quarta-feira, 22 de junho de 2016

Stonehenge e o Solstício de verão

Uma data de celebração

Oláááá! Tudo bem? Dia 20 de junho, foi dia do Solstício de inverno aqui no Hemisfério Sul. Consequentemente, também foi dia do Solstício de verão no Hemisfério Norte e isso me lembrou de Stonehenge. Como assim? É que esse lugar possui uma relação muito forte com esse dia. Vamos lá conhecer essa história?

Para começar, gostaria de explicar o que é um Solstício (ihhh, lá vem a professora de Ciências...). Esse acontecimento astronômico significa o início do verão ou do inverno, por isso, ocorre duas vezes por ano: em junho e em dezembro (lembrando que quando é verão em um hemisfério é inverno no outro). A hora e o dia exatos em que ele acontece variam de um ano para outro, mas o padrão é que quando ocorre no início do verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. E, claro, quando ocorre no início do inverno significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Stonehenge está localizado na Inglaterra, próximo a Salisbury, e é um sítio composto por uma estrutura formada por círculos concêntricos de pedras que podem ter cinco metros de altura e pesar quase cinquenta toneladas.

Stonehenge
Stonehenge
Até hoje, não se tem muita certeza sobre quem construiu esse monumento megalítico e qual era a sua finalidade. Algumas pessoas acreditam que os Druidas, uma tribo Celta que habitou a região da Inglaterra durante o império Romano, construíram Stonehenge. No entanto, pela datação do Carbono-14, verificou-se que o monumento já existia quando os Druidas chegaram à Inglaterra. Eles somente absorveram os costumes e os rituais dos primeiros moradores desse lugar. Segundo dados mais recentes, Stonehenge está relacionada à existência do povoado Durrington (2600 a.C. a 2500 a.C.), situado em Durrington Walls, perto de Salisbury.

Em relação à sua função, alguns acreditam que esse local tinha importância para a agricultura. Já outros o consideram como um observatório astronômico. Há ainda quem creia que ele era utilizado como um centro de cura que atraía milhares de peregrinos no passado ou que ele era utilizado para rituais religiosos. Independente de sua função, o local atrai muitos visitantes, principalmente no Solstício de verão, porque se verifica que, no dia desse fenômeno, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal. Isso atrai muita gente que quer ter essa experiência. Sendo assim, a empresa responsável pela administração local (English Heritage) estabelece algumas regras para que as pessoas possam aproveitar melhor esse momento.  A entrada é gratuita (diferente dos outros dias em que se paga uma taxa para entrar) e os visitantes podem chegar a partir das 19h (para aproveitar o pôr do sol) e sair até às 8h do dia seguinte (para ver o nascer do sol sob a pedra). Deve ser algo incrível.

Stonehenge
Cheguei!!!!
Stonehenge
Visão geral do sítio...
Quando fomos, não era a época do Solstício e, por isso, não vivenciei essa festa. Nós compramos um passeio de um dia a partir de Londres. Paramos em Bath e na Catedral de Salisbury antes de chegarmos a Stonehenge. Por isso, a visita no local foi bem rápida, já que tínhamos que fazer o caminho de volta. Caso você queira ir com mais tempo, há a opção de ir de trem até Salisbury e de lá, pegar um ônibus até Stonehenge (tipo aqueles hop-on hop-off). Vou te falar que se eu tivesse mais tempo, preferiria essa opção, pois o ônibus ainda faz uma parada em Old Sarum, ruínas de um povoado antigo do ano de 500 a.C. Lá há um castelo, uma catedral e resquícios de objetos da idade do ferro. No entanto, não conhecemos esse local... Hummm, já fica a pulguinha atrás da orelha dizendo que preciso voltar lá...
Stonehenge
Mais perto delas...
Stonehenge
A gente vai circundando e vendo o monumento por vários ângulos.

Stonehenge
BEM próxima...
Bom, já que não voltarei lá tão cedo, vou ficando por aqui com essa lembrança.

Espero que tenham gostado dessa curiosidade sobre Stonehenge.

Stonehenge
Uma última imagem...

Até domingo.

Super beijo

Carolina


Assine nossa newsletter


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Eu fui para Stonehenge a partir de Bath, onde estava hospedada... cheguei no fim da tarde de um dia gelado! Infelizmente tb não era solstício! :( Achei o lugar impressionante e teria ficado muito mais tempo lá se pudesse! Os mistérios que o envolvem o torna ainda mais atraente não é?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analuiza! Ah que legal que você ficou hospedada em Bath! Eu só passei algumas horas e achei muito interessante...
      Eu também fui a Stonehenge em um dia gelado! E ainda chovia... Uma pena porque queria ter aproveitado mais...
      Nem me fale dos mistérios Analuiza! Ele tem muita história ainda sem explicação envolvida!
      Obrigada pelo comentário...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover