05 outubro 2018

O início de tudo: o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul...

Olááá! Tudo bem? No primeiro post “oficial” da novena (porque o outro foi apenas a apresentação) vamos falar sobre o início de tudo. Isso inclui o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e seus principais milagres. Vamos lá?

Um pouco da história do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida...

Com a intenção de assumir o cargo de governador da capitania das Minas Gerais, Conde de Assumar, e sua comitiva, passaram pela Vila de Guaratinguetá. Aliás, não só passaram, como também pernoitaram... Ou seja, claro que todas essas pessoas precisavam ser alimentadas.

Dessa forma, três pescadores foram “escalados” para conseguir os peixes no Rio Paraíba do Sul. Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves colocaram suas canoas no Rio Paraíba e navegaram até a região do atual Porto Itaguaçu. 

Depois de várias tentativas frustradas, eis que os pescadores retiraram uma imagem de uma santa sem a cabeça.

Eles acharam que poderia ser um sinal e, por isso, jogaram novamente as redes. Imagina que coisa mais improvável: nessa segunda tentativa, foi retirada a cabeça da santa. Em um rio caudaloso como o Paraíba do Sul encontrar uma cabeça perdida seria realmente difícil.

Tendo a certeza de que isso era um sinal mesmo, lançaram novamente as redes ao rio e eis que veio uma fartura de peixes.
Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida
Por conta desse fato inacreditável, iniciou-se um pequeno culto na casa de Felipe Pedroso. A santa ficou lá de 1717 até 1732, quando foi transferida para uma capela.

Como estamos falando apenas sobre o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o restante da história será contado nos outros posts...

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem encontrada era de Nossa Senhora da Conceição com 36 cm de altura. Ela era de terracota, ou seja, barro cozido. 

Por causa de seus traços característicos (covinha no centro e um sorriso nos lábios), sua criação é atribuída a Frei Agostinho de Jesus. 

Ela era originalmente de pele branca com manto azul escuro e forro vermelho granada. No entanto, pelo fato de ficar muito tempo submersa e também pela fumaça das velas adquiriu a cor que hoje possui.

Os milagres de Nossa Senhora Aparecida

Muitos milagres e graças são atribuídos a Nossa Senhora Aparecida. Não seria possível listar todos eles aqui, claro! No entanto, vou destacar alguns “mais famosos”.

Milagre das Velas

Foi o primeiro atribuído à santa. Durante as orações na primeira capela, as velas se apagaram. Isso foi um fato esquisito, pois não havia vento no momento. Enquanto as pessoas buscavam material para acendê-las novamente, elas acenderam-se sozinhas.

Milagre do escravo

Um escravo fugido estava sendo levado de volta pelo feitor. Como estavam passando próximos à Aparecida, ele solicitou que o feitor o deixasse rezar em frente à imagem de Nossa Senhora.

Na minha concepção, o primeiro milagre já aconteceu quando o feitor permitiu isso (afinal, escravo não tinha muita voz, né?).

Simplesmente, em frente à imagem, as correntes do escravo se quebraram.
Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Graça obtida pela Princesa Isabel

Princesa Isabel já estava há quatro anos casada com o Conde D’Eu, mas não ainda não tinha conseguido engravidar. Isso era vital, pois havia a necessidade de um herdeiro para o trono.

Ela, então, visitou Aparecida para pedir a Nossa Senhora da Conceição um herdeiro. Nessa visita, ela levou de presente um manto azul marinho bordado com fios de ouro e prata.  Esse manto tinha os brasões de Portugal e do Brasil.

Sete anos depois deu à luz a um menino.  Agradecida, voltou à Aparecida e ofereceu uma coroa de ouro e diamantes usada na imagem até hoje. 
Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Atentados...

Mas nem tudo são flores para a imagem de Nossa Senhora Aparecida... Ela já sofreu quatro atentados...

O primeiro foi um roubo de um cordão de ouro de seu pescoço em 1906.

O segundo foi o mais grave de todos e aconteceu em 1978. Simplesmente, ela foi quebrada em mais de 200 pedaços. Isso aconteceu durante uma tentativa de roubo da imagem por um jovem com problemas mentais.  
Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

A restauração ficou a cargo de Maria Helena Chartuni. Ela conseguiu recolocar 165 fragmentos. E o restante? O pó foi misturado com uma cola epóxi e preenchido na imagem...

O terceiro atentado aconteceu em 1991. Dessa vez, um homem quebrou como a barra de ferro o vidro que protegia a imagem.
Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

E, finalmente, o último deles aconteceu em 1999. Uma pedra foi lançada contra a imagem. Felizmente, ela nada sofreu por estar protegida por um vidro blindado.
Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida
Bom, espero que nada mais aconteça com a imagem da Padroeira do Brasil.

E aí? O que você achou de toda essa história? Conte aqui nos comentários... Amanhã a gente está de volta com o que fazer em Aparecida.

Então, até amanhã!

Um super beijo,

Carolina

Estive em Aparecida durante uma Press Trip a convite do Santuário Nacional. Mesmo sendo uma cortesia, tudo o que for retratado aqui expressa a minha opinião real sobre as atrações.

Vai para Aparecida e não sabe onde ficar? Eu indico o Hotel Rainha do Brasil... Aproveite para pesquisar e reservar pelo nosso link do Booking...



Compre seus passeios por Aparecida e seus ingressos aqui no Viajar correndo


Conheça mais atrações de Aparecida em


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search