30 julho 2018

Livro 90 km de Nato Amaral no Leia correndo de julho

Olááá! Tudo bem??? Última segunda-feira do mês é dia de... Leia correndo. E a história contada por Bruno de Souza é relacionada ao livro 90 km de Nato Amaral. Vamos lá? Com você, Bruno de Souza...


Livro 90 km de Nato Amaral
“E os lançamentos de 2018 não param. O livro da vez agora é o 90 km de Nato Amaral, onde ele conta toda sua trajetória na ultramaratona mais desejada por todos os corredores, a Comrades.


O início do livro é bem interessante... Tem uma breve explicação sobre o “boom” da corrida de rua. Em seguida, Nato Amaral conta sobre o seu inicio nesse esporte.

Folheando mais algumas páginas, chegamos à parte mais desejada (pelo menos por esse leitor aqui). A história da Comrades. É praticamente uma enciclopédia sobre essa prova e, o melhor de tudo, com fotos.

Pensa que acabou? Tem mais... Tem também uma biografia do Bruce Fordyce, uma lenda da Comrades e um grande amigo do Nato Amaral. Detalhe, ele esteve presente no lançamento desse livro em São Paulo.

O ápice do livro é a história do Nato Amaral com essa ultramaratona, desde a primeira Comrades até conquistar o Green Number, e se tornar embaixador da prova aqui no Brasil. Uma trajetória emocionante. Ah! E ele conta também a sua experiência no Unogwaja Challenge.

Por fim, o último capítulo é sobre motivação. Nato Amaral cita diversos exemplos de pessoas que tiveram sucesso (inclusive o seu próprio exemplo). Eu achei que esse capítulo poderia ter sido mais resumido. Mas enfim, gostei de ele citar o livro “Fora de Série” do Malcolm Gladwell e a Teoria das 10.000 horas. Bacana saber que ele gosta desse tipo de leitura.

Muito bom ver cada vez mais lançamentos de livros sobre corrida de rua. Porém tenho que mencionar que neste livro tem um pequeno erro referente ao tempo de prova na página 90. O pessoal da revisão dormiu no ponto. Enfim, um erro que não prejudica em nada a leitura. 

Aliás, 90 km de Nato Amaral é um livro que coloco na minha lista de obrigatórios para quem gosta de corrida de rua”.
Bruno de Souza 

Informações importantes sobre o livro 90 km
Autor: Nato Amaral 
Edição: 1
Ano: 2018 
Editora: Clube Select. 


Mais uma vez, Bruno traz uma resenha interessante. Eu já pensei em correr a Comrades. Meu marido estava inscrito, inclusive, para a edição de 2015. No entanto, ele quebrou o dedo do pé e tivemos que cancelar a viagem... Uma pena, pois seria ótimo acompanhar a festa que é esse evento...

Bruno também falou sobre o Unogwaja Challenge e sobre a Teoria das 10000 Horas. O primeiro eu já conhecia, mas essa teoria não... Vou aproveitar para falar um pouquinho sobre essas duas coisas...

Unogwaja Challenge 

O Desafio Unogwaja reúne atletas do mundo inteiro em torno de um propósito de caridade. Os atletas pedalam durante 10 dias e participam da Comrades no 11° dia. 

Além dessa meta audaciosa, eles possuem como objetivo arrecadar fundos para comunidades carentes da África. 

Esse nome que soa bem diferente significa lebre em Zulu. E o que isso tem a ver? 

Em 1931, o campeão da Comrades foi Phil Masterton-Smith. Seu apelido: Unogwaja. Dois anos depois, ele não tinha dinheiro para ir de sua cidade até o local da largada da Comrades. 

Então, ele decidiu pedalar até lá, o que levou 10 dias. Claro que ele chegou exausto. Mesmo não ganhando a prova, ele ficou entre os 10 primeiros colocados. 

Esse feito inspirou, em 2011, um atleta chamado John McInroy. Ele e alguns amigos refizeram o percurso realizado por Unogwaja. 

O Rodrigo Richard participou desse desafio. Só não lembro o ano, mas lembro que ele fez vários eventos e vendeu vários kits para arrecadar o dinheiro.
Unogwaja Challenge
A viseira do kit do Rodrigo para o Unogwaja

Teoria das 10000 Horas

Essa foi novidade para mim. A Teoria das 10000 horas afirma que a pessoa precisa colocar pelo menos 10 mil horas de esforço para ficar bom em alguma coisa. Isso seria, aproximadamente, 8 horas por dia, todos os dias, durante 4 anos.

Quando li isso, confesso que imaginei aquele emoji desesperado do Whatsapp. Como assim? 


E aí? Gostou da resenha??? Já pensou ou pensa em correr a Comrades??? Conta aqui nos comentários... Vamos adorar saber...

Então é isso... Vou ficando por aqui, mas até quarta-feira, com uma super novidade... 

Um super beijo, 

Carolina 

Para mais resenhas de livros de corrida, confira o

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Bruno de Souza Olá, eu sou o Bruno, leitor assíduo e corredor desde 2015. Uni minhas duas paixões: a corrida e a leitura. Assim nasceu o “Leia Correndo”, Estarei aqui com você uma vez por mês trazendo a minha opinião sobre livros desse tema. 

Instagram: @correbrunao

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search