31 maio 2017

Burg Eltz, um castelo medieval na Alemanha

Olááá! Tudo bem? Neste mês, estou participando da blogagem coletiva “Castelos pelo Mundo”. Hoje, vários blogs publicarão textos sobre esse mesmo tema. Sendo assim, o meu escolhido é o Burg Eltz ou o Castelo Eltz.  Vamos lá?

Antes de falar sobre o Burg Eltz, propriamente, gostaria de diferenciar “castelo” de “palácio”. Esses dois conceitos geram uma certa confusão.

Diferença entre palácio e castelo

Os palácios são construções luxuosas e existem desde o Império Romano (veremos que isso é bem anterior ao surgimento dos castelos). Sua função principal é ser uma residência, um local de moradia. A proteção, no caso, não é tão importante.

Os castelos não tinham como função servir apenas de residência. Na verdade, sua função principal era de proteger e de defender o local, como se fosse um forte. Eram, geralmente, construídos em locais altos, o que facilitava o registro visual das forças inimigas. A função residencial era um adicional.

Tudo clarificado, vamos ao Burg Eltz...

O Burg Eltz

Burg é uma palavra alemã que significa castelo. Na verdade, em alemão, as palavras relacionadas a castelos e palácios são:
  • Burg, associada a construções mais antigas e fortificadas;
  • Schloss, associada a palácios;
  • Stein, associada a fortes em rochas. No entanto, com o tempo, Stein passou a se referir ao próprio castelo.
Então, o Burg Eltz pode ser conhecido, em Português, como Castelo Eltz. Ele está localizado no estado de Rheinland–Pfalz, a 
  • 150 Km de Frankfurt;
  • 112 Km de Colônia;
  • 82 Km de Bonn.
Ele está em um pico rochoso, a 70 metros de altura. Em três dos seus lados, ele é banhado pelo Rio Eltzbach, também conhecido como Eltz. Ele é um afluente do rio Mosel, um importante rio Alemão.


Burg Eltz Alemanha
Burg Eltz visto da estrada de acesso. Foto de Alessandra Gonzalez...

A construção do Burg Eltz

O período de construção dos castelos medievais começou nos séculos IX e X. Até essa época, os castelos eram protegidos por muros e cercas. A ideia de proteção a partir de muros de pedras começou e, nesse contexto, surgiu o Burg Eltz.


A construção do Castelo Eltz, durou mais de 500 anos. Por isso, é possível ver estilos romântico e barroco coexistindo.

Construído pela família Eltz, devido às particularidades do rochedo, ele possui uma forma oval. Isso explica o esquema diferenciado de seus espaços. Os cômodos não seguem o padrão quadrado.

Burg Eltz Alemanha
Foto de Alessandra Gonzalez...
O Burg Eltz é um dos raros castelos que nunca foram destruídos em uma guerra. Devido à diplomacia de uma de suas linhagens, o castelo atravessou a Guerra dos Trinta Anos sem danos. Também resistiu à Guerra de Sucessão do Palatinado sem dramas.

O interessante é que ele resistiu a guerras, mas não resistiu ao fogo. Um incêndio em 1920 destruiu a capela e equipamentos das casas Kempenich e Rodendorf (falarei sobre elas posteriormente).

A família Eltz

Castelo Eltz é considerado o castelo medieval alemão, por excelência. Ele se mantém na posse da mesma família há praticamente 850 anos.

Devido a alguns problemas, houve a divisão dessa família em três linhagens. Mesmo assim, esses três ramos dos Eltz continuaram no Castelo. Isso explica os três brasões encontrados no Burg Eltz:
  • Eltz dos Chifres de Búfalo (Rodendorf);
  • Eltz do Leão de Prata (Rübenach);
  • Eltz do Leão de Ouro (Kempenich).
Esses nomes estão refletidos nas diferentes partes do castelo, nas suas três casas.

Até hoje, o Burg Eltz funciona como moradia. Por isso, apenas uma parte do Castelo Eltz é aberta ao público.


Burg Eltz Alemanha
Foto de Alessandra Gonzalez...

A visitação ao Burg Eltz

Muitas pessoas desejam conhecer este castelo, pois ele é o único a evocar uma verdadeira atmosfera medieval.

