25 dezembro 2017

Extremos - a trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos

Olááá! Tudo bem? Como hoje é a última segunda-feira do ano, temos um encontro marcado com Bruno de Souza no Leia correndoEm pleno dia de Natal, a postagem é um presente. Ele trouxe a resenha do livro "Extremos" e o autor do livro tem um projeto bem interessante relacionado à doação de medula óssea. Masss, não vou adiantar nada aqui. Deixa que Bruno explica... 

Então, com você, Bruno de Souza.
Extremos - a trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos
Olá, “Extremos” foi o segundo livro que li sobre corridas (lá em 2015). Não sabia quem era o Marcelo Alves. Ao começar a ler, tive a surpresa em saber que ele é da mesma cidade em que eu moro, Curitiba.

"Extremos" com mais de 3.000 mil cópias vendidas conta a trajetória do administrador, curitibano, ultramaratonista e torcedor do Atlético Paranaense (meu time rival) Marcelo Alves. Ele foi o primeiro brasileiro a correr as duas maratonas mais geladas do planeta a Ice Marathon no Polo Sul e a North Pole Marathon no Polo Norte.

Antes de falar sobre o conteúdo, tenho que destacar o material em que este livro foi impresso, que é de ótima qualidade e possibilitando a adição de várias fotos. Geralmente livros assim tendem a ser mais caros. Não nesse caso, pois o preço é bem acessível.

Não precisa por a Japona! E vamos ao livro! 

Nos primeiros capítulos, Marcelo explica sobre o desejo de realizar uma prova tão complexa, correr no gelo com temperaturas entre e 20º e 40º graus negativos (já congelei só de imaginar). 

Ele segue explicando sobre sair da zona de conforto e como deu inicio a esse projeto (que não teve nada de loucura). Lembra até um livro de autoajuda. Confesso que gostei bastante desse início, pois me fez pensar no que estou fazendo para realizar os “meus” sonhos.

"Correr é mover-se constantemente em perspectiva".
Marcelo Alves

Em seguida destaca o que a corrida representa para ele e cita trechos de livros como o "Nascido para Correr" (esse tem resenha aqui no blog) e o "Do que eu falo quando eu falo de corrida" de Haruki Murakami (esse em breve). Muito bacana ver citações de outros livros.

Doação de medula óssea

Próximo de embarcar para a Antártida, para agradecer por ter saúde, ele decidiu se cadastrar para ser doador de medula óssea. Visitou então um hospital em Curitiba onde conheceu crianças que lutam pela vida todos os dias, na fila de um transplante.

Essa experiência foi tão marcante, que ele acabou levando consigo nas duas provas (e em outras ultramaratonas), um cartaz que ganhou no hospital com a frase "Doe Medula Óssea". Um pequeno gesto a fim de retribuir a energia que recebeu e assim conscientizar e conseguir novos doadores.
Extremos - a trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos

The Hardest Run – Corrida pela Vida

Faço uma pausa na resenha para lembrar que neste ano de 2017 nasceu o projeto The Hardest Run. Você se cadastra no site www.thehardestrun.com.br como voluntário para ser um doador de medula óssea e recebe um Red Number com um número único.

Marcelo Alves como fundador do projeto correu neste ano no Deserto do Atacama, com o número 000.001. O pontapé inicial foi na Maratona de Curitiba aonde já chegava a marca de 1.000 cadastrados (eu estava lá e vi diversas pessoas correndo com o Red Number). No momento em que escrevo essa resenha o número de doadores já ultrapassa os 2.000.
Extremos - a trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos
Foto gentilmente cedida pela Camilla, com seu Red Number na 4º Etapa da Prefeitura de Curitiba

A Ice Marathon 2012 e a North Pole Marathon 2013

A resenha sobre as duas provas são sensacionais, tanto que não quero estragar a sua leitura. Afinal, Marcelo conta com perfeição todos os detalhes, todos os riscos que enfrentou em ambas as maratonas polares.

No Polo Norte correu com a Carol Barcellos, deslumbrando um cenário totalmente branco. Uma experiência que sem duvida mudou a sua vida. São histórias recheadas de emoções, com grandes exemplos de vida que colocam esse livro como um dos meus favoritos e espero que agrade a você também caro leitor que me lê.
Bruno de Souza

Informações importantes sobre o livro

Extremos
Marcelo Alves
1ª edição - 2014
Editora: Banquinho Publicações
www.marceloalves.esp.br

Nossa, Bruno arrasou com esta resenha. Eu não conhecia esse livro e realmente fiquei com vontade de ler. O que mais gostei e, por isso disse que a postagem era um presente de Natal, foi do projeto sobre doação de medula óssea.

Esse assunto tem surgido frequentemente na minha vida ultimamente (olha a mensagem aí para me cadastrar como doadora). Até me inscrevi na Wings for Life, que terá a sua primeira edição aqui no Rio, e que visa patrocinar pesquisas para lesões da medula óssea.

Falando nesse assunto, se você for correr a Wings for Life, venha se divertir com a gente e ainda praticar o bem...
Na Wings for Life, junte-se ao

Parabéns Bruno, pela resenha. E parabéns Marcelo Alves pelo projeto! Um feliz Natal para vocês!!!!

Espero que você, querido leitor, tenha gostado do livro e do projeto!!!! Aproveito a data de hoje para desejar também um Feliz Natal para você e sua família!!!!! Não vou desejar feliz 2018 porque ainda temos dois encontros marcados em 2017. Entãooooo...


Até depois de amanhã.

Um super beijo,

Carolina


Para ler mais posts do Bruno de Souza, confira o

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Bruno de Souza Olá, eu sou o Bruno, leitor assíduo e corredor desde 2015. Uni minhas duas paixões: a corrida e a leitura. Assim nasceu o “Leia Correndo”, Estarei aqui com você uma vez por mês trazendo a minha opinião sobre livros desse tema. 

Instagram: @correbrunao

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search