23 novembro 2016

Brasília, visitando a capital do Brasil

Olááá! Tudo bem? Na semana passada, estive em Brasília para participar da ASICS Golden Run 21 Km Brasília (BSB). É claro que, mesmo com o tempo corrido, aproveitei para visitar alguns locais da cidade. Eu já conhecia dois deles (Catedral e Torre de TV), mas a “exploração” da Praça dos Três Poderes e a visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional foi novidade. Vamos lá?

Torre de TV

A Torre de TV de Brasília foi inaugurada em 1967 (sete anos depois da inauguração da cidade). Possui 244 metros de altura.

Torre de TV de Brasília
Torre de TV à esquerda... 
A 75 metros de altura, há um mirante com capacidade para 150 pessoas.  De lá, é possível ter uma visão privilegiada da Esplanada dos Ministérios, dos Setores Hoteleiros Norte e Sul, do Estádio Nacional de Brasília, do Lago Paranoá, e de outras partes de Brasília e cidades do entorno.

Estádio Nacional de Brasília
Estádio Nacional de Brasília visto do Mirante da Torre de TV
Próxima à Torre, é encontrada uma feira, conhecida como Feira da Torre. Lá são vendidos artesanato.

Vista da Torre de TV de Brasília
Feira da Torre vista do mirante da Torre de TV de Brasília
Na frente da Torre, há uma fonte, que decora ainda mais a paisagem. Ela tem 80 metros de diâmetro e dois mil bicos ejetores de água. O jato principal chega a 50 metros de altura. Na época em que íamos trabalhar em BSB, a gente costumava tomar café da manhã no hotel observando a fonte (não é, Sabrina?). Agora fizeram uma construção na frente e não há mais a mesma visão...

Fonte luminosa Brasília
Fonte luminosa em operação
Gostou e quer visitar a Torre? Fique atento aos horários... Ela funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 19h. Já a Feira funciona de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.

Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília é, na verdade, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. Ela possui 70 metros de diâmetro e tem a capacidade para abrigar quatro mil fiéis.
Catedral de Brasília
Catedral de Brasília
Como a maioria dos locais de BSB, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze que representam os evangelistas. Há uma rampa que leva ao interior da igreja.

Catedral de Brasília
Catedral de Brasília e um dos evangelistas.
Ao final da rampa, chega-se à nave, o corpo principal do templo. No interior da nave, o que chama a atenção são as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. Eles realmente parecem que estão voando.

Catedral de Brasília
Anjos no teto...
Catedral de Brasília
Parecem flutuar...
No lado esquerdo, há uma coluna branca, bastante alta. É o local do Coro da igreja, cuja parte posterior abriga, na base, uma pequena loja de lembrancinhas e artigos religiosos. Na parte frontal, há quinze quadros de Di Cavalcanti apresentando as estações da Via Crucis, o caminho percorrido por Jesus, com a cruz. 

Perto dessa coluna, é encontrada uma Cruz. Ela é conhecida como Cruz Histórica, pois foi a cruz utilizada na primeira missa oficialmente programada para a inauguração da nova Capital. 
Catedral de Brasília
A Cruz Histórica
Ao lado da Cruz Histórica está a imagem da Pietá, abençoada pelo Papa João Paulo II. É uma réplica da obra de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro, em Roma. 

Catedral de Brasília Pietá

Junto à Pietá está a imagem de Dom Bosco. Ele também é considerado padroeiro de Brasília.
Catedral de Brasília
Escultura de Dom Bosco
A imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.

Catedral de Brasília
Altar e imagem de N. S. Aparecida à direita.
Por detrás do altar principal, duas escadas, uma de cada lado, conduzem à Cripta. Ela é uma outra capela localizada no subterrâneo. Aqui é encontrado o negativo da foto do Santo Sudário de Turim (Itália), em tamanho natural. Não sei, mas desde pequena eu tenho um medo dessa história do Sudário. Sempre passava no Fantástico. Eu via, mas ficava a semana inteira refletindo sobre isso. Coisa de doido, né? Tanto que não quis ficar muito tempo ali não...

