MENU

Maratona de Ottawa, pelas ruas da capital do Canadá

Maratona de Ottawa, pelas ruas da capital do Canadá

Olááá! Tudo bem? Hoje teremos a Maratona de Ottawa por Marcelo Jacoto em mais um artigo da série “Eu não fui, mas meu amigo foi”.

Hoje foi o dia da edição 2017 dessa prova e Marcelo fez essa corrida no ano passado. Vamos lá? Com vocês, Marcelo…

Maratona de Ottawa
Medalhas de Marcelo

Maratona de Ottawa: distâncias para todos os gostos e limites

“Você quer correr uma prova internacional, mas ainda não se sente preparado para encarar 42.195 metros? 

A cidade de Ottawa oferece a opção de meia maratona

Está acompanhando um amigo ou familiar e quer fazer parte da festa? É possível se inscrever nos 10 km!

Nunca correu na vida? Não seja por isso!

É possível dar os primeiros passos nos 5 ou nos 2 km, além de uma corrida da amizade festiva e gratuita de véspera. 

Viaja com os filhos? A garotada também pode correr, por que não?

Prefere a clássica distância da maratona? Há também os 42 km, claro!

Maratona de Ottawa
Mapa com todos os percursos e patrocinadores da Tamarack Ottawa Race

Quando acontece a Maratona de Ottawa?

Ela é realizada sempre no último fim de semana do mês de maio, durante o verão canadense (e com temperaturas com as quais estamos bem acostumados).

Maratona de Ottawa
Propaganda do evento Tamarack Ottawa Race Weekend

Em 2016, o evento conhecido como um “fim de semana de corridas” reuniu aproximadamente 40 mil participantes, sendo:

  • 3443 participantes na distância dos 2 km;
  • 734 crianças na corrida infantil;
  • 7644 corredores nos 5 km;
  • 10525 pessoas nos 10 km;
  • 11633 na meia maratona;
  • 4369 maratonistas nos 42.195 metros. 

A maratona, a meia e a corrida infantil foram realizadas no domingo 29 de maio, enquanto as demais provas ocorreram ao longo do sábado 28/05.

Todas com largada e chegada próximas à Prefeitura da cidade. 

Ainda no sábado houve a realização de um jantar de massas oficial no hotel Marriott.

Uma prova tranquila…

A “Tamarack Ottawa Race Weekend” é uma ótima opção para quem planeja correr uma prova de percurso tranquilo.

Além de visitar um destino que também é próximo de outras cidades turísticas do leste canadense, tais como Montreal, Quebec e Toronto.

A organização estabeleceu largada em ondas para os 5 km, 10 km e meia maratona. 

Maratona de Ottawa
Largada em ondas paras as corridas…

Durante três dias, a Prefeitura recebeu os corredores de braços abertos, com palco para shows dos mais diversos estilos, banheiros químicos, guarda-volumes e alguns “food trucks”. 

Justificando sua classificação “Gold” junto à IAAF, a Maratona de Ottawa primou pela organização durante todas as fases do evento.

Entrega de kits e feira da Maratona de Ottawa

O local escolhido para a entrega dos kits e a feira da maratona foi o Shaw Centre, um complexo de exposições localizado em uma área central, turística e de fácil acesso. 

Os kits foram disponibilizados durante três dias no 3°andar do Shaw Centre, enquanto o piso superior foi reservado para uma feira de médio porte.

Maratona de Ottawa
Entrega de kits no Shaw Centre

Na conferência de inscrição na listagem do mural, havia até lupas e “post its” para os corredores localizarem e anotarem o número de peito. 

Maratona de Ottawa

Vale ressaltar que todas as informações estão disponíveis em inglês e francês, pois Ottawa faz parte da província de Ontário (cuja colonização predominante é a inglesa) e faz divisa com Gatineau (cidade da província de Quebec, que tem fortes raízes francesas). 

Maratona de Ottawa

A feira da maratona oferece o merchandising oficial das provas, além de tênis, material esportivo, acessórios, suplementos e estandes de outras maratonas (em sua maioria, de provas canadenses – Toronto, Niagara Falls, Montreal, Edmonton, Vancouver, Quebec – e norte-americanas).

Infelizmente, com o atual câmbio, não foi possível aproveitar grandes ofertas.

