19 abril 2020

O que fazer para aliviar o estresse e a ansiedade atualmente

Olááá! Tudo bem? Aqui estou eu de novo, sem nada de corrida, sem nada de viagem, mas com algumas ideias de o que fazer para aliviar o estresse e a ansiedade nesse período em que estamos vivendo. Acho que é um tema pertinente para o momento. Confira!

Estamos vivendo, diariamente, as incertezas que o coronavírus trouxe ao mundo.

Desde o momento em que acordamos até o momento de irmos dormir, estamos sendo literalmente bombardeados com milhares de notícias, memes, opiniões, fake News, entre outros, relacionadas ao tema Covid-19.

Saber o que está acontecendo é importante, claro. Não devemos ser alienados e as informações são necessárias para tomarmos as melhores decisões e nos protegermos. 

No entanto, devemos ter um mecanismo de preservação para não absorvermos tudo o que é veiculado, pois há grandes chances de aumentarmos a possibilidade de suscitar sentimentos de ansiedade, medo, tensão e estresse.
O que fazer para aliviar estresse
Meditar ajuda a aliviar o estresse. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/medita%C3%A7%C3%A3o-gong-meditar-mindfulness-3480814/




Mas, o que é o estresse?

O estresse é uma palavra que meio que se vulgarizou como algo negativo no dia a dia. No entanto, ele simplesmente é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. 

Quando somos submetidos a alguma situação, o corpo reage e emite uma resposta. Quando o estímulo cessa, o corpo volta ao seu “normal”. O esquema é biológico, controlado, principalmente, pelos hormônios. 

Dessa forma, o estresse funciona como uma força positiva, nos motivando a melhorar ou ajudando a fugir de uma situação perigosa. Sem ele, estaríamos mais vulneráveis, é fato!

O problema acontece quando o corpo não volta ao seu normal. O indivíduo fica submetido a essa carga hormonal constantemente. E aí começam os problemas de saúde, sejam físicos ou emocionais. 

O fato de ficarmos trancados em casa ou vivendo esse período de incertezas, pode elevar o nível de estresse. E isso gera questões mais sérias como depressão, suicídio, brigas com pessoas próximas, desespero por não ter como saldar dívidas, problemas de pele, bruxismo, baixa de imunidade (e maior risco de contrair doenças), além de outros problemas.

E como não sabemos quando isso irá terminar, temos que tentar diminuir ao máximo esse nível de estresse, pois por períodos prolongados, ele provavelmente se tornará crônico. E isso não é nada bom.

Para tentar minimizar os efeitos do estresse, algumas atitudes são bem-vindas nesse momento de isolamento.
O que fazer para aliviar estresse
Buscar formas de aliviar o estresse é uma solução importante no momento. Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/pensamento-positivo-energia-reiki-3805169/



Algumas dicas de como aliviar estresse e ansiedade

Não assista a tantos programas sobre o assunto

Como disse, estamos recebendo diversos estímulos através de diferentes mídias. Cabe a nós observarmos e julgarmos como isso nos afeta.

Se percebo que esses estímulos não me fazem bem, o que devo fazer? Inibir isso, claro! E como inibir? Você pode ser radical como eu e não assistir a mais nada.

No entanto, você também pode determinar metas de tempo para receber tais notícias. Além disso, pode selecionar as mídias pelas quais vai se informar.

O que não pode é deixar isso afetar a sua saúde mental e física.

Não se compare com a produtividade alheia

O período de isolamento começou e com ele vieram centenas de possibilidades... São lives sobre todos os assuntos, cursos incríveis gratuitos, livros para baixar, aplicativos de exercícios em casa, meditações variadas, possibilidade de maratonar séries, canais de filmes abertos... Ou seja, uma gama de possibilidades.

Então, surge o estresse quando a ideia seria estar em paz. A pessoa acaba vendo aquele monte de possibilidades e, às vezes, não está a fim de fazer nada. 

No entanto, por observar todo mundo falando que está fazendo isso, está fazendo aquilo, está fazendo aquilo outro, começa a nutrir sentimentos de incompetência.