Catedral de Brasília
A Cripta...

Catedral de Brasília
O Santo Sudário...
Ao subir as escadas, os vitrais com desenhos coloridos da vitralista francesa Marianne Peretti podem ser apreciados mais de perto. 

Catedral de Brasília
Bem pertinho dos vitrais...
Ficou interessado e quer visitar? A catedral está aberta todos os dias para visitas, com exceção dos horários de missa.

Fiquei feliz porque a Porta da Misericórdia estava lá na Catedral também. Eu tinha visto muito dessas portas nas igrejas do Canadá, mas não tinha me ligado. Só quando fui escrever o post sobre Québec, que me liguei... Aí já era tarde... Mesmo não tendo seguido todas as orientações (confissão, eucaristia, reflexão sobre a misericórdia e oração na intenção do Papa), eu atravessei a Porta. Vai que, né?

Porta da Misericórdia
A Porta da Misericórdia...
Da Catedral, fomos andando até a Praça dos Três Poderes.

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes é um espaço aberto localizado entre as sedes dos três poderes do Estado. É lá que são encontrados o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Palácio do Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

Há uma escultura muito conhecida chamada “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi. No entanto, esse não é o nome não pelo qual ela é tradicionalmente conhecida. Talvez, você já tenha ouvido falar sobre “Os Dois Candangos”. Essa sim é a forma mais usual de chamar essa escultura.
Os Dois Candangos, de Bruno Giorgi
Os Dois Candangos, de Bruno Giorgi
Na Praça dos Três Poderes também são encontrados:
  • a Pira da Pátria: uma construção que abriga no topo uma tocha acesa;
Pira da Pátria
Subida para a Pira da Pátria. Foram quase 60 degraus, he he he ...
  • o Mastro da Bandeira: um monumento de 100 metros de altura que abriga a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo;
Panteão da Pátria e Mastro da Bandeira
Mastro da Bandeira à esquerda e Panteão da Pátria à direita (olhe o formato do Panteão)
  • o Panteão da Pátria: apresenta uma coleção de obras que homenageiam os heróis nacionais.  Sua forma sugere a imagem de uma pomba.
Panteão da Pátria
Detalhe do Panteão da Pátria
Agora vamos falar um pouco sobre os três prédios representantes dos três poderes...

Supremo Tribunal Federal (STF)

O prédio situado na praça é usado para solenidades e para as sessões plenárias. Uma escultura, denominada “A Justiça”, é o símbolo do local.


Supremo Tribunal Federal
STF e a escultura "A Justiça" na frente dele...

Palácio do Planalto

É a sede do Poder Executivo. A fachada principal está voltada para a Praça dos Três Poderes.
Palácio do Planalto
Palácio do Planalto, no dia da corrida, he he he he...

Palácio do Congresso Nacional

Aqui temos a sede do Poder Legislativo Federal. O Palácio foi projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As cúpulas dos plenários representam justamente isso: a virada para baixo é o Senado e a virada para cima é a Câmara.

Palácio do Congresso Nacional
Palácio do Congresso Nacional...
Há uma visita guiada que ocorre todos os dias, inclusive feriados, das 9h às 17h30. Cada grupo sai de 30 em 30 minutos e a visita dura, em média, 50 minutos. A nossa durou 1h15, pois tivemos algumas discussões no grupo devido a divergências políticas...

Antes de a visita começar, a gente foi visitar o Museu Histórico Senador Itamar Franco que fica ao lado do Salão Negro, local de onde partiria o tour. Também tivemos tempo de escrever um postal com a imagem do Congresso. Eles entregam gratuitamente e o envio também é gratuito para qualquer local do Brasil (bom, já pagamos por isso, né?).