Apenas uma parte do Burg Eltz é aberta à visitação de 1º de abril a 1º de novembro. Como já disse, a outra é propriedade particular. A casa Kempenich está excluída da visitação.

A visita pode ser feita em Inglês ou em Alemão. 

Não é permitido tirar fotos do interior do Castelo Eltz, logo, coloco apenas uma foto do pátio dele para ilustrar o post.


Burg Eltz Alemanha
Foto de Alessandra Gonzalez...

A entrada da Casa Rübenach foi convertida em um arsenal durante o período romântico. Ela contém armas de fogo dos séculos XIV e XVII e outros tipos de armas. Já a Sala Baixa da mesma casa, construída em 1311, era a sala de estar dos Rübenach. Lá está guardada a famosa pintura “Nossa Senhora com a criança e as uvas”.

Também podem ser visitados:

  • o quarto trocador;
  • a Sala Superior da Casa Rübenach (um quarto de dormir da família); 
  • a Sala de Estudos (criada para ser um local de estudos da esposa de um dos proprietários da casa Rübenach);
  • a Sala dos Cavaleiros (era usada para festivais e negociações pelos três ramos da família Eltz); 
Nessa sala é encontrada uma armadura medieval de 1520. O peso dela? Apenas 120 quilos, he he he...
  • a Sala de caça (possui troféus de caça, armas elegantes de caça, móveis com fina tapeçaria e velhos canhões datando do período de construção do castelo);
  • a Sala Wambolt (mobiliada com móveis embutidos, quadros alemães e tapeçaria da Renascença);
  • a Sala da Condessa (o quarto infantil. Nesse quarto é possível ver a cama pintada mais antiga da Alemanha, feita por volta de 1520);
  • a cozinha na casa Rodenforf (foi criada no século XV e mantém-se sem modificação. Ela é uma das quatro cozinhas do Burg Eltz).

Também há uma Câmara dos Tesouros do Castelo Eltz. Ela é considerada uma das mais importantes coleções do gênero na Europa, pois inclui artefatos de ouro e prata, além de peças em porcelana, joias, vidrarias, moedas e armas.

As atrações da Câmara dos Tesouros podem ser visitadas a qualquer momento. O ticket para a visitação ao castelo inclui a visitação a essa sala. As obras são identificadas com etiquetas em alemão. Caso a pessoa não compreenda o idioma, há um folder explicativo em inglês. Não há tour guiado nesse local.

Para completar, além do castelo, o visitante pode fazer uma caminhada na Floresta Eltz. Ela é uma reserva natural que rodeia o castelo. Algumas trilhas são possíveis, como a Panorama Castelo Eltz (que vai possibilitando diversas visões do Burg Eltz).

Espero que tenha gostado do Burg Eltz.


Burg Eltz Alemanha
Foto de Alessandra Gonzalez...

Até domingo!

Um super beijo,

Carolina

Castelos pelo mundo

Como disse, no início, este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre "Castelos pelo Mundo". Então, não deixe de conferir os posts dos outros blogs participantes. Seguem os links aqui:


Receba conteúdo exclusivoAssine nossa newsletter


Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (Avianca, Azul, EmiratesLATAM) do blog Viajar correndo.


Logo
Logotipo
Logo_120x60
Logo TAM






Está precisando reservar hotéis? Então, faça através do link do parceiro (Booking) do blog Viajar correndo




Está precisando de produtos esportivos? Um tênis novo, quem sabe... Confira em Centauro, Kanui, Netshoes, Nike.com e SportTennis


Logo Centauro 120x60
GIF logo 120x60
Logotipo NetShoes
Logo_Homepage
Logo 120x60




Também temos parceria para comprar um chip de telefonia para viagens internacionais, para alugar carros e fazer um seguro viagem... Confira em EasySim4U, RentCars e SegurosPromo


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

34 comentários:

