22 abril 2020

Criatividade, como pensar fora da caixa...

Olááá! Tudo bem? Hoje estaremos fora de corrida e fora de viagens de novo. Aliás, estaremos totalmente fora da caixa, para falar a verdade. Vamos conversar um pouco sobre criatividade e como pensar fora da caixa, um tema que vai ser bastante útil no futuro. Então, está pronto(a)?

Novamente, venho lendo e refletindo muito sobre o período em que estamos vivendo. Afinal, sabemos que quando voltarmos, o mundo será outro. 
Criatividade Como Pensar Fora da Caixa
Como será o novo mundo? Foto de Stokpik, no Pixabay.
Nós seremos outros. As relações de trabalho e no trabalho serão outras também. Nós deveremos estar adequados a essa nova realidade. Mas qual será ela?

Não sabemos... E, por não sabermos, precisamos desenvolver atitudes e maneiras diferentes para lidarmos com essas incógnitas.

No meio dessas reflexões, fui convidada pela Ana Vital (@anavitaloficial) para participar de uma live sobre o momento atual e as possíveis formas de ensinar Ciências quando voltássemos às escolas após esse período (vou colocar o vídeo da live no final deste post).



Quando vi a propaganda da live e que o tema dela seria “Ensinando fora da caixa”, realmente, tive a certeza de que estamos no momento certo e na hora certa para desenvolver novas habilidades. E tudo veio ao encontro do que estava lendo e assistindo durante este período.

Não vou discutir aqui sobre a questão do ensino de Ciências, porque não é o tema comum entre nós. No entanto, gostaria de falar sobre o “pensar fora da caixa”. Ele vai ser realmente importante para o nosso futuro e já temos que começar a exercitar desde já.

Vamos juntos nessa viagem ao desconhecido...

Pensando fora da caixa... Um clichê que tem uma verdadeira filosofia por trás dele...

A gente escuta demais sobre a importância de se pensar fora da caixa. Mas o que seria isso, na verdade? Entrar numa caixa e depois sair dela com ideias completamente novas. 
Nãooooo. 
Eu considero que pensar fora da caixa poderia ser resumido por uma palavra apenas: criatividade.
Como ser criativo
Foto de Tim Mossholder
Aí você vai dizer: 
“eu não sou criativo(a)”. “Eu não tenho esse dom”. 



Já aviso que criatividade não é um dom, não é uma mágica. Ela pode ser trabalhada de diferentes maneiras. Você não exercita seus músculos? Não faz diferentes tipos de treinos para estar preparado para uma prova específica? 

Então, além disso, é hora de exercitar a sua mente para desenvolver a criatividade. E isso é uma prática diária.
Criatividade Como Pensar Fora da Caixa
Foto de ElisaRiva
Como? Através de técnicas, ferramentas e métodos podemos começar com a liberação da nossa mente dos estereótipos e preconceitos. Isso já abre um super espaço para coisas novas surgirem.

Estar aberto a essas novas possibilidades já é um grande passo para rompermos com o pensamento racional e lógico, típico da nossa cultura ocidental.

Provavelmente, você está sempre correndo de um lado para o outro e acaba não se dando conta das inúmeras possibilidades que os eventos do dia a dia apresentam. Com isso, oportunidades são perdidas e você deixa de perceber elementos e fazer conexões.
Criatividade Como Pensar Fora da Caixa
Foto de Gabrielle Henderson
Calma, porque você não é o(a) único(a). Eu mesma passei muitooooo tempo da minha vida dessa maneira. Eu super me arrependo disso, mas, como não podemos voltar ao passado, a questão é aprender e seguir em frente com uma outra mentalidade.



Sendo assim, passe a observar com mais calma o mundo à sua volta. Preste atenção em cada detalhe, som, movimento e acontecimento. 

Esteja realmente presente no momento. Você vai ver o bem que isso vai trazer aos seus pensamentos e, consequentemente, na sua maneira de se expressar criativamente.

Além disso, vivencie experiências novas. Você não vai ter ideias diferentes se vivenciar sempre as mesmas coisas. Isso não significa fazer uma viagem a um lugar distante ou escalar o Everest.  
Criatividade
Foto de Kalle Kortelainen
Claro que essas são experiências incríveis. No então, pequenas mudanças no dia a dia podem trazer novas maneiras de ver a vida.

Experimente tomar um sorvete de um sabor diferente. Mudar a disposição dos móveis da casa. Fazer uma mega arrumação e jogar objetos que você não usa mais. Ou então usar um outro caminho para ir a um lugar que você costuma ir sempre. 

São infinitas possibilidades que irão ativar novas áreas no seu cérebro e provocar novas conexões.



Outro ponto importante é que, para estimular a criatividade, você terá que assumir o papel de eterno aprendiz. E isso inclui aceitar que, nem sempre, você tem todas as respostas.