Palácio do Congresso Nacional
Postal enviado...
Saímos do Salão Negro e fomos ao Salão Nobre. Esse é o local onde o presidente da Câmara dos Deputados recepciona chefes de Estado ou de Governo, em visita oficial. De lá, fomos ao Salão Verde, um lugar super movimentado... Por quê? Aqui é o espaço onde os jornalistas entrevistam os parlamentares. Ele é enormeeeee... Tem jardim interno, maquetes da estrutura do Congresso Nacional (sendo, uma delas adaptada para cegos), muitas esculturas e painéis, além de uma exposição permanente dos Presentes Protocolares do Museu da Câmara.  Tais presentes foram oferecidos por chefes de Estado e representações diplomáticas.

Saindo do Salão Verde, fomos para o Salão Azul. É por ali que os senadores acessam o Plenário do Senado. Seguimos até a Praça das Bandeiras. Lá estão expostas a Bandeira do Brasil e as 27 bandeiras das unidades federativas.

Em seguida, fomos a uma parte denominada “Túnel do tempo”. Ele liga o edifício principal ao Anexo 2 do Senado Federal. Está sob a via N1 do Eixo Monumental. Olhaaa que legal... Nós passamos correndo por esse local e eu nem sabia, he he he... Aqui há uma exposição permanente sobre o senado desde o passado. Passamos pelo Anexo 2 e chegamos ao Plenarinho, com a mobília do antigo Senado.

Terminada essa parte, voltamos para conhecer o Plenário Ulysses Guimarães. Aqui ficam os deputados. Esse é o palco dos debates relativos aos grandes temas nacionais. São, aproximadamente, 400 assentos para 513 deputados. 

Plenário da Câmara dos Deputados.
Plenário da Câmara dos Deputados
Saímos desse plenário e fomos para o Plenário do Senado. Aqui são sediadas as sessões do Senado. Ele é todo azul, tendo o carpete enfeitado por um funcionário (que acerta os desenhos de 15 em 15 dias). Ele retratou do lado esquerdo a Catedral de Brasília, no centro a Bandeira do Brasil e no lado direito, o Palácio do Congresso Nacional. 

Plenário do Senado Federal.
Plenário do Senado Federal. Detalhe para os desenhos no carpete...

Plenário do Senado Federal.
Plenário do Senado Federal com uma parte do Sol, de Athos Bulcão.
Ao olharmos para cima, vemos uma imagem de um Sol, feita por Athos Bulcão. Gostei dessa arte...
Arte de Athos Bulcão
Arte de Athos Bulcão
A visita ao Palácio do Congresso Nacional acabou, mas ainda fomos tirar uma foto em frente ao Palácio da Justiça, antes de irmos embora.

Palácio da Justiça
Palácio da Justiça

Essa viagem, mesmo sob muita chuva, “rendeu” bastante. Esses passeios aqui citados não tiveram a presença dos nossos amigos Barbara e Diego. Entretanto, aproveito para agradecê-los, mais uma vez, pela super disponibilidade nos outros dias.

Espero que tenha gostado de conhecer um pouquinho mais sobre essa cidade tão linda! Ainda há outros pontos a serem explorados... No entanto, fica para uma próxima vez...


Eu amo Brasília
Sempre quis tirar foto "nessas letras".

Um super beijo

Até domingo,

Carolina


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Como diria Renato Russo em Faroeste Caboclo, "Meus Deus mais que cidade linda...".
    Não é porque é minha cidade não, mas Brasília tem muitas belezas! Não tão lindas quanto as belezas naturais do seu Rio de Janeiro.
    Seja bem vinda sempre a capital!
    Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniiii... Super concordo com você e com Renato... Acho que são belezas diferentes as do Rio e as de BSB. Eu adoro as duas, he he he he...
      Boa semana!
      Super beijo e bons treinos...
      Carolina

      Excluir
  2. É muito legal ver uma narração sob este ponto de vista de Brasília! As notícias que vejo na TV estão totalmente desoladoras, né?! :-(
    Mas as do seu post valeram muito à pena!
    Legal demais tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor não nos lembrarmos dessas notícias, porque isso estraga o dia de qualquer pessoa, né? Vamos ficar com a Brasília bonita, cheia de locais interessantes para conhecermos...
      Um super beijo!!
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search