22 abril 2018

São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina

Olááá! Tudo bem? Visitamos São Francisco do Sul durante uma hora e meia. Isso mesmo... 1h30m, tempo da parada do Barco Príncipe na cidade. É claro que não vimos tudo o que o local tem a oferecer. No entanto, deu para ter uma noção das atrações. Vamos lá?
São Francisco do Sul, SC
São Francisco do Sul é uma ilha. Há controvérsias sobre a colonização do local. Alguns dizem que a cidade começou com a chegada do navegador francês Binot Paulmier de Gonneville em 1504. Já outros afirmam que a primeira ocupação foi feita por espanhóis em 1553, seguidos pelos portugueses e açorianos.

O que se sabe, de verdade, é que São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do Brasil. Já o Porto de São Francisco do Sul é o quinto maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e o sexto em volume de cargas. Uma cidade com números expressivos, né?

Devido às heranças de todos esses povos, o Centro Histórico de São Francisco do Sul reúne um conjunto urbanístico e arquitetônico com cerca de 400 imóveis. Todos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na região, encontram-se ecossistemas com cachoeiras, dunas, áreas de Mata Atlântica, manguezais, restingas, lagoas e uma fauna diversificada. O município de São Francisco do Sul tem 17 praias. Elas atendem a todos os gostos, pois algumas têm águas tranquilas e outras  já propiciam a prática do surfe. 

O que visitamos em São Francisco do Sul

  • Mercado Municipal
  • Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças
  • Centro Histórico
  • Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa

Mercado Público Municipal

Foi o Centro Comercial de São Francisco do Sul por várias décadas. As acomodações para comercialização de pescados foram concluídas em 1928, anexas ao prédio principal. O conjunto arquitetônico do mercado municipal foi restaurado em 1976. Hoje abriga mercearias, peixarias, lojas de artesanatos e restaurantes.
Informações sobre o Mercado Público Municipal
Endereço: Rua Babitonga, 65, Centro.
Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 18h30; sábado das 7h30 às 13h; domingo das 8h às 14h.
Mercado Municipal de São Francisco do Sul, SC

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças

Igreja de Nossa Senhora das Graças de São Francisco do Sul, SC
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça foi finalizada em 1665. 
Igreja de Nossa Senhora das Graças de São Francisco do Sul, SC
Blogueiros que participaram do passeio do Barco Príncipe... Débora (Diário de uma Viajante), Silvia e Adriano (Suas Próximas Viagens), Tati (Cheap Trip), Dani (Baú de Família), Maria (Viagem, 2 Visões) e Ana (Livre Embarque).
Seu estilo inicial era o Veneziano. No entanto, com as reformas posteriores, a Igreja perdeu suas características originais.
Igreja de Nossa Senhora das Graças de São Francisco do Sul, SC

Informações sobre a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 180, Centro.
Contato: (47) 3444-5093.
Igreja de Nossa Senhora das Graças de São Francisco do Sul, SC

Centro Histórico de São Francisco do Sul

São cerca de 400 imóveis tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É uma importante herança da colonização portuguesa, ocorrida no século XVII.

Situado em frente à Baía Babitonga, esse conjunto arquitetônico e paisagístico é excelente para ser visitado por quem chega com o Barco Príncipe. Afinal, já que o tempo é reduzido, ele é bem próximo ao píer.
Igreja de Nossa Senhora das Graças de São Francisco do Sul, SC
Momento descanso de Dani (Baú de Família), Maria (1 Viagem, 2 Visões) e Tati (Cheap Trip).

Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa

O parque possui mirantes para contemplação de paisagens de São Francisco do Sul. A caminhada é bem curta. São mais ou menos, 500 metros.
Parque Ecológico de São Francisco do Sul, SC
Como o tempo estava MUITO apertado, subimos eu e Márcia, do blog Casa de Doda. Fomos muito rápido, vimos e descemos correndo. Afinal, faltavam menos de 10 minutos para o barco sair...
Informações sobre o Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 9 h às 17 h.
Valor: entrada gratuita.
Parque Ecológico de São Francisco do Sul, SC
Vista de um dos mirantes
Além desses locais, São Francisco do Sul ainda oferece a seus visitantes: 

Museu Nacional do Mar

O Brasil, devido ao seu extenso litoral e às suas grandes bacias hidrográficas, é o país mais rico em tipos de embarcações. 

O Museu Nacional do Mar foi criado para preservar um número significativo de embarcações, instrumentos navais e apetrechos de bordo. Também tem a missão de valorizar a vida do homem do mar. Tudo isso em aproximadamente 15 salas temáticas.
Informações sobre o Museu Nacional do Mar
Endereço: R. Manoel Lourenço de Andrade, 133, Centro.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h30; sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.
Contato: (47) 3481-2155.
Valor: R$ 5,00 (em abril de 2018).

Museu Histórico

Antigo Palácio da Praia do Motta, o Museu Histórico de São Francisco do Sul é uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco.

Já foi Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública. O acervo é constituído de peças que contam a história da cidade: desde simples utensílios até documentos. 
Informações sobre o Museu Histórico
Endereço: R. Cel. Carvalho, 1, Centro.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados das 11h às 18h.
Contato: (47) 3444-5443.
Valor: R$3,00 (em abril de 2018).

Espero que você tenha gostado! Visitar São Francisco do Sul, desta vez, foi bem corrido mesmo. Apesar de ser “viajar correndo”, prefiro ter mais tempo nos lugares, he he he. 

E você? Prefere conhecer mais lugares, mesmo tendo que “correr” para visitar as coisas ou prefere ter mais tempo e visitar o local com mais calma? Escreve aqui nos comentários!!!
Até amanhã!

Um super beijo,

Carolina
Para ver como foi o passeio do Barco Príncipe, acesse:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search