14 junho 2020

Palavras usadas por quem corre... Glossário ou Dicionário de corrida

Olááá! Tudo bem? Hoje vamos ter um glossário de termos de corrida ou podemos chamar de um dicionário de corrida. Na verdade, é uma lista de palavras usadas por quem corre. Afinal, corredores de rua têm um vocabulário próprio, que, muitas vezes, só quem está no grupo é capaz de compreender. Vamos lá?

Lembrando que as palavras usadas por quem corre estão listadas em ordem alfabética. Clique na letra para já ser direcionado a ela.


?O que todo atleta precisa conhecer
Os corredores possuem uma linguagem própria. Você conhece todo o vocabulário de corrida?


Glossário de Corrida

A

Aferição de percurso 

É um procedimento para medir a distância do trajeto de uma prova. Ele é padronizado intencionalmente e, geralmente, marcado com uma linha azul no chão (a famosa Blue Line).

Altimetria de prova

Ela mostra o relevo dos percursos encontrados nas provas. Isso é importante para saber onde haverá subida e onde haverá descida no percurso da corrida. Com isso, o participante pode se preparar melhor.

A altimetria é representada por gráficos ou mapas.

Para ver a importância de se conhecer a altimetria na prática, confira o post, acesse:


B

Bandana

Também conhecida como Buff. É um tecido que pode ser usado na cabeça, no pescoço ou no rosto para proteger, aquecer ou fazer um estilo e compor o look do corredor.

Baropodomeria


Baropodometria é o estudo da pisada e por consequência da postura.

O exame de baropodometria é realizado por um um profissional qualificado que utiliza um equipamento chamado baropodômetro.


O resultado determina um dos três tipos de pisada: normal, pronada ou supinada.


Bastões de caminhada

Conhecido como Trekking Pole (ver: Trekking Pole).


Bater contra o muro

Também conhecida como “Bater no muro dos 30”. Isso porque, para muitos maratonistas, o ponto mais complicado da prova é o quilômetro 30.

Devido à sensação de esforço extremo, a impressão que passa é que se está indo ao encontro de um muro.

Blue Line

Uma linha azul pintada no percurso da corrida. Ela serve para marcar o local exato onde o percurso teve sua aferição medida (ver Aferição de percurso).

BPM 

Sigla para Batimentos por Minuto. Indica o número de vezes que o coração bate por minuto.

BQ

Sigla para Boston Qualifying ou Qualificação para Boston em Português.

A Maratona de Boston exige do corredor uma comprovação de tempo chamada índice, conforme a faixa etária. O índice é obtido por meio de uma prova reconhecida pela organização em Boston – o BQ.

Buff

O mesmo que Bandana (ver: Bandana).
Dicionário do corredor iniciante
A bandana, ou buffer, permite vários tipos de proteção (ou serve também como enfeite)





C

Cabedal

Termo relacionado aos tênis...

É a parte superior deles, conhecida também como o corpo do tênis. 

De acordo com o tipo de material usado no cabedal, há diferença no conforto, no peso e na resistência do mesmo. 

Cadência

Número de passos que o corredor dá por minuto de corrida. 

Para ter uma boa cadência, muitos corredores usam um instrumento chamado metrônomo. 

O número ideal de cadência apontado por especialistas é de 180 passos por minuto (ppm).

Camada base

Conhecido como Segunda pele (ver: Segunda pele).

Camelbak

Na verdade, Camelbak é uma marca esportiva. No entanto, virou sinônimo de sistema de hidratação portátil (ver: Sistema de hidratação). 

É um bom exemplo de figuras de linguagem na corrida (Metonímia, ha ha ha).

Canela fina 

Também conhecida como canela seca. 

Representa um corredor rápido, que tem as pernas bem finas. 

Imagine um atleta de elite... Pronto, isso é uma canela fina.

Caramanhola

Também conhecida como Squeeze

São garrafas de material rígido utilizadas para hidratação.

Check Point

O mesmo que Posto de Controle (ver: Posto de controle).

Cinto de Hidratação

Um cinto que permite carregar garrafas de bebidas. 

Varia em formato, tamanho e capacidade de garrafas.

Coelho

É o corredor que dita o ritmo de outros ou até mesmo de um pelotão.

O sinônimo de coelho é pacer.

