25 junho 2017

Passeio de bicicleta em viagem: dez posts para inspirar a fazer

Olááá! Tudo bem? Desde que voltei do Cruzeiro fitness (onde fiz aula de bike) tenho me interessado por passeio de bicicleta. Hoje, então, vou indicar alguns roteiros que podem ser feitos de bike em algumas cidades. Vamos lá?

Selecionei onze posts de dez blogs que sugerem roteiros interessantes com passeio de bicicleta. Mas, por que onze posts de dez blogs? Por que não um de cada um? Simplesmente, porque o post bônus traz dicas importantes de como despachar a bike com segurança. Vai que você não quer alugar e deseja levar a sua? Vou separar por blogs e aproveito para apresentar cada um deles. Bom, vamos começar!

Aprontando as Malas

Gisele Teixeira é a responsável pelo blog Aprontando as Malas. Como ela tem grande paixão por viajar e conhecer diferentes pessoas, culturas e lugares, criou o blog para compartilhar as experiências sobre os locais que já visitou. Com isso, a ideia é poder ajudar outras pessoas a planejarem suas viagens.

Para começar a falar de roteiros interessantes que podem ser feitos através de um passeio de bicicleta, indico “O que fazer em Visconde de Mauá, Maringá e Maromba”. Para quem não sabe, esses locais estão no Rio de Janeiro. 

Os principais atrativos da região são as belezas naturais, o que inclui diversas cachoeiras. Tem a do Escorrega, a Santa Clara... E o melhor: todas elas podem ser acessadas através da bike. Além disso, muitas pessoas curtem passear por essas vilas de bicicleta. Gisele também indica a ida com quadriciclos, massss isso fica para um outro post, he he he...


Passeio de Bicicleta em viagem
Cachoeira do Escorrega, em Maromba - Foto: Blog Aprontando as Malas

Atravessar Fronteiras

O Blog Atravessar Fronteiras é escrito pela jornalista Adriana Magalhães. Nesse blog, você vai encontrar muitas dicas para os mais variados estilos de viagens. Além disso, ela também escreve sobre viagens com crianças, o que é muito necessário, uma vez que é um tipo de viagem que exige maiores cuidados.

No post “Pedalar em viagens: unindo o útil ao (muito) agradável”, Adriana nos brinda com opções de passeio de bicicleta em vários locais. Tem Amsterdam, Paris, Nova York, Atacama e Brasil. Além de contar sobre cada passeio em si, ela ainda explica sobre os sistemas de aluguel de cada lugar. Não é legal?


Passeio de Bicicleta em viagem
Passeando de bicicleta no Deserto do Atacama - Foto: Blog Atravessar Fronteiras

Boralá Blog

Escrito a quatro mãos (pelo Lucas Nascimento e pela Claudia), o Boralá Blog oferece dicas de viagens e roteiros no Brasil e no mundo. Além disso, há uma parte relativa a curiosidades sobre viagens e outra sobre gastronomia, hummmm...

Mas como a minha ideia aqui é falar sobre bicicleta, esquece a comida e vamos lá...

No post “Planejando Santiago de Compostela de Bike”, Marcelo, um colaborador do Boralá Blog, explica sobre o que os “bicigrinos”, ou seja, os peregrinos de percorrem o caminho de bicicleta, devem observar para fazer o Caminho de Santiago. É muito interessante, uma vez que esse tipo de viagem precisa de alguns detalhes especiais...


Passeio de Bicicleta em viagem
Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta - Foto: Boralá Blog

Comer. Dormir. Viajar.

O nome já diz tudo: são experiências gastronômicas (Comer), indicações de hospedagens mais interessantes (Dormir) e os melhores destinos e atrações (Viajar). Ele é escrito por Fábio Junior Alves.

Em Comer. Dormir. Viajar. há o post “Tudo sobre: Bike Tour no Vale Sagrado – Maras- Moray e Salineras – Peru”. Nessa postagem, Fábio Jr. mostra os 35 km do tour de bike realizado no Peru. Muitos aprendizados sobre a cultura Inca, além de paisagens lindas, entre elas, as minas de sal. Vale a pena conferir.

De Cá pra Lá

De Cá pra Lá é escrito pela Alessandra Lima. Ele é um blog para ajudar você a montar seu roteiro de viagem. Lá é possível encontrar posts sobre Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália, Suíça e Uruguai.

Como o assunto aqui é passeio de bicicleta, o post “Andar de bicicleta pela ciclovia em São Paulo usando o Bike Sampa” é uma sugestão de um aplicativo para utilização de bikes em SP. Ele é aquele do banco Itaú, presente em várias localidades do Brasil. Alessandra também sugere outros aplicativos, além de locais onde é possível alugar as bicicletas na cidade. É um bom índice para pedalar em Sampa.


