06 agosto 2020

Como planejar uma viagem para correr: tudo o que você precisa saber

Olááá! Tudo bem? O post como planejar uma viagem para correr é um compilado de vários recursos como outros posts e vídeos que vão te ajudar na hora de organizar a sua viagem para correr. Ele será sempre atualizado, com novos materiais à medida que eles forem sendo publicados. Então, salve para consultas futuras… Vamos lá?
É aquilo que sempre digo: planejar uma viagem para correr não engloba somente escolher a prova que você vai correr… É preciso muito mais, quer ver?
Como planejar uma viagem para correr

  • Definir a época de viagem... 
E aí surgem as dúvidas…Vou viajar nas férias? Vou fazer um bate e volta?
  • Escolher o roteiro... 
E a gente se pergunta: que passeios quero fazer? Que lugares quero conhecer nessa viagem?
  • Decidir o orçamento para a viagem... 
Mais dúvidas… Quanto eu posso gastar? E ainda tem mais: quanto eu pretendo gastar? Preciso comprar moeda estrangeira? Quanto devo levar para a viagem?
  • Comprar passagens...
Serão passagens aéreas, ferroviárias, marítimas ou rodoviárias? 
  • Reservar a hospedagem…
Vou ficar em hotel? Hostel? Vou alugar uma casa ou um apartamento?
  • Contratar seguro viagem…
Normalmente, não contratamos o seguro viagem para viagens nacionais. No entanto, ele pode ajudar quem não tem plano de saúde no nível nacional. Alguns países também exigem seguro viagem. Lembrando que, no caso de viagens para correr, o seguro precisa ser especial. Ou seja, tema importante...
  • Observar a necessidade de :
vistos;
vacinas;
documentos para a imigração;
atestados médicos para as provas.
  • Elaborar as malas que serão despachadas e a mala de mão.
Viu só? Tem muitaaaaa coisa envolvida no planejamento e organização de uma viagem para participar de corrida. 

Dá um desespero, né? Mas, calma… É importante deixar claro que tendo esse trabalho inicial, você vai poder curtir sua viagem para participar de corrida (ou não) de maneira tranquila e prazerosa. Afinal, tudo estará bem amarradinho.

Vamos começar com a definição do local e da época do ano para fazer a sua viagem para participar de corridas. Penso que eles estão relacionados e, por isso, podem ser abordados em conjunto.

Reflita se você deseja fazer uma prova nacional ou internacional. Esse é o primeiro passo para tudo o que vem depois…

Sim, porque aí começam a entrar as questões de câmbio, alimentação, clima, deslocamentos, fuso horário, idiomas e documentos necessários para a viagem (passaporte, visto e certificado internacional de vacinação).

Uma viagem nacional, normalmente, é mais simples para ser organizada. Mas, claro, isso não quer dizer que uma internacional seja impossível. Apenas temos que levar outros fatores, como os citados acima, em consideração.

Também é necessário levar em conta as datas das viagens. Se a prova acontecer em alta temporada, como na época das férias escolares, os preços podem estar mais elevados que o normal. 

O fato de viajar em alta temporada também envolve a lotação dos destinos. E aí vem o tempo de antecedência para fazer as reservas (mais um ponto a se pensar).

Também não deixe de considerar:
  1. Não vai ter férias e vai fazer bate e volta? Ótimo! Vai direto no dia da prova ou um dia antes? 
  2. Há possibilidade de entrega de kit no dia da prova? 
  3. Qual será o meio de transporte adotado? Você vai dirigindo? Não vai se cansar antes da corrida? E depois da corrida? Você vai estar bem para dirigir de volta? 
  4. A atenção também precisa estar na questão do horário e nas condições da estrada. 
Ainda em relação à data da viagem, outro ponto a ser pensado é o clima. Como são as temperaturas médias nessa época na localidade? A prova acontece no verão? É no frio? Você precisa comprar roupas adequadas? A organização exige equipamentos obrigatórios?

Eu quis, com essa introdução, dar uma geral no assunto. Agora, vamos aprofundar essas questões!

Para saber mais sobre como planejar uma viagem para correr, confira o vídeo...
Quer saber como arrumar a mala de viagem para correr? Você tem duas opções. Dá uma olhada no post Como arrumar a mala de viagem para correr (e para não correr também).

Prefere assistir a ler, então, assista ao vídeo
E já que o assunto é mala, você pode também economizar na hora de embalar a mala de viagem. Quer saber como? Confira os vídeos sobre como embalar a mala de viagem de maneira econômica.

Não gosta de assistir a vídeo? Então, leia o post como proteger as malas de viagem de maneira econômica.

Para saber como escolher a melhor hospedagem, confira o vídeo Como escolher a melhor hospedagem em uma viagem para correr:
Achou que dá muito trabalho organizar uma viagem para correr? Está sem tempo para planejar a sua viagem para participar de corrida? O Viajar correndo pode te ajudar! Entre em contato através do formulário abaixo e solicite o seu orçamento.

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search