11 novembro 2020

ASICS Ekiden 2020: conheça a primeira corrida virtual da ASICS

Olááá! Tudo bem? Hoje, dia 11 de novembro de 2020, começa a ASICS World Ekiden, um grande desafio que contará com equipes de todo o mundo, unidas para completar uma maratona em conjunto.

asics world ekiden 2020

A ideia dessa prova mundial foi inspirada nos resultados de uma pesquisa realizada pela ASICS no início da pandemia.

Nessa pesquisa, 55% dos praticantes de exercícios regulares em todo o mundo afirmaram que a falta de competição os torna menos motivados para a prática de esportes.

No entanto, 61% afirmaram que se sentiriam motivados a competir em uma corrida virtual se estivessem fazendo isso com amigos mesmo que virtualmente.

Além disso, 42% dos praticantes regulares de exercícios disseram ter dificuldade em se manter motivados, pois não têm uma meta para trabalhar. 

E como 36 % deles não achavam que poderão participar de eventos esportivos em massa nos próximos 6 meses, eles estariam dispostos a fazer uma prova virtual.

Com isso, a ideia da ASICS com a corrida World Ekiden 2020 foi:
  • ajudar as pessoas a renovarem suas conexões com outros participantes;
  • aproveitar os benefícios mentais e físicos da competição em equipe;
  • reenergizar o interesse coletivo pelo esporte com um objetivo comum.


Em um momento em que a maioria de nós ainda precisa manter o distanciamento, a World Ekiden promove o espírito de comunidade e torna possível aos corredores treinar e competir juntos como uma equipe, mesmo quando separados. 

Por isso, a World Ekiden é uma corrida de revezamento virtual que inclui:
  • três etapas de 5 km;
  • duas de 10 km;
  • uma de 7,195 km. 
Dessa forma, o time é composto por 6 pessoas e, assim que todas as etapas estiverem concluídas, a equipe finaliza a maratona de revezamento.

Para esse controle, a World Ekiden 2020 da ASICS utiliza duas plataformas online: a Race Roster para inscrição e a ASICS Runkeeper para monitoramento. 

Com isso, os participantes podem observar o progresso da equipe em tempo real. E também haverá a passagem do bastão. Ou melhor, do Tasuki Digital (que já já falarei sobre ele).

Mas por que esse nome: Ekiden?

Ekiden (駅 伝) é uma palavra japonesa que significa diligência. Também é usada para designar os mensageiros que levavam as informações de estação para estação. 

Por essa ideia de levar mensagens, provas de revezamento de longas distâncias receberam o nome de Ekiden.

Então, Ekiden são as ultramaratonas que acontecem entre novembro e março no Japão.

São várias as corridas, com diversas distâncias. No entanto, a maior e mais famosa corrida Ekiden ocorre nos dias 2 e 3 de janeiro em um percurso de 217,9 km. 

Chamada oficialmente de Tokyo-Hakone Round-Trip College Ekiden, ela é conhecida como Hakone Ekiden.

A Hakone Ekiden é considerada a mais importante Ekiden do Japão. Além disso, é o primeiro evento esportivo do ano.

Quem participa são os estudantes universitários. Os times têm entre 10 e 14 pessoas e mais de 20 universidades participam.

A prova começa em Ōtemachi em Tokyo e termina no lago Ashi em Hakone em um dia. Depois, os atletas fazem o caminho de volta no dia seguinte. 

Devido a variações nos percursos, a distância do primeiro dia é de 108 km, enquanto a distância no segundo dia é de 109,9 km. 

Essa corrida de revezamento é dividida em cinco trechos por dia. Cada atleta não pode correr mais do que um trecho. A prova é exclusivamente masculina.

Como é o período em que as famílias estão reunidas para celebrar o ano novo civil, muita gente sai de casa para assistir ou acompanha a transmissão pela TV (desde 1987, ela é televisionada).


A Tokyo-Hakone, como também é conhecida, foi fundada em 1920 por Shizo Kanaguri, que é conhecido como o pai da maratona japonesa. 

Kanaguri, participou da maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912 e tinha o desejo de fazer uma ultramaratona no Japão.

O desejo foi realizado quando participou de uma prova de revezamento de 516 km que ligou Tóquio a Quioto durante 3 dias.

Inspirado por esta sua aventura, e defensor da existência de uma prova de longa distância para os atletas japoneses universitários, Kanakuri conseguiu tornar o seu projeto realidade no ano de 1920. 

A primeira edição da prova contou com a participação de somente 4 universidades (como disse anteriormente, hoje são mais de 20 universidades). 

A Hakone Ekiden não foi o primeiro Ekiden. O primeiro Ekiden foi feito em 1917 para comemorar o décimo quinto aniversário de Tokyo como capital do Japão.


Existem dois processos de qualificação para participar dessa prova.

As 10 primeiras classificadas da edição mais recente da Hakone Ekiden ficam automaticamente inscritas para o ano seguinte.

Nove vagas são preenchidas através da obtenção do índice na corrida 20km Hakone Ekiden Yosenkai. 
Essa prova é realizada em outubro e as universidades que tiverem o menor tempo garantem a vaga paea a Hakone Ekiden.

Por fim, a última equipa, chamada de “Kanto Region University Student United Team” reúne os atletas com melhores tempos individuais na prova de qualificação, cujas instituições que representam não conseguiram a vaga.

Apesar de ser uma corrida de revezamento, não é o habitual bastão que os atletas passam entre si. Eles transportam uma faixa de tecido chamada de Tasuki. É o Tasuki que deve ser transmitido para o próximo atleta.

No caso da World Ekiden, como a inspiração vem da cultura de corrida japonesa, nada mais apropriado que usar os elementos da corrida de revezamento japonesa. 

Então, os participantes da ASICS Ekiden passarão o Tasuki para seus companheiros.

Viajar correndo na ASICS World Ekiden

Eu soube da ASICS World Ekiden porque fui convidada a participar do grupo Six Continents Running Guides.

Eu estaria representando a Rio Running Tour e, consequentemente, a América do Sul na equipe composta por guias de running tour de vários locais do mundo.

Eu já disse que não sou chegada a corrida virtual, mas quando vi a proposta da ASICS World Ekiden, decidi que queria fazer todas as etapas em times diferentes.

Então, comecei a montar times e a entrar em times que foram formados. Por isso, participarei do:
  • YouTubers do RJ;
  • YouTubers do RJ Again (como tinha mais gente querendo que as 6 vagas, criamos esse);
  • YouTubers do RJ Again and Again (e a criatividade foi muito forte. Mais um time de YouTubers do RJ);
  • YouTuristas Runners (aqui já tem YouTubers de outras regiões do Brasil e cada um decidiu apresentar a sua cidade);
  • Filhos do Vento Desgarrados (composto por ex integrantes da Speed Assessoria).
Correrei em lugares diferentes para completar as distâncias e irei fazer vídeos mostrando como foi cada momento e como foi correr nesses locais distintos.

Confira como foram as etapas da ASICS World Ekiden que o Viajar correndo participou.

Apresentação inicial da ASICS World Ekiden:


Six Continents Running Guides (vídeo em Inglês com legenda em Português).



O que achou da proposta da ASICS Ekiden? Você participou da ASICS World Ekiden? Conte aqui nos comentários como foi a sua experiência…
Até a próxima…

Um super beijo,

Carolina

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search