Maratona de Ottawa
Entrada da Expo

Tour para reconhecimento de percurso

Inscrito na maratona, fui à feira duas vezes.

Na segunda vez (sábado), fiz o tour gratuito de ônibus pelo percurso da maratona.

Em uma hora, foi possível avaliar todo o trajeto, a altimetria, os pontos mais isolados, tudo com comentários de uma guia local. 

Maratona de Ottawa
Ticket para o tour gratuito de ônibus pelo percurso da Maratona

Corrida de 5 km

Logo após, no final da tarde, fui para a largada dos 5 km para “desenferrujar” para o dia seguinte.

Na concentração, o que mais me chamou a atenção foi a presença de muitas crianças dentre os participantes.     

Maratona de Ottawa
Largada para os 5 km

O percurso foi tranquilo, passando em frente ao Parlamento, à estátua do mítico corredor Terry Fox, em frente ao emblemático hotel Fairmont Château, além de algumas ruas do centro, finalizando às margens do rio Rideau

Na chegada, um kit pós-prova bem farto foi entregue aos corredores. 

Maratona de Ottawa
Passando em frente ao Parlamento
Maratona de Ottawa
Estátua de Terry Fox

A concentração de pessoas vindas da retirada do kit e para a largada dos 10 km transformou a chegada dos 5 km em uma grande e animada festa. 

Maratona de Ottawa
Após a corrida de 5 km

10 km

Já quase no início da noite, enquanto me encaminhava para o ByWard Market (uma região agradável e com muitas opções gastronômicas), presenciei muitas pessoas indo para a largada dos 10 km. 

Apesar de ser a capital do Canadá, Ottawa é uma cidade tranquila, com “clima de interior”, e estava bem agitada e tomada por corredores naquele fim de semana.

Maratona de Ottawa
Corredores dos 10 km

Temperatura na Maratona de Ottawa

Vale destacar que, na véspera da meia e da maratona, os termômetros subiram muito, passando dos 30° C (temperatura muito alta para o padrão canadense).

Isso gerou muita preocupação dos atletas, uma vez que a organização da prova chegou a cogitar o cancelamento dos eventos de domingo.   

Felizmente, no final do dia, a meia e a maratona foram mantidas e a organização decidiu por antecipar a largada da meia em uma hora, reforçar a quantidade de postos de hidratação pelo percurso, além de colocar alertas acerca das condições climáticas ao longo de toda a prova. 

O horário da largada da maratona (7 horas da manhã) não precisou ser alterado.

O dia da Maratona de Ottawa

No dia da maratona, a temperatura esteve mais amena no início da manhã. 

Após a execução “a capella” do hino “O Canada”, foi dado início à maratona na Rua Elgin, uma das principais vias da cidade. 

A exemplo do percurso dos 5 km, o início do percurso acompanhou as margens do canal Rideau, passando ao lado do estádio TD Place, que abriga o time de futebol do “Ottawa Fury“.   

Ainda no início da prova, visualizei o marcador de ritmo de “4 horas” (ele estava correndo descalço!) e não desgrudei mais do grupo que o acompanhava. 

Havia dois tipos de marcadores de ritmo: os que mantêm um ritmo constante durante toda a maratona, e os que alternam o trote e a caminhada dentro de um intervalo de tempo.  

Após os primeiros cinco quilômetros, o percurso da maratona se distanciou do centro de Ottawa, passou pelo bairro de “Little Italy” e seguiu por áreas sem muito movimento, em direção à Gatineau, cidade vizinha à Ottawa. 

No 9° quilômetro, conheci o colega Eduardo Chachamovich, brasileiro radicado em Montreal, que me acompanhou até a chegada e foi fundamental na manutenção do meu pace durante a maratona. 

Dentre os participantes, a grande maioria era oriunda de outras cidades do Canadá ou dos Estados Unidos.  

Já quase na segunda metade da prova, passamos em frente ao “War Memorial Museum” e adentramos à cidade de Gatineau, permanecendo por 5 km no território da província de Quebec. 

Retorno a Ottawa

No retorno à Ottawa, os destaques foram o imperdível Museu da Civilização e a emblemática Ponte Alexandra (com uma bela vista do canal de Rideau e do Parlamento), já na altura do 25° km, com uma leve subida que culmina na praça onde estão localizados a Galeria Nacional de Belas Artes da cidade e a Catedral de Notre Dame.   