  1. Amei a localização sobre a pedra, no alto, no meio do verde. Pela foto do pátio dá pra ver como os detalhes são lindos, imagino que por dentro tbm!
    PS: qdo fui a Berlim vi a palavra Schloss e associei a "school", fiquei uns dois dias achando as escolas maravilhosas, até que descobri. ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Ele fica em um vale que obriga a pessoa a fazer uma pequena caminhada para chegar até ele... Nem gostei disso, he he he...
      AMEI a história do Schloss!!!! Imagino como as escolas eram lindas!!!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Que lindo esse castelo no meio das árvores!!!! E adorei conhecer um pouco da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Adriana! Já conferi o seu castelo também. Lindo!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  3. Que lindo este Castelo! Aliás amo a Alemanha e esta arquitetura de conto de fadas!
    Amei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alemanha é mesmo assim... Tudo lembra um conto de fadas!!!
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  4. Adorei! Estou indo para a Alemanha daqui uns meses e já está tudo anotado! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa Lívia! Você vai amar a Alemanha... Uma boa viagem e aproveite tudo por lá...
      Obrigada!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  5. Ótimo post super explicadinho!!! Que raiva que passei 1 mês estudando em Frankfurt e não tive tempo de visitar esse castelo! :( Mas um dia eu volto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Fernanda, que pena! A gente foi a partir de Frankfurt mesmo... Mas, como você mesma disse, é mais um motivo para voltar, he he he...
      Obrigada pelo comentário...
      Um super beijo,
      Carolina

      Excluir
  6. Eu conheço o Burg Eltz, e acho ele realmente lindo!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmmmm, eu vi que você citou o Burg Eltz como um dos cinco castelos para serem conhecidos na Alemanha!!!
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  7. Que lindo esse castelo! Como acabei de me mudar pra Alemanha, adorei saber sobre ele e já coloquei na minha listinha de lugares pra conhecer! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Fernanda!!!! Então, você está bem mais perto agora e terá mais facilidade para conhecer!!! Aproveite!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  8. Que castelo lindooooo! Não havia lido sobre ele ainda (ainda não estudei a Alemanha, mas ela está nos planos!). Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Andrea! Quando for à Alemanha, não deixe de colocá-lo no seu roteiro!
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  9. Eu não conheço a Alemanha, mas fiquei encantada com este castelo. Na minha wishlist Alemanha é um dos meus destinos. Vou anotar sua dica.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando for para lá, não deixe de colocar no seu roteiro, Tatiana! Você vai gostar muito!
      Obrigada pelo comentário!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  10. Mais um castelo pra lista de destinos futuros! Achando um máximo essa postagem coletiva de castelos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Mariana! Depois confira os outros posts! Você vai amar e querer conhecer todos eles, he he he he!!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  11. Respostas
    1. Obrigada Dani! É um castelo bem diferente!!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  12. Que invejinha de você! Eu amo a Alemanha e esse castelo parece ser incrível! É uma pena que não é permitido tirar fotos dentro, né? Ótima dica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana! Isso faz com que as pessoas realmente tenham que ir até lá para conhecer, já que não tem como mostrar em fotos, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  13. Que lindo! Adoro essas construções no meio de uma floresta ou muito verde!
    Otimo relato
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi dih! Realmente, o verde dá uma outra perspectiva ao lugar!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  14. Não sei porque, mas me parece que todos os castelos na Alemanha são incríveis e este é um dos mais impressionantes que já vi realmente. Preciso muito ir à Alemanha conhecer estas preciosidades e este está na lista, lindo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!!! Os castelos da Alemanha são lindos mesmo... Esse é bem diferente dos tradicionais... Vale a pena demais ir visitar!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  15. Esse eu não conheci, até mesmo porque ainda não fui à Alemanha, mas ele que me aguarde quando eu for visitar este país. Adorei a dica e já está anotada na lista de sonhos a realizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já anotou, Gisele! Como disse no outro comentário, vale a pena demais ir visitar!
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  16. Que castelo lindo, ainda não tinha visto sobre ele, adorei saber um pouco sobre ele e já foi pra lista de atrações quando voltarmos à Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Cynara! Quando voltar à Alemanha, faz uma forcinha para conhecê-lo. Vale a pena o passeio...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  17. Oi, Carol! Adorei conhecer o castelo através do seu post. Espero poder, um dia, apreciá-lo de perto. Fico imaginando que legal deve ser para os herdeiros, saber que a propriedade está há tanto tempo na família e poder desfrutar do lugar. Que sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Regina. Tomara que seja logo, pois é um lugar muito válido para conhecer...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search