Geralmente, o coelho “puxa” o grupo de elite das maratonas até o quilômetro 30. 

Contínuo

Termo relacionado a método de treinamento...

Em um treino contínuo, o atleta corre direto, sem intervalo de recuperação.

Ele pode variar a velocidade com características progressiva, regressiva e variável (fartlek) ou mantê-la constante.

Contraforte

Termo relacionado aos tênis...

É a parte traseira dos tênis que contorna o calcanhar.

Essa estrutura mantém o pé estável e reduz o risco de torções no tornozelo.

Core

Região que engloba abdômen, lombar e quadril.

Ele é o centro de estabilização e de produção de força do corpo. Por isso, deve ser fortalecida com exercícios específicos.

Um temos bastante conhecido é “Fortalecer o core”.

Corrida de fundo

Corrida de fundo corresponde a provas com distâncias de 5.000 metros (5 km) à maratona (42,195 km).

Nas provas de fundo o metabolismo utilizado é o aeróbio (utiliza o oxigênio).

Corrida de meio-fundo 

Corresponde a provas de 800 a 3000 metros (3 km).

As provas de meio-fundo exigem um pouco mais de velocidade e agilidade do que as de fundo.

O metabolismo usado nessas corridas é o aeróbio e o anaeróbio láctico.

Corta Vento

Tem a função de “cortar o vento”, ou seja, proteger contra a ação do vento.

É bem simples e, por isso, não oferece aquecimento e não é impermeável.

Crioterapia

Crio = gelo. Logo crioterapia é a terapia com gelo.

Ela é indicada para recuperação após um treino ou prova muito extenuante. 

Geralmente, acontece em um tonel cheio de gelo. Basta o corredor entrar e ficar um determinado tempo.




D

Déficit de oxigênio

É a quantidade de oxigênio que falta para o suprimento do metabolismo durante a transição do repouso ao exercício.

Desnível Acumulado

Somatória de todos os desníveis negativos e positivos de um trajeto (ver Desnível Negativo e Desnível Positivo).

Desnível Negativo

É o quanto há de diferença de altitude entre um ponto de início e um ponto mais baixo de uma descida.

Desnível Positivo

É o quanto há de ganho de elevação (ver Ganho de elevação). 

DNF

Sigla em inglês para “Did not Finished” (Não completou).

Geralmente, é indicado nas tabelas de resultados, ao lado do nome do atleta.

No caso do DNF, caso o atleta estoure o tempo de prova (quando há tempo limite), ele pode receber o DNF.

DNS

Sigla em inglês para “Did not Start” (Não largou).

Geralmente, é indicado nas tabelas de resultados, ao lado do nome do atleta.

Drop

Termo relacionado aos tênis...

Diferença de altura entre a parte traseira do tênis (onde está o calcanhar) e parte da frente (onde está a ponta do dedo). 

Expresso em milímetros (mm), é como se fosse o salto do tênis.

Geralmente, o drop está relacionado ao amortecimento do tênis. Com isso, os tênis podem ser classificados em minimalistas, 

Drop Bag

É uma mochila ou saco onde o atleta coloca itens de sua necessidade durante a corrida. 

Esses pacotes são transportados pela organização da prova para pontos pré-determinados do percurso, onde os atletas poderão utilizá-los.

Podem conter roupas, alimentos, equipamentos, acessórios...

E

Educativos

São exercícios que auxiliam no desenvolvimento da técnica da corrida. 

Endorfina

Hormônio conhecido com a substância da euforia e do bem estar após a corrida.

Entressola

Termo relacionado aos tênis...

Localizada entre o cabedal e a sola, possui função de garantir a disseminação dos impactos durante as corridas. 

Escala de Borg

Usada para que o atleta, utilizando a sua própria sensibilidade, saiba a intensidade do esforço durante a prática de atividade física. 

Na Escala de Borg, 7- 8 é muito fácil; 9-10 é fácil; 11-12 é relativamente fácil; 13-14 é ligeiramente cansativo; 15-16 é cansativo; 17-18 é muito cansativo e 18-20 é exaustivo.

Estar no caixote

É quando os corredores se veem rodeados por outras pessoas em uma largada e não conseguem correr na velocidade programada.

Estouro da boiada

Acontece na largada, quando sai todo mundo junto.

F

Fartlek

Termo relacionado a método de treinamento...

