quarta-feira, 29 de março de 2017

Um final de semana em Curitiba, a cidade aniversariante do dia

Olááá! Tudo bem? Este foi o mês dos posts de aniversários, né? Teve Rio de Janeiro, teve Petrópolis e hoje tem... Curitiba! Hoje é dia do aniversário de Curitiba... Estivemos na cidade no final de semana passado para o lançamento do livro “Poesia no Ar” da minha amiga Ana Claudia. Aproveitamos para visitar alguns lugares diferentes das últimas idas. Vamos lá?

O lançamento do livro “Poesia no Ar”

A noite de autógrafos aconteceu na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. Só tivemos tempo de tomarmos um banho no hotel e seguirmos para o shopping.

Teve um coquetel delicioso (que acabou sendo a nossa janta, he he he... ) enquanto esperávamos na fila para o autógrafo. E que fila! Sinal de que o livro teve boa aceitação.

Parabéns Ana Claudia!

Curitiba Livro Poesia no Ar
Na noite de autógrafos...

Passeios em Curitiba

Aproveitamos o final de semana para visitar alguns pontos completamente novos para os dois, como o Bosque Alemão e a Feira do Largo da Ordem, ou apenas para Otávio (Universidade Livre do Meio Ambiente e Praça do Japão). Também visitamos a Ópera de Arame (já conhecida dos dois).

A intenção era pegar o Ônibus de Turismo. Até fomos ao ponto da Rua 24 Horas, mas havia um aviso de que não haveria serviço naquele dia. Motivo? Greve dos rodoviários. Então, escolhemos os pontos que queríamos conhecer e fomos de Uber até eles.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame é um teatro. Ele possui uma estrutura feita de tubos de aço e estruturas metálicas, lembrando uma estrutura de arame. Justamente por essa estrutura é que seu nome foi estabelecido.


Curitiba Ópera de Arame

Há um lago artificial na frente do teatro. O acesso é feito por uma passarela sobre as águas. Tem medo de olhar para a passarela vazada? Sem estresse, há uma placa contínua no lado direito da passarela. Assim, não há necessidade de ver as águas sob seus pés.

Curitiba Ópera de Arame

Universidade Livre do Meio Ambiente

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) não é uma universidade, como o nome diz... É uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).


Universidade Livre do Meio Ambiente

Está localizada em um local onde antes existia uma das maiores pedreiras da cidade e onde encontra-se o Bosque Zaninelli.

Universidade Livre do Meio Ambiente

O objetivo é realizar ações relacionadas à preservação ambiental. Isso inclui sediar atividades de educação ambiental (cursos, seminários, conferências e exposições), oferecer consultoria, desenvolver pesquisas e desenvolver projetos na área.


Universidade Livre do Meio Ambiente
Anfiteatro da Universidade Livre do Meio Ambiente

Bosque Alemão

O Bosque Alemão é uma antiga chácara formada por mata nativa densa. A intenção da criação do bosque era homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba.

Curitiba Bosque Alemão
Uma das entradas do Bosque Alemão

Ele possui diversas atrações:
  • Oratório Bach;
  • Torre dos Filósofos;
  • A trilha João e Maria;
  • A Casa Encantada;
  • A Praça da Cultura Germânica. 

O Oratório Bach é uma sala para concertos musicais. Foi instalado em uma réplica de uma antiga igreja Presbiteriana. Encontra-se na entrada superior do Bosque.


Curitiba Bosque Alemão
Oratório Bach
A Torre dos Filósofos possui um mirante, onde é possível ver boa parte da área preservada e um pouco da cidade de Curitiba.


Curitiba Bosque Alemão
Torre dos Filósofos


Curitiba Bosque Alemão
Torre dos Filósofos

Curitiba Bosque Alemão
Mirante da Torre dos Filósofos
A trilha João e Maria é um caminho pelo bosque com algumas construções onde há fragmentos da história de João e Maria. 


Curitiba Bosque Alemão
Trilha João e Maria

Curitiba Bosque Alemão
Um dos azulejos que conta a história

A Casa Encantada é uma reprodução da Casa da Bruxa do conto João e Maria. É nesse local que está a biblioteca de contos infantis.

A Praça da Cultura Germânica demonstra a riqueza cultural dos imigrantes alemães. Há um portal e a reprodução da fachada da Casa Mila. Essa casa é uma construção germânica do início do século XX.


Curitiba Bosque Alemão
Casa Mila

E depois de todo esse passeio, fomos ao shopping Pátio Batel encontrar a Drika, do site "Que Tal Viajar?". Gravamos alguns vídeos que já estão lá no canal do Youtube (já assinou o nosso Canal? Não???? Então, assine Viajar correndo).

Links para os vídeos...

Conversa com Drika do Site "Que tal viajar?" - Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Tinha combinado de ir ao Hard Rock Cafe (a única unidade no Brasil) com Otávio. Como era aniversário da Drika, eles foram com a gente. Foi uma excelente experiência.

Acontece que também tinha combinado com a Ana Claudia de fazermos alguma coisa. Afinal, tínhamos que comemorar o lançamento do livro.

Saímos do Hard Rock Cafe e fomos terminar a noite no restaurante Terra Madre.

No domingo, acordamos não tão cedo e fomos à Feira do Largo da Ordem.

Feirinha do Largo da Ordem

A Feirinha do Lago da Ordem possui como nome oficial “Feira de Arte e Artesanato Garibaldi”. Ela está localizada no Centro Histórico de Curitiba e acontece aos domingos das 9h às 14h. São várias barracas com artesanato, comidinhas e roupas.


