04 junho 2018

Mudança de papéis na Maratona do Rio: o dia em que passei de corredora para espectadora

Olááá! Tudo bem? Este é um post fora de dia, eu sei. Mas também o final de semana foi de tanta emoção que não teve como. Foi o final de semana da Maratona do Rio. E esta edição, mais uma vez, marcou a minha vida. Quer saber o motivo? Vamos lá...


Já disse três mil vezes que não iria mais correr a Maratona do Rio (na verdade, esta é a 3001ª). Mas não é porque eu não correrei mais que não poderia vivenciá-la. Afinal, é uma prova muito querida.

Vários amigos iriam participar dela e Otávio também. Então, como sempre achei importantes aquelas pessoas que davam apoio nas ruas, resolvi ter essa experiência. Em 2018, eu seria uma espectadora da Maratona do Rio. 

Essa palavra, espectadora, dá uma ideia de passividade, né? No meu caso, o assistir teria um sentido diferente. Eu queria ajudar de alguma forma. E para isso, eu teria que ser uma espectadora ativa, he he he...

O que fazer? Cara, eu acredito na força da Coca-Cola durante a corrida, né? Quando decidi que levaria “essa força” para doar na Maratona do Rio, fiz uma enquete no insta perguntando onde deveria ficar. A maioria optou por Copacabana. Então, vamos assistir à Maratona do Rio em Copacabana.

Nessa empreitada eu não fiquei sozinha. Nossa amiga Mariana Macedo também iria ficar em Copa ajudando os corredores da Maratona. Então, juntamos forças e ficamos juntas. Ela levou paçoca e fizemos uma “alimentação completa” com bebida e comida.

O dia da Maratona do Rio

Esse dia começou bem cedo. Otávio acordou para a largada e, claro, eu já levantei também. Foi bom, pois pude organizar tudo.
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
Material colocado no carro, deixei o mesmo no estacionamento da Cinelândia. 
Pow, Cinelândia para Copacabana? 
Sim. Estava pensando na volta da Maratona do Rio, pois Otávio estaria cansado e também na economia. Lá o preço é bem mais justo que os estacionamentos em Copacabana (mesmo pegando metrô).

O único arrependimento foi o peso que carreguei até a entrada do metrô. 

Encontrei Mariana no Posto 5. E ficamos aguardando. A elite já estava a caminho e logo começou a passar.
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
O cooler que ganhamos no Blogando no Vale Europeu teve um excelente uso!!!! Valeu Márcia!
Achei única a experiência de ver a elite da Maratona do Rio em ação. Eu nunca tinha tido essa oportunidade.
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
Também achei bizarro ver corredores que, claramente não eram elite, estarem correndo ali em Copacabana com número de peito e blusinha oficial. Na boa, eles querem enganar quem? Esses a gente nem perdeu tempo aplaudindo...
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
A única foto que deu tempo de tirar. Depois, ficou intenso, he he he...
Vieram os amadores mais rápidos e aí a festa começou! Nunca tinha visto Copacabana tão cheia. Era muita gente dando apoio, aplaudindo, fazendo barulho... 

Gente! Que emoção. Vieram os amigos, vieram os “desconhecidos”, até transeuntes vieram pedir. Bom, os transeuntes podiam comprar, né? Mas os corredores eram a prioridade. Alguns ficaram meio revoltados com a recusa, he he he.

No entanto, essa energia negativa emanada foi completamente neutralizada por toda a energia positiva que os corredores da Maratona do Rio passavam para a gente.

Até falei para a Mariana:
“Nossa, já temos bênçãos até o final do ano”
Porque era sempre:
“Ahh, Deus abençoe vocês”, “Deus lhe pague”
Foi lindo demais!
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
Encontro da Speed, ha ha ha

Maratona do Rio Apoio aos Corredores
Com a Cris!

Maratona do Rio Apoio aos Corredores
Com a Klécia Casemiro do blog "Fui ser viajante"

Maratona do Rio Apoio aos Corredores
AMEI ESSA FOTO SUPER NATURAL!
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
Com Ignácio e Andrea!!!!
Mariana precisou ir embora e eu continuei mais um pouco. Quando eu precisei ir embora, coloquei refrigerante em mais uns copos e comecei:
“Coca-Cola, para acabar e eu ir embora”
Falei isso umas três vezes, já que ninguém aceitava, ha ha ha ha...

Quando finalmente os corredores vieram, um me abraçou e falou:
“Carol, você é um anjo”
Deu-me um abraço, pegou a Coca e seguiu. Eu fiquei ali, embasbacada. Não por eu ser considerada anjo, porque sei bem que não sou, he he he. Mas porque a pessoa falou o meu nome e eu não consegui reconhecer quem era.

De lá, fui à chegada da Maratona do Rio encontrar Otávio. Importante: de metrô, tá? Não correndo, he he he...

Otávio já tinha chegado e estava na tenda da assessoria que ele treina. Aproveitei para encontrar os outros amigos que estavam lá.

E, para terminar o dia, vimos os últimos corredores oficiais chegarem escoltados pelos batedores e pelas ambulâncias. Mais um momento espetacular!

Foi um dia muito bom! Aproveito para agradecer a Mariana Macedo pela ajuda e presença. Foi muito bom e divertido estar com você. Vamos correr a XC Run Itaipava juntas de novo? Ha ha ha ha ha...

Se correr emociona, ajudar emociona ainda mais. E não é necessário levar refri, levar comida, ou até mesmo fazer qualquer tipo de inscrição (uma senhora parou para perguntar como ela poderia se inscrever para ajudar)... 

Leve sua disponibilidade para aplaudir e incentivar os corredores. Você vai estar ajudando, mas também será beneficiado por uma energia incrível.

Até ano que vem, em mais uma torcida na Maratona do Rio!
Maratona do Rio Apoio aos Corredores
A foto ficou desfocada, massssss dá para ver que estou muito feliz !

Um super beijo,

Carolina


Quer ver um pouco sobre a minha experiência com a força da Coca-Cola? Dá uma conferida no vídeo da Maratona de Foz do Iguaçu. Só tampe os ouvidos na hora da música que resolvi cantar, he he he..

Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Veio para o Rio correr e quer fazer passeios para conhecer a cidade? Então, confira:

Quer saber o motivo de eu perguntar à Mariana se ela ela quer correr a XC Run em Itaipava comigo novamente? Dá uma lida em:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search