Treino continuo (ver Contínuo) com variações de ritmo (aumento ou diminuição de intensidade) a cada distância ou tempo.

Resumidamente, é alternar a intensidade (velocidade) em uma corrida contínua. 

FC

Expressão para “Frequência cardíaca”.

Indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto.

FC Máx

Expressão para “Frequência cardíaca máxima”.

É o máximo que o atleta pode atingir em seus batimentos cardíacos sem comprometer seu sistema (limite máximo).

Pode ser obtida pelo teste ergoespirométrico ou estimada por fórmulas matemáticas.

Flask

Também conhecida como Soft Flask.

É um frasco de material flexível.

São aquelas garrafinhas molengas que podem ser colocadas na parte da frente da mochila de hidratação.
O que todo corredor precisa saber
Um exemplo de flask


Fleece

Material sintético criado a partir do poliéster.

O fleece é bom porque aquece e dá conforto ao atleta.

Pode ser encontrado em blusas, calças, gorros, luvas, cachecóis...

E eu que nunca consegui ganhar o Fleece para quem termina as provas da KTR? Confira...

Fundista 

Atleta especialista em distâncias acima de 5.000 metros. 




G

Ganho acumulado

Somatório de todos os desníveis positivos da prova. 

Ganho de Elevação

É a diferença de altitude entre um ponto de partida e um ponto mais alto de uma subida. 

Gasto calórico 

Também conhecido como gasto energético.

Mostra quantas calorias são gastas em um determinado tempo de corrida (ou qualquer outra atividade).

Gel 

É um suplemento energético disponível em sachê.

Glicogênio muscular

Principal fonte de energia do corpo durante a prática de atividade física. 

É estocado no organismo a partir da ingestão de alimentos ricos em carboidratos.

Grip

Termo relacionado aos tênis...

Tipo de solado do tênis. 

Um tênis com mais grip possui solado com cravos maiores, permitindo maior segurança em terrenos acidentados. 

Menos grip é um solado mais plano, sem tantas ranhuras, para terrenos menos acidentados.

H

Headlamp

Lanterna que fica presa à cabeça.

O benefício da headlamp é deixar os corredores com as mãos livres.

Pode ser de pilhas ou baterias. Variam em peso, em tamanho e em lúmens (ver Lúmens).

I

Índice Técnico

É o mesmo que qualifying.

Algumas provas, como a Maratona de Boston, exigem que o corredor tenha determinado tempo, de acordo com sua faixa etária, para poder efetuar a inscrição.

Para conseguir essa marca, ele deve participar de uma prova oficial aceita pela IAAF ou certificada pela Federação do país, dentro de um período de tempo específico (geralmente, um ou dois anos antes). 

O resultado deve ser comprovado no ato da solicitação da inscrição.

Intervalado

Termo relacionado a método de treinamento...

É um treino curto e intenso seguido por um tempo de recuperação igual ou pouca coisa mais longo.

ITRA / I-TRA

Sigla para International Trail Running Association.

Foi criada em 2013 para desenvolver o trail running.

J

Jaqueta Corta-Vento

O mesmo que Corta Vento (ver: Corta Vento).


K

Km

Sigla para a unidade de medida de quilômetro.

Km/h

Unidade utilizada para medir a velocidade.

De acordo com a fórmula física △s/△t, temos a distância percorrida em um intervalo de tempo de uma hora.




L

Lactato 

É o mesmo que ácido lático.

O lactato é um resíduo metabólico produzido pelo organismo. Quando uma pessoa se exercita dentro de um certo limite tolerável, ele não se acumula.

Já quando uma pessoa se exercita acima de tal limite, o lactato se acumula nos músculos e pode causar enrijecimento e dores.

O lactato só irá se acumular quando a velocidade de remoção for inferior a de produção.

Lanterna de cabeça

Conhecida mais popularmente como headlamp (ver: Headlamp).
Palavras usadas por quem corre
Headlamp é essencial em provas noturnas

Lap

É uma volta.

Ela pode ser dada em km, por tiros de metros, por milha...

Largar Forte

Sair em um ritmo muito acima do que você treinou/planejado.

Limiar de lactato

É o momento em que o corredor atinge o ponto de equilíbrio a produção e a remoção de ácido lático. 

Quando esse limiar é ultrapassado, começa o processo de acúmulo de ácido lático.

