05 julho 2020

Como arrumar mala de viagem para correr (e para não correr também)

Olááá! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre como arrumar mala de viagem, principalmente, arrumar mala de viagem para correr. E temos muito a conversar. Então, não vamos perder tempo...

Viajar para correr tem suas particularidades, eu sempre falo isso...  São materiais diferentes que precisam ser levados e eles têm condições específicas.
como arrumar mala de mao para viagem internacional

Como arrumar mala de viagem

A principal dica é:

Leve apenas o necessário, para evitar carregar peso demais.

Tudo bem que carregar peso pode fazer parte do treino. No entanto, andar com mala muito pesada em transportes, aeroportos e outros lugares pode não ser tão agradável assim...




Verifique a quantidade de dias e o clima do local

Primeiro, verifique o clima do local. Com isso você decidirá se vai arrumar uma mala de viagem para lugar frio ou para lugar quente.

Confira também a quantidade de dias que você ficará e monte uma mala pensando nesses dias, mais um.
“Ué, Carolina. Se a ideia é levar menos coisas, por que levar para mais um dia?”
Eu levava sempre “cravado”. Até que um dia, nosso voo de volta atrasou em Munique e perdemos a conexão em Paris. Ou seja, tivemos que ficar um dia em Paris e eu não tinha mais roupa limpa.

Então, aprendi a lição e levo sempre uma a mais. Caso aconteça algum imprevisto, há ainda uma peça de roupa limpa para usar.

Comece separando a mala para despachar e a mala de mão

Caso você viaje de avião, o primeiro passo é verificar as condições da companhia aérea. Isso inclui peso máximo e medidas máximas.

Normalmente, o peso máximo permitido é de 23 kg. Já a dimensão máxima permitida é 158 cm, somando-se comprimento, largura e altura. Isso inclui bolsos, rodas e alça.

O ideal é que a mala atenda a esses padrões e seja grande o suficiente para levar suas coisas com espaço sobrando. Essa medida é importante, pois se você comprar alguma coisa no destino, ela precisa caber na mala. 
como arrumar mala de viagem para caber mais
A quantidade de tênis que comprei quando fui à Disney não tem explicação. Ainda bem que a mala era grande e pude trazer tudo em paz!
A mala de mão ou mochila também tem limitações e não deve ser tão grande.


Normalmente, as regras para a mala de mão são de até 10kg com dimensões de até 35 cm de comprimento x 25 cm de largura x 55 cm de altura.

Resolvida a questão das malas, vamos ao conteúdos delas...


Decida o que levar em uma mala de viagem para correr

A gente sabe que não podem faltar:
  • Tênis;
  • Meias;
  • Short ou calça;
  • Top (no caso das mulheres);
  • Camiseta da equipe ou camiseta escolhida (a menos que você vá usar a camiseta da prova).
Então, já separe logo esses itens e coloque-os na mala de mão.
“Mas, por que na mala de mão?”
A gente não deve esperar que o pior aconteça, mas deve estar preparado, né? Caso sua mala despachada seja extraviada, você tem o material da sua corrida à disposição.



E pense que, mesmo viajando para correr, a gente vai conhecer os lugares e fazer passeios. Então, tenha em mente que vamos precisar de roupas “normais” e, talvez, sapatos “normais”, além dos tênis.

Para não ter que levar centenas de roupas para ter um visual diferente, abuse dos acessórios (lenços, colares, pulseiras, brincos e etc). Eles ocupam pouquíssimo espaço e podem ser muito úteis quando usamos as mesmas peças de roupa.

IMPORTANTE! Se for levar joias, não despache. Pertences de valor SEMPRE na mala de mão. Segurança em primeiro lugar!

A corrida é em uma cidade de praia ou em um lugar que tenha piscina? Então leve uma bolsa de plástico para acomodar os itens para esse tipo de lazer.

Não se esqueça de levar medicamentos. E se a viagem for internacional, leve a receita para provar que são do seu uso.

O ideal é ter uma checklist para não esquecer nada. Eu já disponibilizei aqui, para download, uma checklist. Caso você não tenha ainda a sua, faça download da checklist de mala de viagem para correr.

Se você não for adepto a papel, há diversos aplicativos que ajudam a decidir sobre os itens certos na bagagem, sem esquecer nada.  

É até interessante, pois você decide o local da viagem e ele faz as combinações de itens e quantidade de roupas necessárias para o período da sua estadia.

O que levar na mala de mão?

Em viagens internacionais, não leve nada maior do que 100 ml na sua bagagem de mão. Se estiverem em maior quantidade, serão confiscados. 

E eu afirmo: dá um ódio (sim, essa é a palavra correta) muito grande ver suas coisas sendo jogadas fora!

Tenha os materiais de corrida na mala de mão e, se possível, uma muda de roupa extra. Já disse que caso a bagagem despachada se perca, há uma opção.

Leve os objetos de valor na mala de mão! Isso inclui joias, dinheiro, documentos, eletrônicos, carregadores, adaptadores... 

Em relação aos carregadores e adaptadores, coloque-os juntos em uma necessaire.

Caso você precise de bastões para correr, eles NÃO devem ser levados na mala de mão, pois se enquadram nos itens pontiagudos e que podem ser usados como arma. 
como organizar uma mala de viagem
Os bastões devem ser levados na mala que será despachada
Portanto, precisa levar bastões de corrida? Leve-os na mala despachada.


Como organizar a mala para ter o máximo de espaço

Bom, fez a lista, já sabe o que levar em uma viagem para correr... Então, separe tudo para colocar nas malas! Faça uma última checagem e comece a arrumar.

Peças pesadas devem estar no fundo da mala. Aqui temos calças jeans, shorts, bermudas, cangas, toalhas (para quem costuma levar), bolsas extras (como a de plástico para praia ou piscina), etc.

Uma dica é deixar que essas peças sobrem nas laterais da mala. Por exemplo, deixe a parte das pernas das calças para fora.
como arrumar a mala de viagem para não amassar as roupas
Deixe uma parte da calça jeans, da canga e das pashminas do lado de fora da mala. Você verá o porquê em breve...
Sobre as roupas do dia a dia, escolha sempre peças versáteis que possam ser usadas em várias situações. Tente separar peças que combinem entre si.

Na hora de colocá-las na bagagem, enrole a roupa, pois ocupa menos espaço.

Se você tiver aqueles sacos de compressão, use-os. Eles são excelentes para embalar peças grandes como jaquetas e casacos mais pesados, pois diminuem o volume consideravelmente. 

Sabe os saquinhos plásticos transparentes do supermercado? Eles podem ser usados para dividir as roupas por tipos. Além de protegê-las, deixa tudo mais prático e funcional.



Você tem muitas sacolinhas de kits de corrida? Então, use-as para colocar os sapatos. Dessa forma, você não suja as roupas dentro da mala e ainda faz uso dessas sacolinhas.

Falando sobre os sapatos, prefira sempre um calçado leve, confortável e versátil, que possa ser usado em várias situações. Não se esqueça dos chinelos. Eu levo um para o dia a dia e outro para tomar banho (tenho nojo de pisar no chão do box do banheiro).

Ainda tem sacolinhas sobrando? Utilize-as para colocar calcinhas, biquínis, sutiãs, cuecas, sungas e meias. Quando a viagem é para lugar frio, também podemos colocar luvas, toucas e protetores de ouvidos.

Não há necessidade de levar 300 calcinhas ou cuecas, pois elas podem ser lavadas durante o banho (já dei a dica de como lavar as roupas na viagem e colocar para secar as peças).

Camisolas e pijamas também não precisam ser trocados todos os dias... Eles podem ser usados durante uma semana.

Coloque os medicamentos todos juntos em uma necessaire. Isso facilita na hora de procurar e também deixa a mala mais organizada.

E aqui vale a mesma dica para a roupa e pelo mesmo motivo: leve medicamentos de uso contínuo em uma quantidade maior do que a dos dias de viagem (pense em dois dias a mais, por garantia).

Sobre os produtos de beleza e higiene pessoal, leve o mínimo possível. Você não precisa levar um pote gigante de shampoo, por exemplo. Coloque-o em uma vasilha menor. 

Existem kits de viagem que são vendidos ou, então, quando usar um produto pequeno, guarde a embalagem para colocar os produtos de viagem.
como arrumar mala de viagem pequena
Você também pode usar os shampoos oferecidos pelos hotéis e minimizar a mala.
SEMPRE embale esses produtos que podem vazar. Eu costumo colocar em sacos ZIP ou naqueles saquinhos que ficam nos aviões.

Fique atento a pinças e tesouras. Precisa realmente levar? Então, eles precisarão ser despachados. Não podem estar na mala de mão, pois são considerados objetos perigosos.

