domingo, 21 de maio de 2017

Dunas do Jalapão, um pôr do Sol de tirar o fôlego

Olááá! Tudo bem? Depois daquela mega introdução sobre o Jalapão, agora vamos aos passeios propriamente ditos. Hoje é dia de conhecer as Dunas do Jalapão. Vamos lá?

Formação das Dunas do Jalapão

As dunas do Jalapão surgiram a partir da erosão das serras da região, principalmente, a Serra do Espírito Santo. Ela possui uma formação sedimentar (arenosa) que, devido à ação do vento, acaba sendo erodida e tem a areia levada até um certo ponto.


Dunas do Jalapão
Serra do Espírito Santo ao fundo
O armazenamento dessa areia forma as dunas, que podem chegar a ter 40 metros de altura! A presença de dunas é uma das razões pela qual a região é chamada de deserto (a outra é a baixa densidade demográfica, como já citei no post introdução sobre o Jalapão).

Nosso passeio às Dunas do Jalapão

Esse passeio estava previsto para a tarde do segundo dia de viagem. Depois do almoço, tivemos um tempo de descanso e, lá para às 15h, partimos para as Dunas do Jalapão.

Apesar de serem apenas 23 Km até o nosso destino, demoramos um pouco mais de uma hora para chegar. 


Dunas do Jalapão
Já tínhamos andado 5 Km do acampamento até a estrada (não me lembrei de marcar). Aqui, então, foram os 18 Km finais.

Como disse no post anterior, as estradas eram de terra e havia vários trechos (a maioria) ruins e com muitos buracos. Então, o nosso super caminhão tinha que reduzir a velocidade várias vezes.

Fizemos uma parada na estrada em um ponto onde dava para ver a Serra do Espírito Santo de uma maneira linda. Claro que tiramos fotos e mais fotos.

Dunas do Jalapão e a Serra do Espírito Santo

Depois de mais alguns momentos de sacolejo no nosso amigo caminhão, chegamos à entrada das Dunas do Jalapão. O visual, de longe, já era incrível.


Dunas do Jalapão

Ainda tínhamos mais alguns quilômetros para percorrer, mas à medida que íamos nos aproximando,  a paisagem ia ficando inacreditável.

Fizemos mais uma parada para observar uma vereda.  Essa foi bem especial porque tinha a Serra do Espírito Santo ao fundo. Esse lugar é chamado de Lagoa dos Jacarés (ainda bem que não vimos nenhum, he he he).


Lagoa dos Jacarés e as Dunas do Jalapão
Lagoa dos Jacarés
Finalmente, chegamos ao estacionamento. De lá, foi só caminhar mais um pouquinho para chegar aos pés das Dunas do Jalapão.


Dunas do Jalapão

Atravessamos um pequeno riacho (Brejão da Areia) e subimos as Dunas. 

Calma! Não é assim sair chegando e subindo. Há um caminho oficial (trilha) para preservar essa atração. Afinal, são anos de trabalho erosivo para serem destruídos por um minuto de caminhada, né? 


Dunas do Jalapão


Lá de cima das Dunas do Jalapão é possível ver a paisagem do cerrado e os chapadões de diversas serras (Chapada das Mangabeiras, Serra da Jalapinha, Serra do Meio, Serra do Espírito Santo e Serra Geral). É algo lindo.


Dunas do Jalapão


Dunas do Jalapão


Como estava chegando a hora, nos sentamos próximos ao “precipício” da Duna e apreciamos o pôr do Sol.

Dunas do Jalapão
Galera aguardando o pôr do sol. Foto de Otávio Porto.
Não tenho muita sensibilidade com essas coisas de nascer do sol e de pôr do sol. No entanto, gostei muito dessa experiência. E nem bem sentamos para observar, ele logo se pôs.


Dunas do Jalapão
Não é lindo?
Começamos a nossa descida de volta até o estacionamento. Passamos novamente no riacho Brejão da Areia. Agora, a paisagem estava alterada. A claridade total anterior deu lugar a uma mistura de sombras e luzes que convidava a um momento ou parada e reflexão. No entanto, isso não foi possível: tínhamos que voltar ao acampamento.


Dunas do Jalapão
Adeus dunas do Jalapão
Espero que tenha gostado das Dunas do Jalapão.

Enquanto ainda não temos um post índice sobre o Jalapão, você pode conferir os outros posts sobre essa região nos links abaixo:

Fervedouro no Jalapão e as tentativas, frustradas, de afundar

Jalapão, um tesouro descoberto no Tocantins


E vem muito mais por aí... Aguarde...

Até quarta-feira.

Um super beijo,

Carolina


Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter

Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (LATAM e Avianca) do blog Viajar correndo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão.

_Promo USA 728x90


Aproveite e reserve também seu hotel através do Booking.com. Clique no banner abaixo e faça sua reserva facilmente...



Pesquise e alugue seu carro através da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e consiga as melhores ofertas!

Viajar correndo

E, claro, não se esqueça do seguro viagem... A Seguros Promo é uma empresa que oferece um serviço de comparação de preços de seguro viagem. 


E, ao usar o cupom VIAJARCORRENDO5, você recebe 5 % de desconto no total da sua compra. Ficou interessado? É só clicar no banner acima...



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

8 comentários:

  1. Excelente o post!!! Sempre demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio de sempre, Otávio!
      Super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Oi Carol...parabens pela descrição em detalhes de como é a visita as Dunas do Jalapão. Tivemos o prazer de estar com essa galera super divertida aí da foto nesse lugar lindo e único que é o Jalapão.

    Abraços

    Fabiana e Jairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana e Jairo! Que legal receber a visita de vocês por aqui!!!! Essa viagem foi realmente muito incrível, pelo lugar e pelas pessoas que conhecemos!
      Muito obrigada!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  3. Oi Carol,
    ando sumida dos comentários, mas continuo acompanhando seu blog sempre que posso.
    Dessa vez eu quis deixar uma mensagem aqui para elogiar suas fotos do Jalapão, estão lindas. Parabéns.
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Sem problemas!!! A vida anda em um ritmo alucinado ultimamente, né?
      Muito obrigada pelos elogios. Tentei aplicar algumas técnicas de fotografia, mas confesso que a paisagem do lugar também ajuda E MUITO!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  4. Viajei junto com suas fotos, já que Jalapão ainda está na minha lista de desejos e que ainda não realizei. As fotos ficaram excelentes, depois quero dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Que bom que gostou! Quando for ao Jalapão e precisar de dicas, pode perguntar.
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover