30 abril 2018

O Ciclista Mascarado, uma aventura de Bicicleta na África Ocidental

Olááá! Tudo bem? Ué, bicicleta em vez de corrida? Viramos “viajar pedalando”? Calma! No mês em que é comemorado o dia da bicicleta, Bruno de Souza nos traz um livro que tem tudo a ver com o assunto... O Ciclista Mascarado...

Então, não vamos perder tempo... Com vocês, Bruno de Souza e O Ciclista Mascarado, uma aventura de Bicicleta na África Ocidental...
O Ciclista Mascarado, bicicleta na África

Olá, acredite se quiser o livro de hoje não é sobre corrida de rua. Neste mês, decidi fazer a resenha de um livro sobre ciclismo e viagem.

Opa! Viagem. Ah agora sim tem tudo a ver com o blog. Somente por este mês o #leiacorrendo será um #leiapedalando. E o livro? O Ciclista Mascarado...

Brincadeiras a parte, por mais que amamos a corrida é sempre bom incluir alguma outra atividade física. Eu há anos que não pedalo. Pretendo em breve adquirir uma bicicleta para me ajudar no fortalecimento e talvez até mesmo para ir ao trabalho.

O livro de hoje é sobre uma excursão a Bicycle Africa, onde quatro ciclistas desconhecidos e mais um guia pedalam por um mês pela África Ocidental.

O autor cita no início do livro que as pessoas viajam para África Oriental pelos animais e para África Ocidental pelas pessoas. E uma das melhores maneiras para se conhecer novos lugares é pedalando.

Quem é Neil Peart?

Se você gosta de Rock, com certeza já ouviu falar sobre o baterista Neil Peart da banda de rock progressivo Rush. E não é qualquer baterista não... É considerado um dos melhores do mundo. 

Além de assumir as baquetas, é também o principal letrista do grupo. Um leitor compulsivo, não demorou muito para se tornar escritor com três livros publicados:
  • O Ciclista Mascarado, publicado em 1996, mas lançado por aqui no final de 2016;
  • Ghost Rider - A Estrada da Cura, 2002 – Esse é um Best Seller;
  • Longe e distante, 2015

O Ciclista Mascarado, uma aventura de Bicicleta na África Ocidental

Neil Peart narra dia após dia a sua jornada pela África, as dificuldades de encontrar água potável e uma alimentação decente.

Também cita a falta de informação em algumas comunidades. Isso porque Leonard, uns dos integrantes do grupo que é negro, toda vez que dizia nessas cidades que era americano causava espanto nos moradores. 

Afinal, para eles, todos os americanos eram brancos (mesmo estando no início década de 90, quando ele fez essa excursão)... Assim como a predominância nesse confins da África é de negros. 

A recompensa dessa viagem era a desfrutar, no ritmo das pedaladas, as paisagens exuberantes e aprender sobre uma nova cultura.
“Felicidade não é uma estação para se chegar, mas um modo de se viajar. Assim sendo, a felicidade é uma bicicleta”. 
Essas histórias tinham tudo para ser uma leitura monótona, pois eles pedalavam durante o dia para outra cidade, procuravam um local para passar a noite e, no dia seguinte, começavam tudo de novo. Só que a forma como Neil Peart escreve torna tudo interessante e atrativo. 

Se você gosta de viajar e pedalar, indico a leitura de O Ciclista Mascarado, uma aventura de Bicicleta na África Ocidental.

Bruno de Souza

Informações importantes sobre o Livro O Ciclista Mascarado, uma aventura de Bicicleta na África Ocidental
O Ciclista Mascarado, uma aventura de Bicicleta na África Ocidental.
Neil Peart 
1ª edição – 2016
352 páginas
Editora: Belas Letras

Para comprar o livro O Ciclista Mascarado, clique no link a seguir... Você será direcionado para as Lojas Americanas e ainda pode receber dinheiro de volta no Méliuz...

Cara, talvez, se eu tivesse pedido para Bruno escrever sobre um livro relacionado à bicicleta não teria dado tão certo. Ele nem sabia da história do Dia Mundial da Bicicleta ser em abril. Como são as coisas, né?


Quer saber o motivo de o dia da bike ser 19 de abril? (já adianto que é algo muito doido). Confira o post

Espero que você tenha gostado! Até o mês que vem com mais um Leia Correndo!


Para mais resenhas de livros de corrida, confira o


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Bruno de Souza Olá, eu sou o Bruno, leitor assíduo e corredor desde 2015. Uni minhas duas paixões: a corrida e a leitura. Assim nasceu o “Leia Correndo”, Estarei aqui com você uma vez por mês trazendo a minha opinião sobre livros desse tema. 

Instagram: @correbrunao

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, Bruno. Ficou bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele acertou em cheio no tema, justo no mês do Dia Internacional da Bike! Menino esperto, he he he...
      Obrigada pelo comentário Camilla!

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search