Curitiba Feira do Largo da Ordem
Mesquita de Curitiba próxima à Feira do Lago da Ordem
Nosso passeio por Curitiba foi encerrado na Praça do Japão. Eu já tinha visitado esse lugar quando fui em 2009. Como tinha gostado, resolvi voltar.

Praça do Japão

A Praça do Japão localiza-se no bairro Água Verde. Ela é uma homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram a Curitiba em 1910.

Curitiba Praça do Japão
Portal Japonês

São 14000 metros quadrados que incluem:
  • o Portal Japonês;
  • o Memorial da Imigração Japonesa;
  • a Biblioteca Municipal da Praça do Japão;
  • a Casa de Chá;
  • a Casa da Cultura;
  • os lagos artificiais nos moldes japoneses;
  • as cerejeiras enviadas pelo governo japonês.
Curitiba Praça do Japão
Um dos lagos da Praça do Japão

Foi tudo bem corrido e cansativo, mas, como sempre, válido!

Aproveito para agradecer pelo carinho e atenção da Adriana e do seu marido. Também agradeço pela disponibilidade de sempre de Ana Claudia! Ah! Adorei o salame paranaense “Cracóvia”. Obrigada...

Se você gosta de poesia e quiser saber mais sobre o livro, é só buscar maiores informações aqui

Espero que você tenha gostado.

Parabéns Curitiba pelos seus 324 anos.

Até quarta-feira,

Um super beijo,

Carolina.


Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter

Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (LATAM e Avianca) do blog Viajar correndo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão.

_Promo USA 728x90


Aproveite e reserve também seu hotel através do Booking.com. Clique no banner abaixo e faça sua reserva facilmente...



Pesquise e alugue seu carro através da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e consiga as melhores ofertas!

Viajar correndo

E, claro, não se esqueça do seguro viagem... A Seguros Promo é uma empresa que oferece um serviço de comparação de preços de seguro viagem. 


E, ao usar o cupom VIAJARCORRENDO5, você recebe 5 % de desconto no total da sua compra. Ficou interessado? É só clicar no banner acima...



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

20 comentários:

  1. Nós fizemos uma passagem rápida por curitiba, também. Foram intensas 24 horas kkk Amei o Bosque Alemão. Mas achei a Feira da Ordem bem tumultuada. =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Fomos bem cedo à Feira da Ordem, então não estava muito alucinada não... Acho que se pegasse algo assim, mais tumultuado, nem curtiria muito. Detesto locais lotados!!!
      Uma boa semana!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  2. Muito legal esse final de semana, mas volta hein, Por que Curitiba merece muito mais que isso. Adoro essa cidade!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha! Já foi minha terceira ida a Curitiba, he he he. Cada vez que vou, conheço um pouquinho, he he he... Realmente, tem muitas atrações bem legais para serem conhecidas!!!
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  3. Curitiba é uma cidade bem bonita e tem uma area gastronômica muito legal, e uma bom passeio para um feriado prolongado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu comi muito bem durante a nossa estadia. Fora a limpeza da cidade... É um espetáculo!!!!
      Boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  4. Que falta de sorte não ter o ônibus turístico bem no seu dia na cidade, hein?
    Eu adoro Curitiba. Passei quatro dias na cidade e rodei demais! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gê! Eu já tinha andado nele quando fui em 2009, mas queria ir de novo desta vez (da última, não foi necessário). No entanto, deu para conhecer algumas coisinhas novas com Uber mesmo, he he he...
      Boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  5. Adoro Curitiba. Faz um tempinho que não vou lá. Amei o post! Coisas diferentes, que ainda não conheço. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curitiba é uma cidade realmente encantadora!!! Que bom que você gostou do post!!! E quando for lá outra vez, já tem mais algumas ideias para passeios, he he he...
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  6. Sejam sempre muito bem vindos a Curitiba! Volte sempre, a cidade tem bastante coisa pra ver! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Itamar!!!! Em julho, devemos voltar para participar de uma corrida, he he he...
      Boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  7. Das vezes em que já estive no Brasil, ainda não estive em Curitiba. Já tinha visto fotos da Ópera, adorava conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se surpreender, Catarina. É uma cidade muito limpa e com muitas atividades legais para serem feitas!!! A Ópera de Arame é bem interessante. Pena que estava tendo ensaio e não deu
      para entrar...
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  8. Muito completo esse post! Curitiba é uma cidade muito linda. Adorei suas dicas! Excelente para qualquer viajante que deseja conhecer a cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana Raquel!!!! Eu adoro Curitiba, sempre muito limpa e organizada!!!
      Uma boa semana!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  9. Adoro Curitiba, sempre quero voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo sentimento que você, Deisy!
      Boa semana!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  10. Querida Carol, como sempre, seu post ficou show! Eu havia dito que aquele meu final de.semana foi uma correria. Lendo tudo que vcs fizeram, acho que a correria de vcs foi maior rs. Fiquei muito feliz com a vinda de vcs. Ajudaram a iluminar a livraria. E saibam que sempre serão mais do que bem vindos em Curitiba. Bjs e parabéns pelo post. Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana Claudia! Um elogio, vindo de você, uma escritora, é sensacional!!! Nosso final de semana foi intenso. Mas é praticamente assim em todas as viagens. Eu gosto de aproveitar o máximo, SEMPRE! E sempre volto com a impressão de que poderia ter feito mais, ha ha ha...
      Um super beijo e mais uma vez, muito obrigada!!!
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover