05 abril 2017

Media Maraton del Glaciar

Olááá! Tudo bem? No próximo sábado, acontecerá a Media Maraton del Glaciar (Meia Maratona do Glaciar). Eu AINDA não tive a oportunidade de participar dessa prova, mas minha amiga Tatiana Perim sim! Então, hoje o espaço aqui no blog é dela na série “Eu não fui, mas minha amiga foi”. Vamos lá?

“A ideia de correr na Patagônia Argentina surgiu no segundo semestre de 2015, quando estávamos programando nosso calendário de corridas e viagens para 2016. Meu marido foi o responsável por encontrar na internet uma propaganda dessa corrida.

A Meia Maratona do Glaciare (Media Maraton del Glaciar) ocorre no Parque Nacional Los Glaciares, próximo à cidade de El Calafate. Esse parque é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1981.

Parque Nacional Los Glaciares
Parque Nacional Los Glaciares
O Parque Nacional Los Glaciares localiza-se na região da Patagônia Argentina, no sudoeste da Província de Santa Cruz, sendo o segundo maior do país. Foi instituído pelo governo em 1937 e batizado “Los Glaciares”, pois a área do parque nacional abriga inúmeros glaciares. 

Na verdade, o parque abriga quase a metade dos 2.600 quilômetros quadrados do Campo de Gelo Patagônico. Depois dos que são encontrados na Antártida, os que aqui estão são os maiores do mundo.

No entorno do exuberante Lago Argentino encontram-se o Glaciar Perito Moreno, o Glaciar Spegazzini, o Glaciar Upsala e o Glaciar Onelli.


Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno

A estrela local é a imponente geleira Perito Moreno, a 78 quilômetros de El Calafate. São cinco quilômetros de largura em sua parte frontal e pontos que chegam a atingir 60 metros de altura. Entretanto, devido ao aquecimento global, sua área está diminuindo. 

O espetáculo mais esperado são os barulhentos desprendimentos de gelo sobre as águas do Canal de los Témpanos, fenômeno garantido pelos constantes avanços e retrocessos de seu território. Há três formas de apreciar a geleira dos mais diferentes ângulos: por água, com barcos que se aproximam dos paredões gelados; em terra firme, através das sete passarelas; e fazendo o trekking sobre o gelo.


Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno

El Calafate

Viajamos no dia 06 de abril para Buenos Aires. Depois do transfer para o aeroporto conhecido como Aeroparque, seguimos para El Calafate.

El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, na Argentina, próximo à fronteira com o Chile. É a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares e sua maior atração é justamente conhecer o Parque Nacional. Isso pode ser feito com a contratação de empresas que fazem vários passeios.

O nome El Calafate vem do arbusto Berberis microphylla, que nasce na região e que produz uma pequena fruta da qual se fazem doces, licores e geleias.

El Calafate possui clima frio, com média anual de sete graus Celsius, temperaturas máximas por volta dos treze graus e mínimas por volta dos dez graus abaixo de zero.

Media Maraton del Glaciar

A corrida aconteceu no dia 9 de abril, o que nos deu a oportunidade de conhecer algumas atrações locais.

A entrega dos Kits ocorreu num hotel na cidade de El Calafate e, no dia da corrida, havia transporte ida e volta, com saída do mesmo hotel rumo ao Parque Nacional.

Meia Maratona do Glaciar

Felizmente, foi um dia de sol, pois a sensação térmica era muito baixa. Jamais em uma corrida senti tamanho desconforto, mas a beleza do parque é algo extraordinário, o que torna a corrida fantástica. A possibilidade de correr vendo as geleiras “azuis” (efeito visual) parece algo de cinema.


Meia Maratona do Glaciar

É recomendado o uso de duas camadas de roupa para a corrida. No caso da parte superior, camisa manga curta, manguito e, por cima, outra camisa manga longa. Já na inferior, calça comprida compressiva com meia compressiva e bermuda por cima da calça (em se tratando de homens). Também indico protetor de orelhas, que pode ser feito por uma bandana que também protege o pescoço.

Meia Maratona do Glaciar

A temperatura da corrida não estava abaixo de zero, mas em áreas de sombras – curtas – ou em momentos de vento, a sensação térmica muda drasticamente tornando essas precauções de agasalhamento fundamentais.

Meia Maratona do Glaciar

O piso é asfalto, de boa qualidade, e a altimetria é praticamente zero  com pequenas elevações seguidas de descidas.

Houve boa estrutura de hidratação e de banheiro, além do bom apoio do staff durante todo o percurso.

Recomendo essa prova e, após a corrida, estendemos a viagem ao fim do mundo – Ushuaia. Mas isso fica para uma próxima conversa”.

Tatiana Perim

Que legal! Obrigada, mais uma vez, Tatiana por compartilhar conosco suas experiências em corridas pelo mundo.

