quarta-feira, 10 de agosto de 2016

São Lourenço e o Parque das Águas

Circuito das Águas de Minas Gerais

Olááá! Tudo bem? Dando uma parada na série de passeios interessantes pelo Rio para um post sobre São Lourenço. Nossa, que corte de assunto do nada... É porque hoje é o dia de São Lourenço, segundo a tradição católica. Então, resolvi fazer um post temático, he he he, não voltado à religião, mas sim ao turismo mesmo: sobre a cidade mineira de São Lourenço. Vamos lá...

São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Ela faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. Ela recebeu esse nome, porque foi fundada no dia 10 de agosto, o mesmo dia em que o santo católico era reverenciado.

O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas do município. O local mais famoso de lá é o Parque das Águas. No entanto, há passeios para todos os gostos:
  • Trem das Águas;
  • Aldeia Vila Verde (artesanato);
  • Teleférico;
  • Rampa de voo livre da Fazenda Santa Helena;
  • Passeio de balão;
  • (...)

Minha passagem por essa cidade foi meteórica: fui levar meu pai para ver a minha tia que estava doente e voltamos no dia seguinte. Ou seja, nem passei um final de semana completo, he he he. Eu queria ter feito o passeio do Trem das Águas (você sabe que adoro passeios de trem, né?). No entanto, não deu MESMO. Pelo menos, consegui visitar o Parque das Águas e achei muito interessante. Então, é sobre ele que falarei agora...

Parque das Águas

O Parque das Águas possui 430 mil m2 de área, com nove fontes de águas minerais, cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais em particular. A gente experimentou todas as águas e, inclusive, trouxe um monte de garrafinhas para casa. Bom, depois conto o drama que foram essas águas... Confesso que algumas tinham um gosto horrível. A fonte sulforosa ainda oferecia a opção de inalar o vapor. Nossa, bem forte...
Parque das Águas em São Lourenço
Inalação indicada para sinusites e problemas respiratórios
Fonte sulforosa

Fonte Primavera
Fonte Vichy
Há uma parte do parque que é composta por todas as fontes de águas minerais, um balneário, jardins, gramados, alamedas, estradas entre florestas, a Ilha dos Amores e um lago com 90 mil m2 com pedalinhos e barcos para passeios. A segunda parte, conhecida como Parque II é mais para lazer, com quadra de vôlei, futebol e quatro duchas de água mineral sulfurosa para banhistas. A comunicação entre os dois parque é através de um túnel que passa embaixo da Rua Saturnino da Veiga.

Atualmente o Parque das Águas é administrado pela Nestlé, que além de cuidar de toda a estrutura do parque, também capta, engarrafa e distribui a água de São Lourenço para o Brasil e exterior. SIMMMMM, aquela água da marca São Lourenço, que às vezes a gente encontra, vem justamente da Fonte Oriente. Ela é naturalmente gasosa e é engarrafada desde 1890.
Fonte Oriente

Crenoterapia, a cura pelas águas...

O uso das águas minerais com finalidades terapêuticas é utilizado desde a Antiguidade. Ela faz parte do chamado termalismo, que estuda todas as maneiras de utilizar a água como recurso terapêutico. A crenoterapia consiste no uso de águas minerais com propriedades consideradas medicamentosas e que podem ser utilizadas para complementar o tratamento de vários problemas de saúde.

O Circuito das Águas de Minas Gerais teve um grande desenvolvimento socioeconômico devido à qualidade e à diversidade das águas minerais procuradas para fins medicinais. O próprio Parque das Águas possui um local chamado Balneário que oferece banhos e massagens terapêuticas. Os serviços são pagos e precisam ser agendados, mas para quem está com tempo, é uma boa. Há banho turco, limpeza e hidratação de pele, duchas escocesas, aplicação de infravermelho e sauna. Alguns tratamentos mais específicos só podem ser aplicados com orientação médica.

O Parque funciona de segunda-feira a domingo das 8h às 17h20m. A entrada custava R$ 7,00 (em dezembro/2015).
Vista para o lago
Espero que tenha gostado dessa viagem... Vou até beber um pouco de água, porque essa conversa me deu uma sede...

Servidos?
Até domingo...

Um super beijo

Assine nossa newsletter

Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.