quarta-feira, 27 de julho de 2016

Trilha do Morro da Urca

Uma maneira diferente de subir

Olááá. Tudo bem? Hoje vamos subir a Trilha do Morro da Urca para mais uma dica de passeios legais pelo Rio de Janeiro. Então, não vamos perder tempo, porque a trilha apresenta algumas novidades.
O Morro da Urca, juntamente com o Morro do Pão de Açúcar e da Babilônia, faz parte do complexo do Pão de Açúcar. Ele é estação intermediária do bondinho para acessar o Pão de Açúcar e possui 220 metros de altura.

De cima do Morro da Urca tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, principalmente da enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara.

O passeio começa na Pista Cláudio Coutinho que fica localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha. Essa pista já é um passeio bem interessante, pois ela vai contornando o sopé do morro e beirando o mar.
Trilha do Morro da Urca
Entrada da pista...
Trilha do Morro da Urca
Vista do mar a partir da Pista Claudio Coutinho...
Trilha do Morro da Urca
Marcação das distâncias...
São 440 metros de caminhada até a entrada da trilha, que é marcada por uma placa. 


Trilha do Morro da Urca
440 metros do início da Pista Claudio Coutinho até a entrada da trilha...
Trilha do Morro da Urca
Entrada da trilha...
Tudo estava bem diferente da última vez que havíamos ido (em um treino no final do ano com o Rodrigo Richard e o Iago Sampaio). Agora há até um local coberto com banquinhos para que as pessoas possam descansar antes de subir ou depois de descer. Muito doido isso... Além disso, a trilha começava com uma subida bem íngreme. Qual não foi a nossa surpresa quando chegamos lá e havia ESCADAS!

Trilha do Morro da Urca
No meio do caminho havia uma escada...
Continuamos subindo e há trechos que possuem cordas para dar um apoio. Mas não se assustem, é apenas para dar um suporte para quem tem medo de escorregar ou algo do tipo, pois dá para subir tranquilamente sem se segurar nela.

Trilha do Morro da Urca
Corda para auxiliar...
Não são necessários equipamentos especiais de alpinismo, uma vez que a trilha é feita por mata sem paredões ou abismos. E agora com as facilidades implantadas, aí mesmo é que não será necessário esse tipo de material.

Foi aberto também um local para apreciar a vista do mar. Eu acho que ainda vão fazer um mirante ali, pois a área desmatada é bem grandinha...


Trilha do Morro da Urca
Chegando a uma parada estratégica...
Trilha do Morro da Urca
Vista a partir do momento do descanso...
Quase no meio da subida há um local de descanso, entre as duas montanhas, com a placa indicativa para o Morro da Urca. Seguindo no sentido indicado pela placa, vocês vão notar que um pouco mais acima há um caminho para a direita. Nós pegamos esse caminho na volta e agora há um mirante no final desse caminho (que tem pouquíssimos metros de extensão).
Trilha do Morro da Urca
Siga a seta...
Trilha do Morro da Urca
Bairro da Urca visto do novo mirante...
A subida que fazíamos em 30 minutos, agora fizemos em 20 minutos. A chegada é bem tranquila.

O que fazer lá em cima?

Além de admirar a linda paisagem, há algumas coisas interessantes no local como a Praça dos Bondes e o Espaço Cultural Cocuruto.

Na Praça dos Bondes ficam expostos os bondinhos das duas gerações anteriores e duas esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Ramos e o engenheiro Cristóvão Leite de Castro. Ela foi inaugurada em 2009.

Trilha do Morro da Urca
O segundo bondinho...
Trilha do Morro da Urca
O primeiro bondinho...
Já o espaço cultural Cocuruto conta a história dos teleféricos, inaugurados há quase 100 anos, através de projeções digitais, imagens, maquinário e objetos que marcaram a trajetória do primeiro teleférico brasileiro.  O objetivo é compartilhar com o público um pouco da história do Pão de Açúcar. O acesso ao local não exige qualquer pagamento adicional ao turista.
Trilha do Morro da Urca
O novo e o antigo...
Trilha do Morro da Urca
Maquinário antigo para funcionamento do bondinho...

Alguns tópicos importantes

Os banheiros no Morro da Urca podem ser utilizados pelas pessoas que acessam o Morro pela trilha.

Há um local chamado de Espaço Baía de Guanabara que possui lojas e quiosques de alimentação. O visitante pode comprar seu lanche e sentar nas cadeiras, bancos e espreguiçadeiras para admirar a paisagem. Foi o mate mais caro que eu já bebi, mas valeu a experiência.
Trilha do Morro da Urca
Amo mate...
Há um espaço com um jardim vertical que também é propício para o descanso.

Trilha do Morro da Urca
Jardim vertical...
Agora as lixeiras são para lixo reciclável e para lixo não reciclável. Gosto muito dessas soluções ambientais...

Trilha do Morro da Urca
Os diferentes tipos de lixeira...
O portão de acesso ao Morro da Urca está aberto diariamente das 8h às 18h.

Não é permitida a entrada de pessoas sem camisa a partir do portão de acesso ao Morro da Urca. Sabemos bem dessa regra, que não está escrita em nenhum lugar, porque quando fomos em dezembro, o nosso amigo Rodrigo foi barrado de entrar. No entanto, tivemos uma boa solução para o problema dele, não é mesmo Rodrigo? He he he he...

Trilha do Morro da Urca
Não há nada falando sobre não subir sem camisa...
Espero que tenham gostado do passeio de hoje.

Até domingo

Um super beijo



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

6 comentários:

  1. Oi Carol, olha, eu que não sou fã de trilha fiquei com muita vontade de conhecer essa!
    Beijo e bons treinos,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Dani, não sabia que você não gostava de trilha! Mas essa é bem tranquila mesmo (agora mais ainda com as escadas, ha ha ha ha. Deu para perceber que eu não gostei das escadas, né?? Ha ha ha).
      Obrigada pela visita e bons treinos!!!
      Super beijo.
      Carolina

      Excluir
  2. Carol, eu adoro subir de bondinho... mas sob o seu ponto de vista também seria maravilhoso!!! ;-) Legal demais esse post!!!
    Beijos!!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma forma diferente. No entanto, ela só permite a chegada ao Morro da Urca. O bondinho ainda permite subir o Morro do Pão de Açúcar propriamente dito. Mesmo ficando só no primeiro morro, vale a pena pelo passeio...
      Um super beijo
      Carolina
      Carolina

      Excluir
  3. Estou visitando o blog prata conhecer! Muito bacana é útil, adoro esta junção correr é viajar, embora eu não viajar tanto, mas 2018 tenho projetos para mudar essa minha estatística (rsrsrs). A Urca é uma das poucas trilhas que conheci, gostei muito, do no período que o Rio estava completando 450 anos. Ainda não tinha estas escadas e cordas para facilitar. Valeu, adorei o blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erivelton! Pois é, eles modificaram um pouco o ambiente por lá. Confesso que preferia como estava antes, mas sempre é válido, né? Obrigada pela visita!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover