13 abril 2019

Festival Perugia 1416 - Viva a história

Olááá! Tudo bem? Esses dias fiz um post sobre a Perugia. Quando fomos, tivemos a oportunidade de ir no dia em que estava ocorrendo o Festival Perugia 1416 – Viva a história! É sobre ele que falaremos hoje. Vamos lá?
Perugia 1416 - Viva a história

Um pouco da história de Perugia 1416

Em muitos municípios italianos, entre o final dos anos 1300 e os anos 1400, ocorreu a transição entre a Idade Média e o Renascimento. Essa foi uma das épocas mais brilhantes da história de Perugia.

As chaves e o governo da cidade foram entregues a Braccio Fortebracci da Montone após a vitória na Batalha de Sant'Egidio, travada em 12 de julho de 1416 . A importância não está na batalha em si, mas na data que serviu como um divisor de águas entre a Idade Média e a Renascença. 

Após o advento de Braccio como governante, as lutas violentas foram suprimidas. E ele reinou de maneira incrível tornando a Perugia um bom local para se viver.

Em 2016, no 6º Centenário de comemoração dessa batalha, foi realizada a primeira edição do Festival Perugia 1416. A ideia era recordar e celebrar o momento das profundas mudanças na virada dos séculos XIV e XV. 
Perugia 1416 - Viva a história
Imagem de marcellomigliosi1956. Fonte: Pixabay
O foco era a encenação daquela época, principalmente homenageando a figura de Braccio, o protagonista da história da cidade. Para isso, são feitas exibições de jogos, desafios, danças, brincadeiras, lutas e desfiles.
Perugia 1416 - Viva a história
Imagem de marcellomigliosi1956. Fonte: Pixabay
Atualmente, o festival já está na sua quarta edição!

Perugia possui cinco distritos que são nomeados de acordo com a origem medieval de suas portas:
  • Porta Sole;
  • Porta San Pietro;
  • Porta Eburnea;
  • Porta Santa Susanna;
  • Porta Sant'Angelo.
No princípio, esses portões tinham como símbolos cinco animais: 
  • a águia (Porta Sole);
  • o leão (Porta San Pietro);
  • o cervo (Porta Eburnea);
  • o urso (Porta Santa Susanna);
  • o cavalo (Porta Sant'Angelo).
Dessa forma, Perugia 1416 baseia-se no envolvimento dos cinco distritos da cidade. Para isso, utiliza seus símbolos, brasões, animais, cores e emblemas para levar aos visitantes toda a tradição da era medieval característica de cada um desses distritos.
Perugia 1416 - Viva a história
Um dos símbolos usados
As atividades acontecem de acordo com uma programação e são espalhadas pela cidade. Cada distrito possui a sua apresentação. 

Para saber o que está rolando em cada distrito e em cada momento, é só pegar a programação impressa no setor de informações turísticas (ou conferir no site do evento antes de ir).

Uma atividade que gostei MUITO de assistir foi na Rocca Paolina. Está lembrado dela? Aquele local subterrâneo que contei no post geral sobre o que fazer na Perugia.

Então, na Rocca Paolina, havia a exibição de um filme explicando o surgimento do reino. O nome dele era “O ouro, o ferro, o sangue”. As sessões eram gratuitas, todos os dias das 9h às 20h.

Dá uma conferida em uma parte do filme para você ter uma mini noção de como era...


Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Outro ponto interessante durante o Festival Perugia 1416 é que alguns restaurantes possuem menus medievais. Eles são desenvolvidos especialmente para o evento. Os garçons ficam vestidos com roupas da época. É bem legal.

Informações importantes sobre o Festival Perugia 1416 Viva a História!
O evento acontece sempre no segundo final de semana de junho. Em 2019, ele acontecerá, então, nos dias 14 a 16 de junho. Ainda dá tempo de se programar!

E aí? Gostou do Festival Perugia 1416? Você já tinha ouvido falar dele? Já participou? Conte aqui nos comentários! Vamos continuar essa conversa!
Até amanhã!

Um super beijo,

Carolina

Aqui

Precisa de hotel na Perugia ou em qualquer outro lugar? Pesquise e reserve usando o nosso link do Booking. Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão. Obrigada!
Booking.com

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search