Afinal, tal colega faz muito exercício, tal camarada escreve muito, tal amigo é mais produtivo, tal pessoa é incrível... E, assim, vamos nos comparando, nos enchendo de inveja e de auto cobranças. 

Justo no momento em que deveríamos, como já disse, estar em paz e evitando qualquer tipo de estresse e aborrecimento, principalmente, para evitar baixar a imunidade.
O que fazer para aliviar estresse
Excesso de atividades e comparações podem levar ao estresse. Imagem de Thought Catalog no Unsplash
Inclusive, deixo as questões: 
Será que tal pessoa é tudo aquilo que mostra? 
Será que ela está mesmo fazendo tudo isso? 
Ou será que ela também tem seus problemas de autoafirmação e só está postando isso para mostrar o quanto é top, para tentar acreditar que ela é realmente isso?
Aí você vê uma coisa dessas, se impressiona e fica se cobrando, correndo o risco de ter problemas? Isso não está certo!

Então, por mais complicado que seja, não se cobre tanto! Também não queira se espelhar nos seus colegas. A frase que meu pai dizia “cada um com seu cada um” nunca fez tanto sentido como agora. 

Deixe cada um com seu cada um e se preocupe com você! E importante: isso não é egoísmo!



Busque por aplicativos de meditação

Esse período trouxe à tona o conceito de mindfulness, também conhecido como atenção plena. Ele é uma técnica de meditação e de exercícios de tradição asiática adaptada para o Ocidente. 

Em resumo: a ideia é ter foco no presente, deixando de lado as expectativas para o futuro e os traumas do passado. Tudo com a ajuda da respiração.
O que fazer para aliviar estresse
Mindfulness... Imagem de Lesly Juarez no Unsplash
Os smartphones, apesar de serem vistos como fonte de estresse e sobrecarga, podem ajudar nesse sentido. Vários aplicativos de mindfulness estão disponíveis gratuitamente para que a pessoa possa praticar.

Tenho buscado praticar o mindfulness há uns dois anos. Claro que ainda não cheguei onde gostaria, mas já verifico que passei a perceber muito mais detalhes da minha vida. Também tenho prestado mais atenção no ritmo da respiração e conseguido identificar as emoções com mais facilidade. E isso é bastante positivo.

Sendo assim, compartilho aqui dois aplicativos que seguem essa linha e são bem interessantes.

Lojong

Já citei esse aplicativo no post sobre como treinar em casa

Ele oferece meditações guiadas, vídeos animados, timer e um todo um conteúdo baseado nos métodos e tradições consagrados de atenção plena.
Como aliviar estresse e ansiedade neste período
Tela do Lojong
A intenção é que ele ajude a transformar sua mente para que ela possa se tornar mais calma, relaxada e livre, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Até para quem nunca praticou meditação e possa achar que não sabe fazer, existe no app o programa “O Caminho”. 
Como aliviar estresse e ansiedade neste período
Tela do Lojong
Como o nome já diz, a pessoa percorrerá um caminho de dez etapas de introdução à meditação. Com isso, ela aprenderá passo a passo como iniciar o treino da mente de forma gradual.

Se você não gosta de meditação guiada não tem problema. O Lojong tem um timer que possibilita programar as meditações silenciosas com o app e escolher o tipo de sino que deseja para a prática.
Como aliviar estresse e ansiedade neste período
Tela do Lojong

O aplicativo tem algumas meditações pagas, mas se a pessoa estiver disposta a assistir a alguns anúncios antes de começar a prática, o Lojong libera as meditações premium para todos. Eu, claro, não quis pagar, mas estou disposta a assistir anúncios. Então, super agradeço por essa possibilidade.

O Lojong está disponível para Android e IOS.




Calm 

O Calm, o app número 1 em sono, meditação e relaxamento, foi considerado, em 2017, como o aplicativo do ano para iPhone. Desde então, seus downloads só aumentaram. 

Ele oferece diversos programas que ensinam a colocar as práticas de atenção plena no dia a dia. Você pode escolher a série que melhor se encaixa no seu momento. Elas duram cerca de uma semana.

Eu comecei com “7 Dias de Gratidão” e agora estou na “7 dias para acalmar”. A próxima será “7 dias de autoestima”.