Passeio de Bicicleta em viagem
Uma das paisagens vistas em um passeio de bicicleta por São Paulo - Foto: Blog De Cá pra Lá

Diva de Mochila

Sob o “comando” da Margareth Vasconcelos (ou Margot, para os leitores, he he he), o Diva de Mochila retrata a viagem que ela e Edu começaram em dezembro de 2015. O blog surgiu para manter os amigos e as famílias informados sobre a viagem. O nome do blog também é interessante. Surgiu de uma brincadeira que o Edu ficava fazendo. Afinal, como uma Diva como Margot viajaria o mundo de mochila nas costas? Diva de Mochila... Legal, né?

Brasília: amor à primeira vista” é um post onde Margot conta sobre suas experiências em Brasília. Ela cita que há opções de alugar bicicletas em algumas quadras da cidade. Além disso, ela informa o mais importante: a ciclovia atinge grande parte de Brasília. Sendo assim, é possível conhecer vários pontos através de um passeio de bicicleta. Excelente, né?

Confira o post “Brasília: amor à primeira vista”.


Passeio de Bicicleta em viagem
Paisagens de Brasília - Foto: Blog Diva de Mochila. 

Expanda Fronteiras

Expanda Fronteiras é escrito pelo Francisco e pela Flávia Piazenski. Mas, a “equipe” também conta com uma participação especial. De quem? Do João Pedro, o filho do casal. No blog, você vai encontrar dicas e roteiros de viagens tradicionais e com crianças.

O post que escolhi para citar aqui sobre um passeio de bicicleta é “Dicas de Viagem – Montevidéu em 6 dias”. Nesse post, eles contam sobre o roteiro pela cidade de Montevidéu e sugerem conhecer a sua orla de bicicleta.

Confira o post “Dicas de Viagem – Montevidéu em 6 dias”.


Passeio de Bicicleta em viagem
Orla de Montevidéu que pode ser percorrida em um passeio de bicicleta - Foto: Blog Expanda Fronteiras

TurMundial

O TurMundial é escrito pelo casal Priscila e Christian Gutierrez. Eles criaram o blog para compartilhar as dicas que consideram importantes sobre suas viagens. Isso inclui dicas sobre o que fazer nas cidades, em quais restaurantes ir, o que comprar, quais são as atrações principais, como é morar fora do país, os documentos necessários, o caminho para tirar esses documentos e muito mais.

Primavera em Barcelona, hora de aproveitar os parques da cidade” é um post que retrata, justamente, os parques de Barcelona que podem (e devem) ser visitados nessa época. Tem os já famosos e badalados Güell, La Ciutadella e Montjuic. Também tem o Tibidabo que é ideal para a prática de Mountain Bike. Opa! Aliás, é nesse parque que algumas pessoas treinam para os tours europeus (Tour de France, inclusive). Então, se você gosta de uma bicicleta, esse último parque pode ser uma boa opção para conhecer.


Passeio de Bicicleta em viagem
Parque Tibidabo - Foto: Blog TurMundial

Turista imPerfeito

Quem escreve o Turista imPerfeito é a Adelaide Pereira. No blog, ela compartilha não só as suas experiências de viagens relativas a passeios e hospedagens. Ela também fala sobre gastronomia. Ai meu Deus, mais um “hummmmm”... No entanto, vamos voltar para o foco que é o passeio de bicicleta.

Escolhi o post “O lado Liberty de Milão: roteiro a pé”. Aqui ela ensina como montar um roteiro rápido para conhecer o Liberty, o estilo arquitetônico que virou a marca registrada de Milão. 

Apesar de estar no título que o passeio é a pé, o roteiro pode ser feito de bicicleta. Sendo assim, Adelaide ensina como alugar as bikes em Milão. Vale a pena conferir. Há links no final do post citado tanto para o que mostra como alugar as bicicletas como para o site da Prefeitura para aluguel de bicicletas. Então, além de conhecer sobre um estilo bem interessante, você ainda se informa sobre como fazer o seu passeio de bicicleta pela cidade.

Confira o post “O lado Liberty de Milão: roteiro a pé”.


Passeio de Bicicleta em viagem
Detalhe do Liberty de Milão - Foto: Blog Turista imPerfeito

Vem que te Conto!

