27 março 2019

Onde correr em Curitiba? Sugestão de trajeto organizado pelos amigos Bruno e Camilla...

Olááá! Tudo bem? Quase finalizando nossa “série Curitiba”, que tal a sugestão de um trajeto de corrida em Curitiba? Então, com você, onde correr em Curitiba...


Quem escolheu esse roteiro foram nossos amigos já conhecidos aqui do blog: Bruno de Souza e Camilla Pinto. Ele escreve as resenhas do Leia correndo e a Camilla já fez vários relatos no “Eu não fui, mas meu amigo foi”.
Onde correr em Curitiba
Quando soube que iria à cidade deles, fiz questão de encontrá-los para fazermos um treino. No entanto, deixei a opção de onde correr em Curitiba por conta deles. Afinal, eles eram os anfitriões, né?
Onde correr em Curitiba
Anfitriões que tiveram que madrugar para correr. Coitados!
Gostei muito do trajeto escolhido. Olha onde correr em Curitiba:
Onde correr em Curitiba
Começamos o treino próximo ao hotel onde eu estava hospedada. Bruno estava lesionado e foi nos acompanhando de bicicleta. 
Onde correr em Curitiba
Corremos na Avenida João Gualberto, no Bairro Alto da Glória.

E lá vivenciei uma experiência tensa: correr no corredor dos ônibus. Deus!!!! Que medo! Ha ha ha ha ha... No entanto, fomos bem atentos e deu tudo certo. Essa é a vantagem de correr sem fones de ouvidos. Ali foi essencial, pois quando ouvíamos o barulho do ônibus, íamos para a outra pista.

Nessa avenida estão o Palacete Leão Júnior e a Capela da Glória. Apesar de terem funções diferentes, ambos estão relacionados ao ciclo da erva-mate no Paraná.

O Palacete Leão Júnior, é uma construção neoclássica de 1866. Foi residência da família Leão. Suas portas, janelas, painéis e entalhes são em pau-brasil. Já os vidros e porcelanas são franceses e belgas. É um local tombado pelo Patrimônio Histórico.
Onde correr em Curitiba
A Capela da Glória teve sua construção finalizada em 1896. Além de pertencer à família Leão, também pertence à família Veiga.  A capela e o bairro tem a mesma padroeira: Nossa Senhora da Glória.
Onde correr em Curitiba
Ainda na mesma avenida está o Colégio Estadual do Paraná. Ele é considerado o maior e o mais antigo colégio público do estado do Paraná.
Onde correr em Curitiba
Ali bem próximo está o Memorial Árabe na Praça Gibran Khalil. Já falei sobre ele no post sobre o ônibus turístico de Curitiba.
Onde correr em Curitiba
Seguimos até a Rua Euclides Bandeira.
Onde correr em Curitiba
Lá encontramos uma coisa muito maneira e que nunca tinha visto... Um dispositivo que armazena a energia das bicicletas que passam pela ciclovia e das passadas das pessoas. Olha que interessante...

Há placas na ciclovia que, ao serem estimuladas pelas rodas ou pelas passadas, transformam a energia mecânica em energia luminosa. Depois confira o vídeo que vou colocar no final do post para ver isso acontecendo.

Após um tempo experimentando essa novidade, voltamos ao treino e chegamos ao Centro Cívico. 

Fomos até o Bosque do Papa e o Memorial de Imigração Polonesa. 
Onde correr em Curitiba
Também já falei sobre eles no post sobre a Linha Turismo de Curitiba.
Onde correr em Curitiba

Onde correr em Curitiba
Pegamos a Rua Manoel Eufrásio e chegamos ao Museu Oscar Niemeyer, conhecido popularmente como Museu do Olho. 
Onde correr em Curitiba
Não vou contar sobre ele aqui porque também já falei sobre ele no post do ônibus de turismo de Curitiba.
Onde correr em Curitiba
Saindo do Museu do Olho, passamos próximos ao Largo da China com a estátua de Confúcio esculpida pelo artista chinês Wu Wei Shan.
Onde correr em Curitiba
Demos uma paradinha na Praça Rio Iguaçu para admirar o super painel em azulejo que tem ali. Que lindo! Eu já tinha passado várias vezes por ali, mas nunca tinha me ligado.
Onde correr em Curitiba
O mural exibe o Rio Iguaçu desde sua nascente até sua foz. Ele é um relato da expedição de D. Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, o responsável por descobrir as Cataratas do Iguaçu em 1542. A obra é de Rogério Dias.

Voltamos à corrida e passamos ao lado do Palácio Iguaçu que é a sede do Governo do Paraná.
Onde correr em Curitiba
Corremos até o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Lá vimos o painel da artista plástica carioca Marília Kranz na fachada. Essa é uma obra de 1996 composta por azulejos pintados que representam a paisagem da capital do Paraná.
Onde correr em Curitiba
E chegamos novamente ao Memorial Árabe. Aí foi só voltar até o hotel caminhando e batendo altos papos embaixo de uma garoa...
Onde correr em Curitiba
Terminando o treino...
Foram 5 km muito divertidos.

E no final, ainda tive MEGA surpresas que amei! 
Onde correr em Curitiba
Recebi uma medalha super criativa feita pela Camilla e um livro de presente do Bruno (que, inclusive, tem resenha no Leia correndo sobre ele).
Onde correr em Curitiba
Muito obrigada, meninos, pelo carinho!

Confira o vídeo de como foi esse treino pelas ruas de Curitiba.

Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Gostou desse super roteiro? Qual é o seu trajeto preferido de corrida em Curitiba? Conte aqui nos comentários. Vou adorar saber...
Onde correr em Curitiba
Até domingo com mais um post sobre a cidade aniversariante. Aliás... Daqui a dois dias é niver dela. Parabéns Curitiba!!!!
Um super beijo,

Carolina

Para mais posts sobre corridas em Curitiba, acesse:

Precisa de hotel em Curitiba ou em qualquer outro local? Pesquise e reserve no nosso parceiro. Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão. Muito obrigada!


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Uau..adorei o post. Sabe que só de ler e rever os lugares fiquei com vontade de correr por ali novamente? Tenho corrido muito no Parque Barigui, que é outro point de corredores daqui da cidade. E relendo a sua resenha eu cheguei a conclusão que se vc correu pela canaleta de ônibus já pode receber a chave da cidade e ser considerada corredora curitibana hahaha. Está devidamente batizada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, acredita que NUNCA consegui ir ao Barigui! Na próxima, vamos combinar de correr lá!!!!
      Ahhhh, a canaleta é tensa! Jesus!!! Ha ha ha...
      Um super beijo,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search