Sapatos, materiais de banho e até a necessaire de remédios devem ser colocados na parte da mala mais próxima das rodinhas. Afinal, quando você acabar de arrumar a mala, irá colocá-la de pé. E aí, tudo vai pesar para essa região (olha a ação da gravidade aí!).




Deixe a camisola ou o pijama de uma maneira fácil de pegar. Caso você chegue cansado e à noite, você não precisa desfazer a mala toda depois de uma viagem longa para poder encontrá-los e descansar.

Se estiver levando algum material de papel que não precise estar na mala de mão, você pode utilizar o bolso que há na parte interna da tampa da mala. Ali também deixo uma etiqueta de identificação (que será a última parte falada aqui).
como arrumar mala de viagem para 7 dias
Essa parte é excelente para papéis e objetos como capas.
Preencha todos os espaços vazios, com o que mais você precisa levar.

Coloque as roupas que amassam o mais esticado possível na parte superior da mala (deitada, próxima à tampa).

Amassou demais? Coloque em um cabide do hotel e deixe no banheiro. O vapor do chuveiro ajuda a dar uma desamassada.

Vai precisar pegar alguma coisa na mala que será despachada? O ideal é levar na mala de mão, mas se não der, coloque tudo na parte superior da mala. Você terá um acesso mais fácil.

Está levando objetos frágeis? Embrulhe-os com plástico bolha ou, dependendo do tamanho, nas meias e centralize-os na mala. Isso vai amortecer o impacto que eles sofreriam, uma vez que as malas “apanham” durante o transporte.

E lembrando sempre que você pode lavar roupas durante a viagem. Então, o excesso pode ser minimizado (clique para ler a postagem sobre como lavar roupas durante a viagem?).

Tudo colocado na mala e encaixado direitinho? Então, agora é hora de pegar o que está sobrando nas bordas da mala e dobrar como se fosse um abraço!
Como arrumar camisa na mala de viagem
Quando tudo estiver pronto, envolva com as partes das roupas que estavam na margem da mala. Tudo fica mais protegido!
Não se esqueça dos sacos vazios para colocar roupas sujas. Podem ser aquelas bolsas de supermercado ou os saquinhos que vem os kits de corrida (como tenho muitos, são esses que uso).



Uma última dica, mas não menos importante: identifique todas as malas, sejam as despachadas, sejam as de mão.

Coloque etiquetas do lado de fora e do lado de dentro da mala.
“De dentro?”
Sim, pois se a etiqueta de fora se soltar (ou alguém arrancar), você tem como provar que sua mala é aquela com a etiqueta dentro.

E se a mala tiver um espaço fixo para etiquetas, coloque lá também.

Agora é só colocar os cadeados e partir para a felicidade...

Sobre os cadeados, prefira malas que possuem um espaço no próprio zíper para colocá-los. Isso diminui a chance de que pessoas possam abrir sua mala.

E se o voo for noturno, coloque um cadeado na sua mala de mão também. Afinal, alguém pode mexer nelas enquanto você estiver dormindo e nem vai perceber.
“Ahhh, mas não quero que minha mala sofra arranhões ou tenha o tecido rasgado...”
É possível embalar a mala com plástico. Isso pode ser feito no aeroporto (pagando) ou em casa mesmo, usando o plástico filme. Eu já ensinei como usar plástico filme para embalar as malas. Confira o post e os vídeos.
como arrumar mala de viagem internacional
Envolver a mala com plástico filme ou plástico bolha pode ser uma opção econômica de embalar a mala
Ufa! Eu disse que teríamos muito a conversar sobre este tema...

Importante ressaltar que arrumar a mala usando este método não é uma regra. É a maneira que funciona para mim e quis compartilhar. Experimente e teste o que funciona para você!

Quer ver um vídeo prático sobre o assunto? Confira. Aproveite e se inscreva no canal...
Espero que tenha gostado! Não deixe de escrever aqui nos comentários as suas próprias dicas de como arrumar malas de viagem. 

Vamos continuar esta conversa e compartilhar as melhores dicas para os viajantes corredores.

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina

Quer participar da nossa lista VIP? Então, preencha o formulário:

Cadastre-se e receba as melhores dicas de viagem e/ou corrida

* campos de preenchimento obrigatório
/ ( dd / mm )
Você deseja receber promoções e novidades sobre:




Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search