29 janeiro 2018

Segredos de um ultramaratonista. Histórias do Campeão.

Olááá! Tudo bem? Última segunda-feira do mês... E hoje é dia de Leia correndo. Bruno traz a história do ultramaratonista Valmir Nunes que é contada no livro Segredos de um ultramaratonista. Histórias do Campeão. Confira...

Com você, Bruno...
Segredos de um ultramaratonista


Histórias sobre ultramaratonistas sempre me impressionaram, ainda mais quando se trata dos campeões. Foi assim quando li sobre o americano Dean Karnazes e agora chegou a vez de conhecer a história de um dos nossos, o santista Valmir Nunes.

Na infância, Valmir havia feito a promessa de correr de Santos até Maresias, sem nem mesmo saber o que era ultramaratona. Ele nem imaginava que um dia essas ultras distâncias fariam parte de sua vida.
“Tudo na vida tem que ter paixão a minha é a corrida!”
Lá no início da década de 90, enquanto fora do Brasil as ultramaratonas ganhavam cada vez mais destaque e adeptos, por aqui esse tipo de prova passava quase despercebido.

Valmir, que estava treinando para correr 42 km na cidade de Uberaba, ouviu de seu treinador na época que ele deveria correr os 100 km. Sendo assim, lá foi ele para a temida distância. E em sua primeira ultramaratona, conquistou o primeiro lugar.

Daí em diante as ultramaratonas se tornaram seu objetivo. Começou a sair do Brasil para competir na Europa. Não demorou muito para que o brasileiro começasse a ser notado, após ter sido campeão mundial dos 100 km em 1991.

Histórias do Campeão

Por coincidência, enquanto escrevia essa resenha, o @blogdoharry postou no Instagram citando Valmir como um dos cinco maiores corredores do Brasil e eu concordo. Valmir é um exemplo de superação...

Venceu uma doença, foi um autodidata e disciplinado.  Apaixonado por corridas, participou de algumas ultras sem apoio algum, fabricou o seu próprio isotônico quando isso ainda nem existia nos mercados, passou por perrengues na Europa e, mesmo contra todas as dificuldades, conquistou diversos títulos, sendo os mais expressivos:
  • Campeão e recorde da prova Badwater em 2007 e seus temíveis 217 km escaldantes;
  • Campeão da Spartathlon 246 km em 2001 na Grécia (Prova essa que conta a história da lenda do soldado Fidípedes, aquela mesma da maratona. Tem toda uma explicação neste livro).
Além de vários recordes e títulos em ultramaratonas de várias distâncias, destaco o capítulo com o relato da prova Badwater que é sensacional. Todos os capítulos (ao todo são quatro) contam com trechos de sua esposa e treinadores compartilhando sobre a sua história.

Sobre o Livro Segredos de um Ultramaratonista

Minha única crítica fica para quantidade de vezes em que aparece o nome do "Valmir" no livro. Como a história é narrada em terceira pessoa, quase todos os parágrafos se iniciam com o nome do Valmir. Não é nada que atrapalhe a leitura, mas... Um exemplo "Valmir que começará a correr com um conga... " Valmir nunca perde de vista seus objetivos....".

Talvez comprar esse livro seja tão difícil igual a correr 100 km. Digo isso, pois o que comprei foi por encomenda e demorou mais de um mês a entrega.

O livro é curto e no final tem um capitulo com “Dicas de treinamento”. Eu recomendo a leitura. Para nós que gostamos de corrida de rua é essencial conhecer a história desse grande atleta e aprender os “Segredos de um ultramaratonista”.
Bruno de Souza

Informações importantes sobre o livro Segredos de um ultramaratonista

Segredos de um ultramaratonista. Histórias do Campeão.

Valmir Nunes

1ª Edição - 2009

Editora Hemus.

200 páginas.

Realmente, são vários os segredos de um ultramaratonista. Eu também gosto muito de ler histórias de pessoas que conseguem, apesar de todas as dificuldades, encontrar o seu lugar ao sol. E parece que o Valmir conseguiu!

Espero que tenha gostado e queira saber mais quais são os segredos de um ultramaratonista, he he he. Caso queira adquirir o livro, dá uma olhada no link abaixo...

Segredos de um ultramaratonista

Até quarta-feira.

Um super beijo,

Carolina


Para ler um pouco sobre a história da maratona e de Fidípedes (que o Bruno citou no texto), confira


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Bruno de Souza Olá, eu sou o Bruno, leitor assíduo e corredor desde 2015. Uni minhas duas paixões: a corrida e a leitura. Assim nasceu o “Leia Correndo”, Estarei aqui com você uma vez por mês trazendo a minha opinião sobre livros desse tema. 

Instagram: @correbrunao

5 comentários:

  1. Muito bom, senti vontade de ler o livro. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rossana, leia sim é uma grande história, obrigado pela msg. =)

      Excluir
    2. Que bom que você gostou, Rossana! A ideia é incentivar mesmo a leitura!
      Um super beijo e boas corridas!!!
      Carolina

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eba Camilla!!!!
      Eu sempre fico com vontade de ler os livros depois que Bruno manda as resenhas, ha ha ha...
      Super beijo!!!
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search