A Esfinge de Gizé é uma figura mítica do Egito. Ela causa muita curiosidade e muito fascínio nos seres humanos. Mas, o que é uma esfinge?
O que é uma esfinge?
A esfinge é uma criatura mítica com corpo de leão e cabeça humana. No caso da Esfinge de Gizé, o rosto representa o Faraó Quéfren.
Ela possui esse nome por estar localizada em Gizé, no Egito.
![]() |
Decifra-me ou te devoro... |
A origem da palavra Esfinge é grega. Ela não foi usada originalmente pelos egípcios. Para estes, ela era conhecida como Hor-em-akht, “Horus na Horizontal” ou Bw-Hol, “Lugar de Horus”.
A Esfinge de Gizé
Suas dimensões são grandiosas... 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura. Isso faz com que receba o título de a maior estátua feita de monólito no mundo.
Por estar sobre um terreno instável, o corpo da Esfinge de Gizé foi enterrado várias vezes pela areia durante os últimos mil anos.
Por estar sobre um terreno instável, o corpo da Esfinge de Gizé foi enterrado várias vezes pela areia durante os últimos mil anos.
As tentativas de escavação começaram em 1400 aC, pela ação de Tutmés IV. Depois, meu querido Ramsés II levou adiante uma segunda escavação.
Todo o monumento foi finalmente escavado entre 1925 e 1936, durante escavações lideradas por Émile Baraize.
E quando a Esfinge de Gizé foi construída?
Como vimos, a Esfinge de Gizé é uma das maiores e mais antigas esculturas do mundo. Entretanto, há muito se especula sobre a data correta de sua construção. Além disso, também é questionada a identidade de seu construtor.
O que a Egiptologia Moderna considera é que a Esfinge de Gizé foi construída por volta do ano 2500 a.C. para o faraó Quéfren, o construtor da Segunda Pirâmide de Gizé.
O motivo de sua construção também não é um consenso entre os especialistas. Todas essas dúvidas geraram a visão popular dos "Enigmas da Esfinge".
Os enigmas da Esfinge de Gizé
Na verdade, a Esfinge sempre esteve rodeada por mistérios e enigmas. Há até uma profecia que relata a existência de uma câmara secreta sob a pata direita da Esfinge de Gizé, que conduz à entrada da Tumba dos Arquivos.
Outro enigma da Esfinge está na erosão em seu corpo. Ao contrário dos outros monumentos existentes em Gizé, a Esfinge possui marcas causadas pela erosão da água.
Isso pode ser constatado através de marcas diferenciadas. No caso da erosão causada pelo vento e pela areia, as marcas são horizontais. Na Esfinge de Gizé são encontradas marcas verticais, típicas das provocadas pela água.
Mais uma discussão envolvendo a Esfinge de Gizé é a questão do seu nariz. Uns dizem que ele foi destruído pelas tropas de Napoleão Bonaparte e outros que foram pelos turcos.
Parece que tudo isso é lenda. Desenhos feitos no período pré-napoleônico revelaram que o nariz já estava perdido antes da chegada dos franceses.
Encontrando a Esfinge de Gizé
Tive dois encontros com essa maravilha. Na primeira vez, fiquei tão extasiada que nem notei certos detalhes que percebi na segunda experiência.
O principal deles foi que a esfinge possui um rabinho! Gente, eu nunca tinha pensado sobre isso... Ninguém fala do rabinho da esfinge. Eu achei isso fantástico.
Também adorei as patinhas dela. Tudo muito bem detalhado, uma coisa linda!
Bom, espero que tenha gostado dessas curiosidades sobre a Esfinge de Gizé.
Até amanhã!
Um super beijo,
Carolina
Pesquise e reserve aqui o seu hotel no Egito ou qualquer outra localidade...
Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão do Booking.
Postar um comentário
Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...