Olááá! Tudo bem? Na semana passada, estive em Brasília para participar da ASICS Golden Run 21 Km Brasília (BSB). É claro que, mesmo com o tempo corrido, aproveitei para visitar alguns locais da cidade. Eu já conhecia dois deles (Catedral e Torre de TV), mas a “exploração” da Praça dos Três Poderes e a visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional foi novidade. Vamos lá?
Torre de TV de Brasília
A Torre de TV de Brasília foi inaugurada em 1967 (sete anos depois da inauguração da cidade). Possui 244 metros de altura.
A 75 metros de altura, há um mirante com capacidade para 150 pessoas.
Torre de TV à esquerda... |
De lá, é possível ter uma visão privilegiada da Esplanada dos Ministérios, dos Setores Hoteleiros Norte e Sul, do Estádio Nacional de Brasília, do Lago Paranoá, e de outras partes de Brasília e cidades do entorno.
Estádio Nacional de Brasília visto do Mirante da Torre de TV |
Feira da Torre vista do mirante da Torre de TV de Brasília |
Na época em que íamos trabalhar em BSB, a gente costumava tomar café da manhã no hotel observando a fonte (não é, Sabrina?). Agora fizeram uma construção na frente e não há mais a mesma visão...
Fonte luminosa em operação |
Catedral de Brasília
A Catedral de Brasília é, na verdade, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. Ela possui 70 metros de diâmetro e tem a capacidade para abrigar quatro mil fiéis.
Catedral de Brasília |
Como a maioria dos locais de BSB, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze que representam os evangelistas. Há uma rampa que leva ao interior da igreja.
Catedral de Brasília e um dos quatro evangelistas |
Ao final da rampa, chega-se à nave, o corpo principal do templo. No interior da nave, o que chama a atenção são as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.
Eles realmente parecem que estão voando.
No lado esquerdo, há uma coluna branca, bastante alta. É o local do Coro da igreja, cuja parte posterior abriga, na base, uma pequena loja de lembrancinhas e artigos religiosos.
Anjos no teto... |
Parecem flutuar... |
Na parte frontal, há quinze quadros de Di Cavalcanti apresentando as estações da Via Crucis, o caminho percorrido por Jesus, com a cruz.
Perto dessa coluna, é encontrada uma Cruz. Ela é conhecida como Cruz Histórica, pois foi a cruz utilizada na primeira missa oficialmente programada para a inauguração da nova Capital.
Ao lado da Cruz Histórica está a imagem da Pietá, abençoada pelo Papa João Paulo II. É uma réplica da obra de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro, em Roma.
Junto à Pietá está a imagem de Dom Bosco. Ele também é considerado padroeiro de Brasília.
Escultura de Dom Bosco |
A imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.
Por detrás do altar principal, duas escadas, uma de cada lado, conduzem à Cripta. Ela é uma outra capela localizada no subterrâneo.
Aqui é encontrado o negativo da foto do Santo Sudário de Turim (Itália), em tamanho natural.
Não sei, mas desde pequena eu tenho um medo dessa história do Sudário. Sempre passava no Fantástico. Eu via, mas ficava a semana inteira refletindo sobre isso. Coisa de doido, né? Tanto que não quis ficar muito tempo ali não...
A Cripta... |
O Santo Sudário... |
Vitrais mais de perto... |
Fiquei feliz porque a Porta da Misericórdia estava lá na Catedral também. Eu tinha visto muito dessas portas nas igrejas do Canadá, mas não tinha me ligado. Só quando fui escrever o post sobre Québec, que me liguei... Aí já era tarde...
Mesmo não tendo seguido todas as orientações (confissão, eucaristia, reflexão sobre a misericórdia e oração na intenção do Papa), eu atravessei a Porta. Vai que, né?
A Porta da Misericórdia... |
Da Catedral, fomos andando até a Praça dos Três Poderes.
Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes é um espaço aberto localizado entre as sedes dos três poderes do Estado. É lá que são encontrados o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Palácio do Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).
Há uma escultura muito conhecida chamada “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi. No entanto, esse não é o nome não pelo qual ela é tradicionalmente conhecida. Talvez, você já tenha ouvido falar sobre “Os Dois Candangos”. Essa sim é a forma mais usual de chamar essa escultura.
Os Dois Candangos, de Bruno Giorgi |
- a Pira da Pátria: uma construção que abriga no topo uma tocha acesa;
Subida para a Pira da Pátria. Foram quase 60 degraus, he he he ... |
- o Mastro da Bandeira: um monumento de 100 metros de altura que abriga a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo;
Mastro da Bandeira à esquerda e Panteão da Pátria à direita (olhe o formato do Panteão) |
- o Panteão da Pátria: apresenta uma coleção de obras que homenageiam os heróis nacionais. Sua forma sugere a imagem de uma pomba.
Detalhe do Panteão da Pátria |
Agora vamos falar um pouco sobre os três prédios representantes dos três poderes...
Supremo Tribunal Federal (STF)
O prédio situado na praça é usado para solenidades e para as sessões plenárias. Uma escultura, denominada “A Justiça”, é o símbolo do local.
STF e a escultura "A Justiça" na frente dele... |
Palácio do Planalto
É a sede do Poder Executivo. A fachada principal está voltada para a Praça dos Três Poderes.
