Québec
A largada estava dividida em currais de acordo com o possível tempo de conclusão. Eu estava no terceiro grupo. 
Meia Maratona de Quebec
O coelho vai caracterizado até com rabinho...
O primeiro grupo largou pontualmente às 7 horas e os outros foram sendo liberados a cada três minutos. 

Lá fui eu por uma área residencial com casas lindíssimas e jardins mais ainda. Os moradores estavam nos aplaudindo, tocando sininho e gritando palavras de incentivo. TUDO ISSO ÀS 7 HORAS DA MANHÃ. 
Meia Maratona de Quebec
Muitas paisagens lindas pelo caminho...
Para começar, o que achei interessante (e já tinha notado na corrida de 5 km do dia anterior) foi o fato de a contagem dos quilômetros ser regressiva. Então, em vez de 1, 2, 3 até chegar ao 21 km, a gente já via 20, 19, 18... Confuso no início, mas nada mortal...

No km 19 (2 para a gente), começou uma subidinha, mas nada sofrido também. Eu havia conversado com duas pessoas na feira que tinham dito que essa seria a pior parte do trajeto. Bom, eles não sabiam que o vento contra seria muito pior (mas isso vem depois...). 

Passada a subida, continuamos com as casas bonitas até chegarmos a uma estrada que levaria à Ponte Québec. Mas antes, hidratação. 
Meia Maratona de Quebec

Meia Maratona de Quebec
Caminho para a Ponte Québec
Falando nisso, a hidratação foi quase perfeita. Havia postos de 2 em 2 km. 
Meia Maratona de Quebec
Posto de hidratação antes de entrarmos na ponte.
O único problema? O copo e a quantidade mínima que vinha nele, he he he he... Eu precisava pegar dois para poder ficar feliz. Gatorade também estava sendo distribuído juntamente com esponja, banana e gel (estes três em alguns postos específicos).
Meia Maratona de Quebec
Em um outro momento da prova, com o gel recebido. SUPER doce.


Ponte Québec, um pouco de história

A passagem pela ponte foi incrível. Fiquei lá encantada com a estrutura tão conservada. Depois fui pesquisar e vi que ela teve sua construção finalizada em 1917 e foi inaugurada em 22 de agosto de 1919. 
Meia Maratona de Quebec
Parte da estrutura da Ponte Québec.
Atualmente, ela é protegida pelo patrimônio histórico canadense e une a cidade de Québec à cidade de Lévis, separadas pelo rio São Lourenço. Por isso que a prova tem o nome de Marathon SSQ Lévis-Quebec.
Meia Maratona de Quebec
Saindo da Ponte Québec

Voltando à Meia Maratona de Quebec...

Passada a ponte, tivemos a primeira tenda com banda. Isso foi uma constante até quase o final da prova. E o legal foi que havia vários ritmos, ou seja, estava bom para todos os gostos...
Meia Maratona de Quebec
Primeira de muitas tendas de músicas que viriam... Estava tocando "Eye of the Tiger"

Meia Maratona de Quebec
Nessa era um batuque não identificado...

Meia Maratona de Quebec
Mais um batuque não identificado!

Meia Maratona de Quebec
Um dueto de bateria...
No km 11 (10 para a gente), o vento começou a soprar forte. Mas forte mesmo e, claro, vindo contra... Eu fazia um esforço para correr e tentava chegar perto de alguém para buscar o vácuo, mas foi bem pesado e difícil. 

Tentei me concentrar na paisagem do Rio São Lourenço e da orla por onde passávamos, mas estava tenso...
Meia Maratona de Quebec
Ponte por um outro ângulo...
Meia Maratona de Quebec
Orla do Rio São Lourenço
No km 10 (11), havia o pessoal que iria largar às 9 horas para a prova dos 10 km. Nossa, foi uma festa. 
Meia Maratona de Quebec
No km 10
Passado esse momento, segui bem cansada até o final, mas fui aproveitando a paisagem. Afinal, o dia estava perfeito, sem sol e a chuva tinha ido embora... 
Meia Maratona de Quebec
Trajeto lindo...
Terminei bem feliz com meu resultado, pois estava na caminhada intensa nos passeios durante a viagem (e não consegui treinar...). 
Meia Maratona de Quebec
Quase lá, com algumas pessoas aplaudindo...
Fui receber os alimentos, os brindes e a medalha e... 
Meia Maratona de Quebec
Chegando...
Medalha, ahhhh a medalha... Quando olhei para um dispositivo atrás dela, não acreditei... Ela devia fazer alguma coisa especial, he he he he. 

Quando liberei um plástico que isolava a bateria do dispositivo, eis que a luz se fez! Eu gravei um vídeo com a minha cara de felicidade. Ficou muito doido (como sempre...). Mas deixo um aperitivo para quem não viu no Instagram...


Falando em vídeo, para conferir como foi a Meia Maratona de Quebec, dá uma olhada no vídeo abaixo...


Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

E com a Meia Maratona de Quebec, terminei a minha participação no final de semana intenso com três provas de 26 (ooohhh, dia lindo) a 28 de agosto. 

Depois, foi só a correria para me arrumar para fazer um passeio às Cataratas de Montmorency (link no final deste post). E a medalha brilhante foi junto...
Meia Maratona de Quebec
E vamos brilhar no passeio...
Espero que tenha gostado... Você já participou de várias provas em um mesmo final de semana? Como foi a experiência? Conta aqui nos comentários!!!!

Até quarta-feira (com uma surpresa radical, ohhhh)

Um super beijo

Carolina

Para mais posts sobre o Canadá, confira

Mais posts sobre o final de semana da Maratona de Québec? Veja em:


Mais posts sobre o final de semana da Maratona de Québec? Veja em:


Confira o passeio feito após a Meia Maratona de Quebec às

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Oi Carol,
    acho que vou procurar uma corrida no Canadá para juntar minhas essas paixões, corrida e viagens! Parabéns pelas 3 provas!
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ACHO SUPER VÁLIDO Dani!!!! Ha ha ha ha ha... Tem umas corridas em maio por lá (Vancouver e Ottawa), estou pensando em dar "um pulinho" novamente nesse país lindo, ha ha ha ha... De repente, a gente se encontra por lá (olha que chique!!!).
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Carol, tenho muita vontade de conhecer o Canadá! Já ouvi maravilhas de lá! E lendo o post e vendo as fotos dá aínda mais vontade! Bacana demais esse lugar!
    O melhor de tudo é ver o seu sorriso!! Adoro!!! Ah.. e eu achei tudo essa luzinha na medalha também! rss.. Adoro essas coisas...;-)
    Beijo grande!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, esse destino foi completamente inesperado na minha vida. No entanto, fiquei simplesmente apaixonada pelo Canadá. Quero MUITO voltar outras vezes, porque ainda tem muita coisa interessante para ser vista e ser aproveitada por lá...
      E sobre a medalha, claro que a gente ia amar... A gente ama coisas brilhantes, ha ha ha ha ha...
      Um super beijo...
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search