22 fevereiro 2021

Correndo sem medo de Dr. Kenneth H. Cooper, no Leia correndo de fevereiro

Olááá! Hoje temos Correndo sem medo de Dr. Kenneth Cooper no Leia correndo de fevereiro. E quem traz a resenha deste super livro, claro, é Bruno de Souza. Então, com você, Bruno de Souza.
Correndo sem medo Dr Cooper
Correndo sem medo, de Dr. Cooper


“Neste mês, apresento um livro que trata de um tema importante e, às vezes, negligenciado por nós corredores: o de fazer exames preventivos, como o teste de esforço. 

Esse livro foi escrito em 1985, após a morte súbita aos 52 anos de um dos maiores influenciadores da corrida, autor do livro Guia Completo de Corrida, o Jim Fixx.

Mas antes de entender o que causou a morte de Jim Fixx, preciso voltar mais no tempo e contar sobre o autor deste livro o Dr. Kenneth H. Cooper.

"Vou ali fazer um Cooper!"

Certamente você já deve ter ouvido essa expressão acima. Sim, o sobrenome do doutor virou sinônimo de "correr".

E tudo isso porque o Dr. Cooper popularizou, na década de 60, um teste de preparo físico que era utilizado nas forças armadas. 

Nesse teste, era avaliado o condicionamento físico durante uma corrida de 12 minutos. 

Uma curiosidade: a seleção brasileira de futebol de 70 credita o tri mundial ao método Cooper.


Aerobics

Agora o principal fator que mudou a vida de muitas pessoas (ou diria que salvou vidas), foi a publicação do seu livro "Aerobics " em 1968. 

Um verdadeiro manual para a prática de atividades físicas que levou muitas pessoas a começarem a correr seguindo os seus métodos. 

"Minha maior conquista na vida foi mostrar que o exercício é um excelente remédio". 
Dr.Kenneth Cooper

O próprio Jim Fixx, que já contei a história dele aqui no blog em outro Leia Correndo, foi um desses influenciados pelo livro "Aerobics ".

1984

Voltando para 1984 (não para o livro do George Orwell), durante uma corrida solitária, um dos maiores incentivadores desse esporte, infelizmente perdeu a vida.

Isso levou as pessoas na época a se questionarem, se afinal correr é realmente bom?

Para tranquilizar que a atividade física é realmente benéfica, Dr. Cooper decidiu escrever o livro o "Correndo sem Medo".

Nele, ele fez uma investigação para descobrir o que causou a morte de seu amigo Jim Fixx.

Vários fatores contribuíram para o ataque cardíaco, por mais que Jim Fixx fosse um corredor experiente, que corria algo em torno de 16 km diários. 

No dia de sua morte, ele saiu para correr, após uma longa viagem dirigindo sozinho, às 16 h da tarde. Ou seja, com calor escaldante e sem se alimentar direito.

Além disso, ele perdeu o seu pai que faleceu aos 43 anos de idade também de ataque cardíaco. Fora que ele próprio, o Jim, foi sedentário até os 36 anos e fumante por muitos anos.

Dentre esses motivos, o fator primordial foi o fato de que o Jim Fixx não realizava exames preventivos anualmente, algo que talvez pudesse ter prolongando a sua vida.

E é a partir desse livro que os exames preventivos se tornaram essenciais até os dias atuais.

Por fim, este não é um livro completamente técnico. E por mais antigo que seja este livro, seus ensinamentos, que são praticamente a fórmula da longevidade, continuam mais que atuais.”
Bruno de Souza

Informações importantes sobre o livro Correndo sem medo.


Correndo sem medo

Keneth H. Cooper.

1ª Edição – 1987.

Editora Nórdica.

150 páginas.

E você? Ficou curioso com Correndo sem medo? Ficou com vontade de comprar o livro? Para comprar este e outros livros baratos e bons, clique na imagem abaixo:

Pois é, a gente sempre escuta sobre a importância dos exames preventivos. Mais uma prova de que eles são essenciais.

Muito obrigada, Bruno, mais uma vez por nos oferecer mais uma resenha aqui no Leia correndo.
Até a próxima.

Um super beijo,

Carolina
Para mais resenhas de livros de corrida, confira o


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Bruno de Souza Olá, eu sou o Bruno, leitor assíduo e corredor desde 2015. Uni minhas duas paixões: a corrida e a leitura. Assim nasceu o “Leia Correndo”, Estarei aqui com você uma vez por mês trazendo a minha opinião sobre livros desse tema. 

Instagram: @correbrunao


Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search