É aqui que muitos travam. Imagine eu ter que sair da minha zona de conforto e admitir minhas falhas e tentar buscar soluções para elas? É melhor eu me acomodar, não é verdade?
Criatividade
Foto de Nikhil Mitra
Não, te garanto que não é! Você pode solucionar problemas do jeito tradicional ou buscar novas soluções, que certamente trarão novos resultados e novas possibilidades. Reflita sobre isso...

Sendo assim, dedique tempo e esforços para delimitar o seu problema, analisar bem o que está acontecendo, enxergar além das causas comuns e encontrar possíveis hipóteses para solucioná-lo. 

Você pode conseguir isso sozinho(a) ou buscar a interação. Afinal, a criatividade também depende das suas interações sociais. Isso porque cada ser humano é um conjunto único de ideias e comportamentos. E, como eu já disse, todos têm algo a ensinar.
Como Pensar Fora da Caixa
Foto de My Life Through a Lens
A interação é uma excelente oportunidade para evoluir, ampliar seu modo de pensar, obter soluções e quebrar paradigmas que sua mente insiste em manter.



Não é preciso ir a um evento para ter uma interação que vá mudar sua forma de ver o mundo. Uma conversa na fila do supermercado, por exemplo, pode transformar totalmente o seu dia suas ideias e sua personalidade.
“Ah, mas eu vou sair conversando com todo mundo na rua?” 
Olha, confesso que seria ideal. Lembra-se de quando fui a Dubai sozinha e tive que me virar? Eu conversei com tanta gente na rua, no avião, no aeroporto, na corrida... Essa viagem me modificou tanto que eu sempre falo que existe a Carolina a.D (antes de Dubai) e d.D (depois de Dubai).

No entanto, para um início, até você realmente perceber a vantagem disso, comece devagar. Estipule a meta de conversar com uma pessoa diferente por dia. Você vai ver como isso é gratificante.
Como Pensar Fora da Caixa
Foto de Free-Photos
A mente acaba se tornando viciada dentro de sua própria linha de raciocínio. A conversa com outras pessoas abre muitas possibilidades para a criatividade. Afinal, ela depende da conexão de conhecimentos e experiências acumulados durante a sua vida.

Aqui também entram os estudos formais e informais, as leituras, as viagens, os passeios... 

Com certeza, você já leu muitos livros, já viu diversos filmes, já interagiu com uma gama diferenciada de pessoas, já conheceu lugares incríveis e nem tão incríveis assim... Ou seja, você já acumulou infinitas experiências de vida.

Então, se você interagir bastante e aumentar o seu repertório de informações, você terá enormes possibilidades de conexões inteligentes entre elas. São essas conexões que trarão as respostas criativas para suas dúvidas e dificuldades.



Um outro ponto que auxilia no pensar fora da caixa é o nada fazer. Já ouviu falar de ócio criativo? Pois bem... Não fazer nada permite que a mente tenha o tempo necessário para organizar os pensamentos e gerar os famosos insights.
Criatividade Como Pensar Fora da Caixa
Foto de Toa Heftiba
Confesso que esse é um ponto bastante complicado no mundo atual, uma vez que somos bombardeados por informações, precisamos ter uma alta produtividade... 

No entanto, raramente nos damos tempo para nos conectar com o que realmente acontece ao nosso redor. 

Uma técnica que ajuda nesse processo é a meditação. Ela é uma excelente maneira de ficar mais consciente com o mundo ao seu redor e conectado com os seus próprios limites e possibilidades. 
Criatividade Como Pensar Fora da Caixa
Além disso, ao respirar, você reduz drasticamente o estresse, um dos grandes bloqueadores de ideias que nos impede de pensar fora da caixa.

Para saber mais sobre como diminuir o estresse e a ansiedade, acesse:

E nesses tempos de incerteza, onde não teremos mais as respostas antigas para os problemas antigos, situações novas surgirão e, consequentemente, novas respostas serão obrigatórias. 

Como não sabemos como será esse novo mundo transformado, novos padrões de pensamento garantem uma grande capacidade e facilidade de adaptação a essas transformações.

E você? O que acha disso tudo? Considera que o mundo estará diferente? Está se preparando para essas mudanças? Já tinha pensado sobre isso?

Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!
Ah, e para ver como foi a live “Ensinando fora da Caixa” com a Ana Vital, confira o vídeo:

Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Espero que tenha gostado!
Até a próxima, 

Carolina Belo

Cadastre-se e receba as melhores dicas de viagem e/ou corrida

* preenchimento obrigatório

/ ( dd / mm )
Você deseja receber promoções e novidades sobre:





Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Excelente post. Tenho pensado muito sobre isso. Em como a criatividade vai ser importante tanto no agora quanto no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aline! E podemos aproveitar esse período para começarmos a buscar as respostas aos problemas e desenvolvê-la também.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Super beijo,
      Carolina

      Excluir
  2. Adorei o post Carol! Abriu minha cabeça em muitos aspectos.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Débora!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Um super beijo,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search