Longo

Termo relacionado a método de treinamento...

Também conhecido como Longão.

É um treino em que a meta é a distância percorrida. 

Costuma ser realizado uma vez por semana, nos dias em que a pessoa pode dedicar mais tempo ao exercício.

Por isso, é comum os corredores fazerem seus longões aos finais de semana.

Apesar de algumas pessoas considerarem longos somente aqueles com mais de 20 quilômetros, não há um consenso. 

Alguns especialistas dizem que não existe uma distância ou tempo mínimo. Vai depender da distância da prova que o corredor vai fazer.

O longão é o tipo de treino que ajuda a desenvolver resistência muscular e condicionamento aeróbico.

Lúmens 

Termo relacionado à lanterna...

É a quantidade de luz emitida pela lanterna. 

M

Manta Térmica

Conhecida também como cobertor térmico.

A manta térmica é feita de material aluminizado. 

A ideia é diminuir a perda do calor do corpo em locais frios (o alumínio vai refletir o calor para o que está embaixo do cobertor, ou seja, a pessoa).

No caso de usá-lo em lugar quente, ele ajuda a diminuir a insolação em locais de sol muito forte.

Maratona

Distância de 42 quilômetros e 195 metros.

42,195 metros ou 42.195 km (olha a diferença na separação dos números).

Meia maratona 

Metade da distância da maratona, ou seja, 21,097 metros.

Meio-fundista

Corredor especializado nas distâncias inferiores a 3000 metros

Minimalistas 

Termo relacionado aos tênis...

Normalmente, possuem drop entre 0mm e 4mm.

Mochila de hidratação

Mochila onde é colocado o reservatório de água.

Muro

É a outra forma de dizer “bater no muro”, ou seja, a sensação de esgotamento que costuma aparecer para o corredor por volta do quilômetro 30 de uma maratona.

N

Número de peito

Número que identifica os corredores nas provas.

Geralmente, é preso na camiseta na altura do peito. No entanto, algumas provas podem ter também o número de costas.
Dicionário de corrida
O número de peito identifica o corredor nas competições


O

Overtraining

Over” significa “acima” em inglês.

Dessa forma, overtraining é o excesso de treinamento do atleta ou a falta de descanso adequado. 

É também conhecido como síndrome do supertreinamento. O corpo perde a capacidade de se recuperar das sobrecargas sucessivas e começa a ter problemas.




P

Pace

"Pace” significa “ritmo” em inglês. 

É o tempo que você gasta para percorrer um quilômetro. 



Pacer

Conhecido como Coelho (ver Coelho). 

É o corredor que dita o ritmo da prova e ajuda outros corredores a manter aquela velocidade para completar a prova em um determinado tempo. 

Percurso

Trajeto percorrido na prova, geralmente, expresso em milhas ou quilômetros.

Periodização

Termo relacionado a treinamento...

É o planejamento do treinamento.

Como o treinamento será organizado em termos de quantidade de dias, de volume e de intensidade com foco em um determinado objetivo.

Perna pesada

Quando a perna demonstra cansaço e passa a impressão de estar mais pesada.

PB 

Sigla para Personal Best (ver RP).

PR

Sigla para Personal Record  (ver RP).

Pipoca

Pessoa que não se inscreveu oficialmente na prova, mas está participando dela.

Pisada neutra

Tipo de pisada resultante do arco do pé normal. 

Durante a prática de corrida, o atleta consegue manter a pisada centrada, não forçando o pé para fora (supinador) nem para dentro (pronador).

Pisada Pronada

O atleta com pisada pronada descarrega o peso do corpo na parte de dentro do pé.

É o típico “pisar para dentro”.

Pisada Supinada

O atleta com pisada supinada tem o lado exterior do calcanhar como primeiro ponto de apoio na hora de pisar.

Ele descarrega o peso do corpo na parte de fora do pé, na borda externa, e o restante do pé segue a mesma linha.

Planilha

É a periodização do treinamento vista no aplicativo ou no papel ao longo de um determinado período de tempo, com os objetivos do corredor.

A planilha pode ser semanal, quinzenal, mensal...

Pliometria

Exercícios específicos, geralmente, com uso de saltos para alongar e encurtar a musculatura.

Polaina

Utilizada presa aos tênis para evitar a entrada de areia, terra, pedras e, dependendo do material, de neve.

Posto de Hidratação

Local onde os atletas podem se hidratar e se reabastecer com bebidas (água, isotônico, refrigerante, entre outras bebidas). 

Há provas em que não há postos de hidratação. Assim, o atleta deve levar suas bebidas por conta própria.

Posto de Reabastecimento

Em inglês, Aid Station.

Área onde os atletas podem se reabastecer com comida e bebida. 

Muitos confundem com posto de hidratação. Aqui, a diferença é que há comida. 

Pode ser ou não no mesmo local de um Posto de Controle.

Posto de Controle

Em inglês, Check Point.

Ponto em determinados lugares do percurso em que há fiscais para verificar a passagem dos atletas. 

Pra morte

Expressão coloquial que indica o máximo esforço em um treino ou prova.

Pronador

Corredor cuja pisada tende para a parte interna do pé (ver Pisada Pronada). 

Há graus de pronação onde os atletas podem ser pronadores leves até excessivos.

Q

Qualifying

É o mesmo que índice técnico (ver Índice Técnico).

Quebrar

Importante ressaltar que não tem nada a ver com quebrar alguma parte do corpo. 

A pessoa “quebra” quando ela perde as forças em determinado momento da prova.

O ritmo diminui para poder chegar ao final ou ela até mesmo abandona a prova.

R

Ranking ITRA 

Também conhecido como ITRA Ranking ou ITRA Performance Index.

É um ranking do ITRA (ver ITRA) dado pela pontuação obtida em determinadas corridas.

Tais corridas recebem determinadas pontuações de acordo com a relação Km/Esforço.

Recuperação ativa

Termo relacionado a treinamento...

É a realização de exercícios com uma intensidade mais baixa entre um estímulo e outro no treinamento.

Você pode fazer uma recuperação ativa utilizando uma pedalada, por exemplo.

Recuperação passiva

Termo relacionado a treinamento...

O corredor se mantém parado e não realiza qualquer outro tipo de exercício entre um estímulo e outro no treinamento.

Regenerativo

Termo relacionado a treinamento...

Treino usado como recuperação após treino intenso pra relaxar a musculatura (através da eliminação do ácido lático do organismo).

RP

Também conhecido como PR (Personal Record) ou PB (Personal Best).

Sigla para Recorde Pessoal. 

É o melhor tempo do corredor em alguma distância em uma prova.

Rodagem

Termo relacionado a treinamento...

Treinos com distâncias e estímulos leves usados com função regenerativa.

Runaholic

Termo que indica quando a pessoa é viciada na sensação obtida após uma corrida.

Runner’s high

Termo relacionado à sensação de euforia, alegria e de dever cumprido após uma prova.

Deriva da ação de hormônios produzidos durante o exercício. 




S

Sair Forte

Sair em um ritmo muito acima do que você treinou ou do que estava planejado para tal evento.

Segunda Pele

Também conhecido como camada base.

Tipo de roupa feita de material sintético, usado bem justo ao corpo.

A intenção é dissipar a umidade e manter o calor próximo ao corpo.

Sistema de Hidratação

Também chamado de Camelbak.

É o sistema de hidratação portátil colocado em uma mochila de hidratação ou em um vest.

Ele possui uma mangueira e uma válvula de controle na extremidade que libera o líquido ao ser mordida.

Sobrecarga

É o aumento na intensidade (velocidade), na duração (tempo) ou na distância do exercício.

Soft Flask

É um frasco de material flexível (ver Flask).

Sprint

Termo relacionado a treinamento...

Corrida muito rápida (tiro) realizada nos quilômetros ou metros finais próximo ao pórtico de chegada.

Squeeze

O mesmo que caramalhola (ver: Caramanhola)

Supinador

Corredor cuja pisada tende para a parte externa (de fora) do pé (ver Pisada Supinada). 

Há diferentes graus de supinação onde os atletas podem ser supinadores leves até excessivos.

Survival Blanket

Palavra em inglês para Manta Térmica (ver: Manta Térmica).

Suplementação

São utilizados para a melhora do desempenho esportivo.

Os suplementos são nutrientes ingeridos por meio de comprimidos, balas, capsulas ou shakes.

Devem ser administrados de acordo com a orientação de um profissional de nutrição. 

T

Tecido Respirável

Tecnologia que permite a saída do suor do corpo. 