Palácio do Planalto, no dia da corrida, he he he he... |
Palácio do Congresso Nacional
Aqui temos a sede do Poder Legislativo Federal. O Palácio foi projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As cúpulas dos plenários representam justamente isso: a virada para baixo é o Senado e a virada para cima é a Câmara.
Palácio do Congresso Nacional... |
Visita Guiada no Congresso Nacional
Há uma visita guiada que ocorre todos os dias, inclusive feriados, das 9h às 17h30. Cada grupo sai de 30 em 30 minutos e a visita dura, em média, 50 minutos. A nossa durou 1h15, pois tivemos algumas discussões no grupo devido a divergências políticas...
Antes de a visita começar, a gente foi visitar o Museu Histórico Senador Itamar Franco que fica ao lado do Salão Negro, local de onde partiria o tour.
Também tivemos tempo de escrever um postal com a imagem do Congresso. Eles entregam gratuitamente e o envio também é gratuito para qualquer local do Brasil (bom, já pagamos por isso, né?).
Também tivemos tempo de escrever um postal com a imagem do Congresso. Eles entregam gratuitamente e o envio também é gratuito para qualquer local do Brasil (bom, já pagamos por isso, né?).
De lá, fomos ao Salão Verde, um lugar super movimentado... Por quê? Aqui é o espaço onde os jornalistas entrevistam os parlamentares. Ele é enormeeeee...
Tem jardim interno, maquetes da estrutura do Congresso Nacional (sendo, uma delas adaptada para cegos), muitas esculturas e painéis, além de uma exposição permanente dos Presentes Protocolares do Museu da Câmara. Tais presentes foram oferecidos por chefes de Estado e representações diplomáticas.
Saindo do Salão Verde, fomos para o Salão Azul. É por ali que os senadores acessam o Plenário do Senado. Seguimos até a Praça das Bandeiras. Lá estão expostas a Bandeira do Brasil e as 27 bandeiras das unidades federativas.
Em seguida, fomos a uma parte denominada “Túnel do tempo”. Ele liga o edifício principal ao Anexo 2 do Senado Federal. Está sob a via N1 do Eixo Monumental. Olhaaa que legal... Nós passamos correndo por esse local e eu nem sabia, he he he...
Aqui há uma exposição permanente sobre o senado desde o passado. Passamos pelo Anexo 2 e chegamos ao Plenarinho, com a mobília do antigo Senado.
Aqui há uma exposição permanente sobre o senado desde o passado. Passamos pelo Anexo 2 e chegamos ao Plenarinho, com a mobília do antigo Senado.
Terminada essa parte, voltamos para conhecer o Plenário Ulysses Guimarães. Aqui ficam os deputados. Esse é o palco dos debates relativos aos grandes temas nacionais. São, aproximadamente, 400 assentos para 513 deputados.
Saímos desse plenário e fomos para o Plenário do Senado.
Aqui são sediadas as sessões do Senado. Ele é todo azul, tendo o carpete enfeitado por um funcionário (que acerta os desenhos de 15 em 15 dias). Ele retratou do lado esquerdo a Catedral de Brasília, no centro a Bandeira do Brasil e no lado direito, o Palácio do Congresso Nacional.
Plenário da Câmara dos Deputados |
Plenário do Senado Federal. Detalhe para os desenhos no carpete... |
Plenário do Senado Federal com uma parte do Sol, de Athos Bulcão. |
Arte de Athos Bulcão |
Palácio da Justiça |
Espero que tenha gostado de conhecer um pouquinho mais sobre essa cidade tão linda! Ainda há outros pontos a serem explorados... No entanto, fica para uma próxima vez...
Massssss, a Adriana, do blog Atravessar Fronteiras, pode nos ajudar nessa missão... E o melhor: com atrações gratuitas! No post "Dicas de 10 passseios gratuitos em Brasília" você encontra mais opções sugeridas por ela. Confira!
E aí? Gostou da capital federal? Tem alguma dica? Escreva aqui nos comentários ou compartilhe este post com seus amigos!
Massssss, a Adriana, do blog Atravessar Fronteiras, pode nos ajudar nessa missão... E o melhor: com atrações gratuitas! No post "Dicas de 10 passseios gratuitos em Brasília" você encontra mais opções sugeridas por ela. Confira!
![]() |
Sempre quis tirar foto "nessas letras". |
Um super beijo
Até domingo,
Carolina
Precisa de hotel em Brasília ou em qualquer outro lugar?
Pesquise e reserve seu hotel aqui pelo blog.
Você não paga a mais e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão.
Como diria Renato Russo em Faroeste Caboclo, "Meus Deus mais que cidade linda...".
ResponderExcluirNão é porque é minha cidade não, mas Brasília tem muitas belezas! Não tão lindas quanto as belezas naturais do seu Rio de Janeiro.
Seja bem vinda sempre a capital!
Beijo e bons treinos.
Daniiii... Super concordo com você e com Renato... Acho que são belezas diferentes as do Rio e as de BSB. Eu adoro as duas, he he he he...
ExcluirBoa semana!
Super beijo e bons treinos...
Carolina
É muito legal ver uma narração sob este ponto de vista de Brasília! As notícias que vejo na TV estão totalmente desoladoras, né?! :-(
ResponderExcluirMas as do seu post valeram muito à pena!
Legal demais tudo!
Melhor não nos lembrarmos dessas notícias, porque isso estraga o dia de qualquer pessoa, né? Vamos ficar com a Brasília bonita, cheia de locais interessantes para conhecermos...
ExcluirUm super beijo!!
Carolina