Olááá! Tudo bem? Durante o Blogando no Vale Europeu tivemos a oportunidade de visitar o Museu Hering. Além de muita história, ainda interagimos com teares e atividades lúdicas. No final do post tem um vídeo também... Vamos lá?
A Hering é uma marca muito presente na vida dos brasileiros. São mais de 130 anos de história...
Nem vou dizer que na adolescência eu tinha muitas camisetas Hering. Aparecia uma cor diferente, lá ia Carolina comprar, he he he.
Uma visão da chegada ao Museu Hering |
Visitar o Museu Hering foi retornar a essa época (principalmente na parte com uma paleta de cores que aparece no vídeo. Dá uma olhada depois. Tive até vontade de chorar. Sério!)...
A chegada ao Museu Hering já surpreende. A casa foi construída no século XIX e é em estilo enxaimel (técnica trazida pelos imigrantes europeus). Ela é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina.
Casa em enxaimel |
Um pouco da história do Museu Hering
Durante o centenário da Cia. Hering, em 1980, Ingo Hering definiu a constituição do Acervo do Futuro Museu da Cia. Hering. A seguir, um trecho do documento:
“A Cia. Hering, no ano de seu centenário, pretende reunir numa espécie de Museu Hering tudo aquilo que esteja ligado à história da Família Hering, em conexão com a história da própria Cia. Hering e que tenha valor histórico”.
Mas para a inauguração do Museu Hering ainda demorou 30 anos.
O acervo do Museu Hering
O Museu Hering preserva fotografias, equipamentos, vestimentas, documentos e peças publicitárias que contam a saga da família Hering.
Ao entrarmos, assistimos a um vídeo com a história da família e da Cia Hering. Muito interessante. |
Muitos painéis explicativos... |
Aqui o visitante poderia ajudar a tecer a malha, girando a manivela. Claro que eu não iria perder a oportunidade, né? |
Mais um tear exposto |
São dois andares de exposição. No primeiro piso é possível ver a:
- Exposição do Tempo ao Tempo (de longa duração, retrata os mais de 130 anos da Cia. Hering);
- História e trajetória da Cia Hering;
- Contribuição dos colaboradores (valoriza as pessoas que constroem a história da Cia. Hering);
- Preservação do patrimônio cultural (expõe parte do acervo histórico, como máquinas, estampas, patrimônio ambiental e arquitetônico).
Descendo para o segundo piso, o visitante encontra um ambiente imersivo e muita interatividade.
Uma parte que chamou muita atenção foi o Painel Intimidade. Em um tom de mistério (e curiosidade), o visitante é levado a olhar nos buraquinhos. Nisso, ele descobre as transformações da moda íntima. Muito boa essa ideia.
Uma parte que chamou muita atenção foi o Painel Intimidade. Em um tom de mistério (e curiosidade), o visitante é levado a olhar nos buraquinhos. Nisso, ele descobre as transformações da moda íntima. Muito boa essa ideia.
Acabada a visita ao Museu Hering, fomos conhecer as outras dependências do local. Passamos pela casa da Família Hering e fomos até o jardim.
Acompanhe um pouco mais da visita no vídeo.
Achei linda essa casa amarela. |
Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira: de 9h as 18h
Sábados, domingos e feriados: de 10h as 16h.
Endereço:
Rua Hermann Hering, 1740. Bairro Bom Retiro.
Valor do ingresso:
Entrada Gratuita.
Site:
www.museuhering.com.br
E se você reparou na foto inicial do post, há uma vaquinha nela. Ela faz parte da Cow Parade. Dá uma olhadinha bem de perto e veja que ela representa o enxaimel. Não é lindo?
Eu e a vaquinha linda... |
Espero que tenha gostado do Museu Hering... O que você achou de tudo? Escreva aqui nos comentários!!!!
Até domingo.
Um super beijo,
Carolina
Pesquise e reserve aqui o seu hotel em Blumenau ou qualquer outra localidade...
Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão do Booking.
Booking.com
Aproveito para agradecer a toda a equipe do Museu Hering que nos recebeu com muito carinho e paciência. Afinal, são tantas perguntas, né? Muito obrigada também pela lembrancinha final. Nem preciso dizer que amei!!! Obrigada!
Aproveito para agradecer a toda a equipe do Museu Hering que nos recebeu com muito carinho e paciência. Afinal, são tantas perguntas, né? Muito obrigada também pela lembrancinha final. Nem preciso dizer que amei!!! Obrigada!
Olá Carol,
ResponderExcluirtem tanto tempo que tô afastada dos blogs (voltei a atualizar o meu essa semana), que não tinha visto seu novo layout. Ficou lindo.
Beijão,
Dani.
Oi Dani!!!! Eu estou seguindo os cronogramas nas postagens, mas nas respostas dos comentáriosssss... Vixe... Estou tentando dar conta de tudo hoje. Vamos ver se consigo!!! Visitei você outro dia, mas preciso voltar (já recebi aviso de post novo)...
ExcluirQue legal que você gostou do novo layout. Ainda estamos nos ajustes (por isso que estou toda enrolada nas respostas dos comentários), mas em breve estará do jeitinho certo!!!
Muito obrigada pela visita...
Um super beijo
Carolina
Que lugar incrível ! A Hering marcou a vida de muitas pessoas, inclusive a minha !
ResponderExcluirSimmmmmmmm Marcio!!!! Acho que essa marca foi muito presente nas famílias dos anos 80 e 90.
ExcluirObrigada pela visita!!! (e desculpe pela demora na resposta)
Abraços,
Carolina