Um tecido respirável muito comum nas corridas é a poliamida.

Tempo bruto

É o tempo que começa a ser registrado a partir do momento em que a largada é dada oficialmente.

Mesmo que você passe pelo pórtico mais tarde, o tempo oficial é o da largada.

Tempo limite

Tempo máximo que o corredor precisa cruzar a linha de chegada para ser considerado classificado.

Também é usado para receber determinada pontuação ou premiação.

O corredor que chega após o tempo limite de prova é desclassificado (ver DNF).

Tempo líquido

É o tempo que começa a ser contado a partir do momento em que o corredor passa pelo tapete de cronometragem.

Tempo run

Termo relacionado a treinamento...

Também conhecido como treino de ritmo. 

O corredor corre uma distância em uma intensidade elevada por um período prolongado e sem intervalo. 


Teste baropodométrico



Determina o tipo de pisada do corredor (ver Teste de Pisada e Baropodometria).

Teste de pisada

Determina o tipo de pisada do corredor (ver Baropodometria).

Glossário de corrida
Uma das maneiras de realizar o teste baropodométrico

Teste ergoespirométrico

Teste para medir o VO2 máximo e os limiares aeróbico e anaeróbico. 

Utiliza uma máscara que contém um analisador de gases.

Teste ergométrico

Conhecido como teste de esforço.

Analisa o comportamento das respostas do sistema cardiovascular durante o esforço. 

Tiro

Termo relacionado a treinamento...

Treino intervalado composto por estímulos intensos (alta intensidade e baixa duração) intercalados por períodos de recuperação com trote, caminhada ou descanso mesmo.

Torches

O mesmo que lanterna de mão.

No entanto, algumas pessoas também incluem a headlamp (ver Headlamp).

Trail Running

Corrida realizada em ambiente natural com o mínimo possível de estrada asfaltada ou pavimentada (que não pode exceder 20% do tamanho total do percurso).

Engloba corridas em montanhas, trilhas e desertos.

Treinamento físico

Sequência de atividades para desenvolver o condicionamento geral ou específico.

O objetivo do treinamento físico é a máxima performance em um tempo determinado.

Treinamento funcional

Exercícios para desenvolver força, coordenação, equilíbrio e resistência de forma global.

Treino regenerativo

Termo relacionado a treinamento...

Treino leve realizado no dia posterior a um treino intenso.

Trekking Pole

São os bastões utilizados na corrida (e também nas caminhadas).

Os trekking pole ajudam na estabilização e diminuem a força nos joelhos em terrenos íngremes.

Podem ser feitos de diferentes tipos de materiais e possuir características específicas como ajustes e absorção de impactos.
Dicionário do corredor
Bastões usados em uma corrida em Passa Quatro. Eles são dobráveis e podem diminuir de tamanho, o que facilita para carregar

Trote 

Termo relacionado a treinamento...

É uma corrida em um ritmo leve, agradável.




U

Ultramaratona

São as corridas com distância superior a 42,195 km, ou seja, acima de uma maratona.

Ultramaratonista

Atleta que corre ultramaratonas. 

Urso

É a outra forma de dizer “bater no muro”. Lembra? A sensação de esgotamento no km 30 da maratona (ver Bater no muro).


V

Velocista

Atleta que corre provas rápidas (menores ou iguais a 5 km).

Vest

Também conhecido como Hydration Vest

É um colete mochila (ou uma mochila colete).

Bem compacta, possui bolsos e compartimentos para alimentos, bebidas e roupas leves.

Por estar bem preso ao corpo, mantém-se estável e não incomoda durante a corrida.
Vocabulário específico de corrida
O vest em ação. Observe como ele fica colado ao corpo


VO2 máx

Volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante o exercício físico em geral. 

Pode ser aprimorado com o treinamento.

Quanto maior é o VO2 máximo, mais condicionado é o corredor.


W



X



Y



Z

Zonas de Treinamento

Também conhecida como zonas de treino ou zonas-alvo.

Servem de parâmetro para determinar a intensidade da atividade física.

São definidas por faixas de frequência cardíaca e tem como objetivo delimitar o tipo de estímulo a ser aplicado ao corredor.

Ufa! Você tem mais algum termo a acrescentar no glossário de corrida? O que você costuma usar que não está aqui? Conte aqui nos comentários!

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina

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Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

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