Espero que você, querido leitor, tenha gostado dessa corrida e se motivado a participar. Nem preciso dizer que isso aconteceu comigo, né? He he he he...

Até domingo,

Um super beijo


Carolina
Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

26 comentários:

  1. Uai, não sou amante da corrida, mas com esse cenário hein? Até dá vontade... Eu amei conhecer o Glaciar Perito Moreno e indico para todos - não deixe de ir uma vez, ao menos, na vida. Muito legal o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super vale a pena, né? Eu não conheço o Glaciar Perito Moreno, mas fiquei com muita vontade de visitar. Achei esse lugar incrível...
      Obrigada pela visita e pelo comentário...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  2. Carol!!!Obrigada pela oportunidade.
    Muito bom participar do seu blog.Uma honra!!
    Grande bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A honra é toda minha, querida Tati!!!
      Sinta-se sempre convidada a escrever sobre suas aventuras ao "Viajar correndo"...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  3. Adorei o nome da série!
    Também não sou do tipo que corre, mas esse lugar, indescritível ein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eloah! Já que eu não fui, nada mais justo que o(a) amigo(a) que foi contar para a gente, né? E eu acabo me inspirando com os relatos e ficando com vontade de ir também, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  4. Sua amiga Tatiana não poderia ter escolhido um cenário mais lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Cristina! Adorei também... E olha que ela me convidou para ir, mas não pude... Perdi, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  5. Que loucura hein! Eu queria muito entrar nesse pique. Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só começar Rozembergue!!!!
      E quando já estiver nele, pode se sentir convidado para mandar seu relato para o "Eu não fui, mas meu amigo foi", he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  6. Uou! Que destino mais peculiar para uma corrida! Estes cenários devem dar um "up" quando o cansaço bate haha!

    Muito massa este post!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses cenários funcionam como verdadeiros "energéticos", Flávio!
      Que bom que gostou do post!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  7. incrível roteiro, a Patagônia é esse tipo de lugar mágico que fica na mente de todos os viajantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Flávia! Eu tenho muita vontade de conhecer essa região!!!
      Obrigada pelo comentário!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  8. Quanta coragem!!!! Tenho muita vontade de conhecer o Glaciar (e vou esperar o Léo crescer para irmos juntos), mas ir até o fim do mundo para correr.... quanta disposição (orgulho master de quem faz! hahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal Juliana! Com certeza, ele irá adorar!!!
      E sobre ir até o final do mundo para correr: somos todos loucos, ha ha ha ha...
      Um super beijo e obrigada pela visita!!!
      Carolina

      Excluir
  9. Correr nesse frio ainda não é comigo, mas conhecer essas paisagens maravilhosas que foram pano de fundo dessa corrida, estão nos meus planos certamente!!!! quem sabe embreve? adorei, nunca ouvi falar nessa corrida e achei super legal a ideia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha! Eu imagino que o frio não seja realmente fácil. Nunca corri com tanto frio assim... Mas a paisagem compensa tudo, né? Tomara que você possa ir em breve mesmo... Deve ser muito lindo esse local "ao vivo"!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  10. Caramba, que incrível, Calafate já deve ser um sonho, correr nesse cenário então... deve ser fantástico. Parabéns pelo post, e pela coragem de sua amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francisco!!! Eu também acho que deva ser maravilhoso (e bem frioooooo). Já deixei essa prova na lista para o futuro, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  11. Lugar maravilhoso, morro de vontade de conhecer, mas confesso que não sou muito animada correr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Deisy, vai só para conhecer mesmo. Não precisa correr não... Nós é que somos doidinhos e sempre colocamos uma corrida no caminho ou uma viagem no meio de uma corrida, he he he...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  12. Não gosto muito de correr não... mas... que visual eim! Lindooooo
    To querendo passar as férias por ai =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa correr não Dih! Vai e aproveita o visual de uma forma mais tranquila. Nós é que gostamos de visitar os lugares correndo, he he he...
      Abraços
      Carolina

      Excluir
  13. Valeu Tati!
    Realmente foi uma experiência muito legal e aguardada.
    Conhecemos outros lugares dessa parte do mundo e El Calafate está entre as mais belas.
    Faço apenas uma ressalva.
    Aquela foto minha fazendo careta poderia ter sido abortada!!! rsrsrs
    Carol, seu blog está sensacional!
    Em breve post da Maratona de Veneza, deixa comigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Délio!!!!!! Primeiro: a foto tinha que ser colocada para que o senhor PARE de fazer caretas nas fotos, ha ha ha... Segundo: super obrigada pelo elogio. Saiba que você e Tati têm uma parcela no sucesso do blog. Afinal, vocês foram grandes incentivadores e sempre estão por aqui comentando, escrevendo posts e interagindo... E para finalizar: vou cobrar sobre a Maratona de Veneza!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search