O Calm também oferece músicas selecionadas para trazer relaxamento ou foco. Você pode tocar a playlist completa ou escolher cada música individualmente.

Já os exercícios de alongamento que são treinos leves para esticar pernas, braços e pescoço de manhã ao acordar ou à tarde durante o trabalho fazem parte do Calm premium. Aí, é necessário ter uma assinatura Calm para utilizar os serviços. 

Novos usuários podem testar por 7 dias o aplicativo. No entanto, essa parceria da Samsumg possibilita acesso gratuito a diversos recursos (e sem período de teste).
Como aliviar estresse e ansiedade neste período
Tela do Calm
Para acessar as meditações e músicas do Calm pelo Samsung Health, basta entrar na seção Descobrir. 

O Calm está disponível para Android e IOS.

Se você tiver o Samsung Health, não é necessário baixar o aplicativo Calm. Isso porque, desde março do ano passado, a Samsumg fez uma parceria com o aplicativo Calm. No entanto, essa novidade só chegou para a gente há pouco tempo.

Claro que o mindfulness não funciona igualmente para todo mundo. Por isso, cabe à pessoa buscar qual conteúdo oferecido funciona melhor para ela. 
O que fazer para aliviar estresse
Meditação é um grande ajudante. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/menina-ioga-mindfulness-yoga-1246238/



Pinte mandalas

Não, não estou doida... Mandalas são representações em forma de círculo usadas como um elemento artístico ou um meio para a pessoa encontrar-se com ela mesma.

A palavra “mandala” vem do sânscrito e significa “círculo sagrado”. Segundo algumas crenças, as mandalas estão relacionadas com as energias da vida. Esses centros de energia estão conectados com o nosso ser e com o ambiente, favorecendo o nosso bem-estar. 

Por promoverem o relaxamento, contemplar, desenhar e/ou colorir mandalas ajuda na concentração. Por isso, elas são um excelente exercício para limpar a mente e diminuir o estresse, já que favorecem a atenção no momento presente.
O que fazer para aliviar estresse
Colorir mandalas pode ajudar a diminuir o estresse. Imagem de J. Kelly Brito no Unsplash
Além disso, cada figura e cada cor usada representam aspectos inconscientes da pessoa. Não vou adentrar nesse assunto agora, mas posso pensar em fazer um outro post específico sobre mandalas e seu poder. 
O que fazer para aliviar estresse
Imagem de Random Sky no Unsplash
Eu usei mandalas com diversas turmas “problemáticas” que eu tive e obtive resultados bem positivos. Atualmente, tenho colorido a mandala da Flor da Vida por tudo o que essa geometria sagrada representa. Comecei tem uma semana apenas. Mesmo com pouco tempo, já tenho notado um resultado. 
O que fazer para aliviar estresse
Salve esta imagem, imprima e pinte. Você verá a diferença que ela trará na sua vida.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/flor-da-vida-geometria-sagrada-flor-1601160/
Espero que tenha gostado das dicas e do post! É uma tentativa de ajudar durante esse período!

E você, como tem passado por esse período? O que tem feito para minimizar os efeitos do estresse? Conte aqui nos comentários. Vou adorar saber e continuar essa conversa. Assim, a gente se ajuda nesse período!!!
Até a próxima. 

Um super beijo,

Carolina




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Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

6 comentários:

  1. Adorei o texto e principalmente as dicas dos apps.
    Tenho Samsung e vou testar o calm. :)

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    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Débora! E tenho certeza de que vai gostar do Calm também. Estou intercalando entre ele e o Lojong! Obrigada pela visita!
      Super beijo,
      Carolina

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  2. Excelente Post Carol, dicas super úteis. Comecei a usar o Lojong, ontem. E gostei bastante.
    Super beijo pra vc tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, Roberta. Com certeza, você vai ver muitos benefícios na prática contínua!
      Obrigada pela visita e super beijo!!!
      Carolina

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  3. oie!
    Amei esse post. Muito pertinente para o momento atual.
    Preciso me lembrar de colocar algumas dessas ações em prática.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aline! É nossa responsabilidade colocar coisas positivas na nossa vida! Vai dar tudo certo!!!
      Um super beijo,
      Carolina

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