09 março 2016

Fotos preservadas por mais tempo

Uma forma de proteger suas fotos e ainda usar os ímãs de propaganda

Olááá! Esses dias, fazendo uma super limpeza na casa, veio um “click” de que seria interessante compartilhar com vocês uma ideia que tive em um passado nem tão distante assim e que funciona muito bem na proteção das minhas fotos amadas... Vai ser mais um post no estilo D.I.Y. (“Do it yourself”, ou faça você mesmo. O primeiro foi o da pulseira do Garmin, lembram?). Vamos lá?
Apesar de, atualmente, não ser muito comum as pessoas terem fotos impressas, eu gosto muito de fazer painéis com elas, pois me lembra de coisas boas sempre que as vejo. No entanto, a exposição ao tempo e à poeira pode danificá-las. Aí vocês podem falar: “danificou, a gente imprime novamente”. Pode até ser mesmo, mas algumas são fotos ainda do tempo do negativo (melhor eu parar de falar sobre isso) ou, ainda, não estou com muita vontade de ficar pagando por impressão toda hora (a econômica, SEMPRE!) e, também, há a questão ambiental. Convenci a preservar as fotografias? Espero que sim, he he he he...

A primeira forma para proteger as fotos foi o uso de um painel plastificado. Ganhei o meu primeiro da minha amiga Priscila, há muiiiiiiitttttooooooo tempo (de novo, o tempo passado...) e depois comprei os outros. Há dois modelos diferentes, como vocês podem ver (um comporta mais fotos que o outro).


Fotos de corridas
Painel plastificado para 20 fotos...

Fotos de corridas

Fotos de corridas
Outro modelo de painel plastificado...
Para prendê-los na parede, tivemos que usar a furadeira e colocar uns parafusos. Dá um trabalho, né?


Fotos de corridas
Detalhe do parafuso
Um dia, ganhei do meu chefe uma lata de tinta magnética que havia sobrado de alguma arte (literalmente!) que o filho dele havia feito. Cara, que maneiro. Fiz dois retângulos com fita crepe e pintei o interior deles com a tinta magnética. Fiz o teste e, no meu caso, duas demãos de tinta foram suficientes para segurar as minhas fotos. No entanto, se forem objetos mais pesados, pode ser que seja necessário aplicar mais uma ou duas vezes.


Importante: o uso da fita crepe para delimitar o retângulo foi a forma encontrada para não deixar a parede borrada. Assim que a tinta secou, bastou tirar as fitas e o retângulo estava perfeito!


Suvinil
Olha a propaganda da tinta aí...


Tinta magnética
Para quem não acreditou, eu mesma pintei...

Tinta magnética Suvinil
Minha arte!
Um complemento: Genteeeeeee, quando fui procurar informações da tinta magnética para colocar aqui, eis que acho um produto que não sabia da existência: há uma tinta spray magnética. Fantástico, pois isso evita o uso de pincéis (que grudam boa parte da tinta magnética e faz com que seja desperdiçada) e, com certeza, diminui o trabalho de pintura. Ameiiii... Caso vocês tenham interesse, achei no site da Leroy Merlin (não sei o quanto ela rende, mas me animei para fazer um teste, he he he he).

O espaço para as fotos aumentava em uma proporção mais rápida que a quantidade de ímãs que eu tinha, ha ha ha. Foi aí que veio a sacada... Sabe aquele monte de ímãs que a gente recebe de propaganda do gás, da farmácia e etc.? Pois é, aqui em casa estava cheio e eu não sabia o que fazer com eles. Não sabia até aquele momento...


Ímãs de geladeira
Ímãs de propaganda

Ímãs de geladeira
Festival de ímãs de propaganda
Não queria colá-los diretamente nas fotos para que elas não estragassem. Então, pensei em plastificar cada uma delas. No entanto, eu e o papel Contact nunca fomos amigos, pois “ele sempre dava um jeito de estragar os meus trabalhos fazendo bolhas”. Aí eu perderia a foto e ainda ficaria com raiva, he he he he. Então, eu não poderia usar o Contact (mas se ele for amigo de vocês, vão em frente para mais uma opção de proteção das fotos). Como eu ainda tinha alguns álbuns que ganhávamos quando revelávamos as fotos (paaaaaara tudo, sim, revelar as fotos! Mais uma vez, o passado), retirei os plásticos dos mesmos e lá estavam as minhas proteções no tamanho exato!


álbuns de fotos
Álbuns antigos...

álbuns de fotos
Interior dos álbuns
álbuns de fotos
Plástico já destacado
Então, tudo ficou simples: bastava juntar os ímãs na parte das propagandas com uma fita crepe, passar cola branca no verso dos ímãs e colar no plástico. 


Ímãs de geladeira
Ímãs unidos por fira crepe no verso
Ímãs de geladeira
Ímãs unidos com fita crepe e colados no plástico


Ímãs de geladeira
Como fica quando pronto...
Ímãs de geladeira
Outra versão pronta.
Ímãs de geladeira
Outra versão com outros tipos de ímãs
Depois de algumas horas de secagem, era só colocar as fotos e prender na parede...


Tinta magnética
Painel sem as fotos


Fotos de viagens
Painel com as fotos prontas
Se vocês quiserem colocar um ímã normal para juntar as fotos também pode, dando mais firmeza ao conjunto (ou tampando os buraquinhos dos plásticos que estavam presos no álbum)...


Ímãs de geladeira
Detalhe do ímã para dar um acabamento 
Esse conjunto de ímãs e plástico com fotos também serve para colocar em painéis metálicos normalmente. 


Fotos de corridas
No painel metálico
As fotos ficam protegidas da poeira e, com isso, ficam preservadas por mais tempo!


Ímãs de geladeira
Plásticos protegem as fotos, que podem estar na vertical...
Ímãs de geladeira
... ou na horizontal.
E vocês? Costumam imprimir fotos em papel e exibi-las pela casa e pelo local de trabalho (quando é possível)? 

O que acharam da ideia????

Espero que tenham gostado da dica...

Até domingo,

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

3 comentários:

  1. Nossa, amiga, gostei DEMAIS!
    Você é muito criativa! Ficou bacana e bem bonito! Parabéns!
    Beijocas!!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Paula. Eu fico pensando em formas de reutilizar as coisas para diminuir os problemas ambientais do mundo, mas eu não sou acumuladora não, heim? He he he he... Ficava com muita tristeza em descartar os ímãs que enchiam a nossa caixa de Correios, então fiquei pensando em como usá-los. Ainda bem que veio o "click"!
      Obrigada pela visita.
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Adorei as ideias! Vou fazer na porta de um guarda roupa antigo, de jacarandá. Eu quero proteger as fotos, pois as crianças sempre olham com as mãos! Rs rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search