É nesse momento que os atletas da maratona e da meia se separam, sendo que os corredores dos 21 km seguem para os quilômetros finais no centro da cidade, enquanto os maratonistas encaram o trecho mais difícil em New Edinburgh, com várias subidas, em um setor mais isolado, apenas com parques, ciclovias e imponentes embaixadas.   

São quase 10 km em que a concentração e a força mental são fundamentais, haja vista o total de quilometragem percorrido, além do aumento da temperatura. 

No meu caso, foi extremamente difícil manter o ritmo a fim de perseguir o marcador de ritmo das 4 horas. 

Amenizando o calor…

O calor foi amenizado pelos moradores locais, que faziam questão de apoiar os maratonistas ligando seus irrigadores de jardim ou dando um banho de mangueira nos corredores. 

Os postos de hidratação também não deixaram a desejar.  

O retorno para o centro de Ottawa ocorreu na altura do 38° km, pela Sussex Drive, a maior avenida da cidade, passando por pontos turísticos como a Casa da Moeda (Royal Mint), a escultura “Maman” (uma aranha gigante), o Major’s Hill Park e, novamente, a Galeria Nacional de Belas Artes e a Catedral de Notre Dame.   

Após uma leve subida pela Sussex, o maratonista recebe o entusiasmo e o apoio do público para finalizar o percurso na região do Shaw Centre e do canal Rideau, com repetição de percurso nos últimos dois quilômetros. 

A chegada é festiva e a dispersão, tranquila e organizada. 

Maratona de Ottawa
Dispersão
Maratona de Ottawa
Medalhas da Maratona (vermelha) e da Meia Maratona (branca)
Maratona de Ottawa
Medalha dos 10 km

Os kits pós-prova e a linda medalha são entregues no Confederation Park e o encontro dos corredores com amigos e familiares é feito no pátio da Prefeitura. 

Maratona de Ottawa
Medalhas de todas as provas

Sub-4h na Maratona de Ottawa

Embora tenha me esforçado para manter o ritmo, “bati na trave” no objetivo de conseguir um tempo de “sub 4 horas”, finalizando a maratona em exatas 4 horas e 46 segundos de tempo líquido. 

Maratona de Ottawa
Chegada de Marcelo na Maratona de Ottawa

Porém, fiquei muito satisfeito por participar de um evento muito bem organizado e de percurso tranquilo, cuja principal marca é a boa organização.”

Maratona de Ottawa

Marcelo Jacoto


Reflexões finais…

Parabéns pela prova Marcelo!

Muito obrigada por seu relato.

Eu não participei dessa corrida, mas, ao ler o seu texto, me senti novamente em Ottawa.

E isso foi muito bom! Obrigada again!  

Espero que você tenha gostado do post escrito pelo Marcelo e, quem sabe, se animado para ir ano que vem. 

Eu fui a Ottawa no ano passado também e fiquei MUITO apaixonada pela cidade.

Tanto que queria voltar para participar dessa corrida este ano, já que é um ano importante para o Canadá: são 150 anos de sua independência.

No entanto, não foi desta vez… 

Caso você queira ler mais sobre esse país, confira os artigos sobre o Canadá .

Hoje eu fico por aqui!

Um super beijo e até a próxima,

Carolina


Para ler mais sobre provas maneiras que amigos correram confira no Eu não fui, mas meu amigo foi

Precisando de hotel em Ottawa? Pesquise e reserve pelo Booking.com


Conheça os serviços e produtos Viajar correndo

Gostou? Compartilhe!

ÍNDICE

Pesquise no Blog
Assuntos do Blog
Reserve seu Hotel
Booking.com
Reserve seu Tour
Parceiros do Blog
Fazemos Parte
Newsletter

Assine a newsletter mensal para receber novidades sobre o mundo das viagens tradicionais e das viagens para correr. 

Super beijo, 

assinatura online
Deixe seu comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post… Seus comentários são super bem-vindos…

Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Um super beijo…

assinatura online 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai adorar:
Meia Maratona de Buenos Aires Medalha
Corrida

Meia Maratona de Buenos Aires

Confira como foi a Meia Maratona de Buenos Aires na visão do Viajar correndo e anime-se para participar também.