domingo, 31 de julho de 2016

Passeio cultural também é legal

Exposições no Clube Militar e no Museu Nacional de Belas Artes

Olááá! Tudo bem? Mais uma vez, venho contar sobre duas opções de passeios interessantes para serem feitos por quem está pelo Rio nesse período. Na verdade, pode até ser por um período posterior aos jogos, já que as dicas de hoje podem ser conferidas uma até setembro e outra até outubro. São duas exposições, sendo uma sobre o Rio Antigo e outra sobre os Jogos da Antiguidade. Vamos lá?

Rio Antigo: Memórias da Cidade

Essa exposição é uma mostra coletiva que reúne obras iconográficas e plásticas de artistas do Rio de Janeiro, referentes ao período de 1700 a 1930.


Rio Antigo
Na entrada da exposição "Rio Antigo"
Fomos recepcionados pelo senhor Ranes Rodrigues. Ele é um dos artistas que possuem telas na exposição. Na verdade, das 140 telas expostas, 70 são de autoria dele. Gente, eu achei os quadros maravilhosos. E o mais legal foram as explicações dadas por ele. Ficamos conversando sobre vários fotos históricos à medida que ele ia nos mostrando as telas. As que eu mais gostei foram as que retratavam o Palácio Monroe e as construções da Exposição de 1908.
Rio Antigo
Com o senhor Ranes Rodrigues. Ao fundo, a entada do Clube Militar.
O Palácio Monroe foi projetado para ser o Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 1904, ocorrida em Saint Louis, nos Estados Unidos. Após a exibição e premiação nesse evento, a estrutura metálica do palácio foi totalmente desmontada e trazida ao Brasil, onde foi montada para sediar a Terceira Conferência Pan-Americana. Entre 1914 e 1922, o Palácio Monroe foi sede provisória da Câmara dos Deputados, enquanto o Palácio Tiradentes era construído. Com a inauguração deste, durante as comemorações do primeiro centenário da independência, o Senado Federal passou a utilizar o Monroe como sua sede. Sob alegações de que o Palácio atrapalhava o trânsito e por alegações estéticas, foi mobilizada uma campanha para sua demolição, o que aconteceu em 1976. No seu terreno foi construída uma praça com um chafariz, hoje Praça Mahatma Gandhi (o subsolo é o estacionamento Cinelândia que muitos corredores utilizam para deixar o carro nos dias de corridas no Aterro do Flamengo).

Já a Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil (Exposição de 1908) aconteceu de 28 de janeiro e 15 de novembro de 1908, na Urca.  Nesse período, foram construídos diversos pavilhões para uma grande exibição de bens naturais e produtos manufaturados, oriundos de diversos estados brasileiros. Na verdade, o principal objetivo era o de apresentar a nova Capital da República - urbanizada pelo Prefeito Pereira Passos e saneada por Oswaldo Cruz - a diversas autoridades nacionais e estrangeiras que a visitaram. Após o término dessa Exposição, os prédios foram desmontados, só restando o Pavilhão dos Estados que hoje é ocupado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).


Rio Antigo
Vista geral da Exposição recém inaugurada. Óleo sobre tela do Sr. Ranes Rodrigues.
Ficou interessado? A exposição fica no 5º andar do Clube Militar – Sede Central, localizado na Avenida Rio Branco, 251. Ela estará por lá até o dia 18 de setembro.

É super fácil de chegar. A estação Cinelândia do metrô é a mais próxima. Só andar alguns poucos metros e já se avista a entrada principal do Clube.

Preço do ingresso: Entrada gratuita.

Horário de funcionamento:
Segunda a sábado das 10 às 17hs;
Domingo a exposição não funciona.

“Os Jogos da Antiguidade | Grécia e Roma”

Saímos do Clube Militar e seguimos até o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Este está apenas a um quarteirão de distância do primeiro. Então, é tranquilo de chegar...

O MNBA, de 27 de julho a 02 de outubro, está recebendo a exposição “Os Jogos da Antiguidade | Grécia e Roma”. Em pleno momento olímpico, a mostra enfoca a história dos Jogos Olímpicos na Grécia e em Roma. As esculturas representam atletas, objetos usados por eles, ânforas e mosaicos que retratam cenas esportivas.

As obras são dos seguintes museus: Museu Arqueológico de Olímpia, Museu do Vaticano, Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, Museu de Arte Clássica Universidade de Roma Sapienza, Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia (Roma), Museu Arqueológico Nacional de Atenas, Museu Nacional Romano – Palazzo Massimo alle Terme e Museus Capitolinos.

Infelizmente, não é permitido tirar fotos da exposição, mas foi interessante ver aquelas peças tão antigas e, ao mesmo tempo, tão conservadas. Havia um mosaico romano retratando as lutas que me deixou apaixonada.

Há uma diferença entre os jogos na Grécia e em Roma (assim como são diferentes dos atuais, né?). Na Grécia, eles não eram manifestações exclusivamente esportivas. As competições nasceram no interior dos santuários como parte integrante das festas religiosas. Já em Roma, a competição de contexto religioso se transforma num verdadeiro espetáculo.

Gostaria de agradecer à minha prima Nathália Pamio que indicou essa exposição para a gente. Ela trabalhou na montagem desse evento. Parabéns prima!


Museu Nacional de Belas Artes
Entrada do Museu de Belas Artes, com o painel da exposição ao fundo...
Preço do ingresso: R$ 8,00.

Preciso contar algo muito bom. Eu perguntei se professor tinha desconto. Após mostrar o meu contracheque, a surpresa veio no ingresso: R$ 0,00. Mais um motivo para os professores conhecerem...

IMPORTANTE: O site do MNBA informa que aos domingos a entrada é grátis.

Horário de Funcionamento:
Terça a sexta-feira das 10 às 17hs;
Sábados, domingos e feriados das 13 às 17 horas.

Espero que tenham gostado das dicas... 


Até quarta-feira (com comemoração!!!!!).

Um super beijo

Assine nossa newsletter


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Um comentário:

  1. Putzz... é incrível como eu já fui ao Rio trocentas vezes e ainda não conheço nada!!!! rsss.. Como ainda tem lugar bacana pra eu conhecer!!!! Beijão!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...