O Vem que te Conto! foi criado com a intenção de ser um Blog com dicas e roteiros para viagens em família. É escrito pela Aline Pinheiro. Nele, Aline relata o dia a dia nas viagens sempre buscando voos, hotéis e passeios econômicos. Apesar de serem econômicos, a família visa sempre o melhor custo-benefício.

No post “Roteiro 2 dias em Lima/Peru – 1º Dia”,  Aline nos mostra o que fez no primeiro dia de sua estadia em Lima. Apesar de ter feito o trajeto a pé, ela cita a possibilidade de alugar bicicletas para fazer o roteiro pelas praças da cidade até o Farol de Miraflores. Deve ser muito interessante conhecer uma parte de Lima através de um passeio de bicicleta, né?

Confira o post “Roteiro 2 dias em Lima/Peru – 1º Dia.


Passeio de Bicicleta em viagem
Escultura El Beso em Lima, no Peru - Foto: Blog Vem que te Conto!

Bônus

No início, eu falei que teria um post bônus, não é? Ele fica por conta de “Como despachar a bike com segurança” publicado no Boralá Blog. Nessa postagem, Marcelo explica tudo o que é importante e relevante ao levar a bike em uma viagem de avião. Eu sempre tive curiosidade em saber como os atletas faziam. Já deu para ter uma noção...

Passeio de Bicicleta em viagem
Dica importante sobre como despachar a bicicleta no avião - Foto: Boralá Blog

Espero que você tenha gostado!

Até quarta-feira.

Um super beijo

Carolina


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

28 comentários:

  1. Carol, muito legal seu post. Outro dia recebi uma revista com dicas e rotas de bike pela Suíça, pelo visto lá tem muitos roteiros legais para andar de bike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Christian, a Suíça é um roteiro muito procurado por ciclistas. Também, é tudo muito sinalizado e perfeito por lá, né?
      Muito obrigada pelo comentário!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  2. Ótimas dicas. Sempre que posso uso a magrela para passear nas cidades que visito. Obrigada por ter citado o blog Turista imPerfeito. Boas viagens e até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelaide. Eu nunca tive esse costume, mas agora tenho ficado mais curiosa sobre o assunto. Já vi que tem umas rotas bem legais de turismo com bicicleta. Estou estudando, he he he!!!!
      Ahhh, o seu blog é muito interessante, pois acho bem autênticas as suas colocações sobre o que vivencia. Parabéns!
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  3. Nossa, ficou muito legal o post! Adorei a pegada esportiva! E fico feliz que tenha citado o nosso blog =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Aline!!!! Gosto muito de ler o seu blog e ele serve de inspiração para vários destinos.Parabéns!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  4. Olá Carla, tudo bem?
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas.
    aqui uma recomendação: quem estiver planejando uma viagem ao Peru e deseja conhecer Machu destino permitira a permanência no local somente no primeiro período entre 6h a 12h, ou no segundo período que vai de 12h a 17h30, os novos horários de visitação passam a valer de 1 de julho de 2017 em diante.
    http://blog.viagensmachupicchu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso, Victor!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  5. Adorei a lista! Bike é uma excelente forma de turistar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Simone, estou querendo adotar a prática, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  6. Quase fiquei com vontade de pegar na bicicleta! ehhehehe Gostei das propostas. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Carla, pois essa era a ideia mesmo, ha ha ha...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  7. Carolzita,
    Vou te dizer que bateu até vontade de tentar fazer uma loucura dessas! Esse post sem dúvida é para lá de inspirador... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Tatiana! De repente, em uma próxima viagem, tente alugar uma bike e faça um passeio... Eu estou querendo entrar nessa vibe também, ha ha ha...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  8. Carol mais que inspirador esse post. Vou te dizer que me sinto meio desengonçada pois tem anos que não ando de bike mas até bateu uma vontade de sair pedalando por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Tati, liga não. A gente nunca se esquece de como é andar de bike. É só voltar a praticar que tudo dará certo, he he he...
      Super beijo.
      Carolina

      Excluir
  9. Adorei o post! O pedal anda nos conquistando ultimamente principalmente depois que fizemos alguns tours gratuitos em São Paulo. Adorei a seleção que você fez, só lugar top e os post indicados são ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Eu sou doida para fazer esses tours pelas cidades... Aqui no Rio tem, mas confesso que tenho um pouco de medo...
      Que bom que você gostou!!!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  10. Adorei!! Adoro andar de bicicleta, estamos planejando uma viagem ao Chile e tem um passeio de bike até algumas vinícolas que nós super queremos fazer!
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal Paula! Deve ser bem interessante esse passeio de bike até algumas vinícolas. O problema pode acontecer na volta, né? Vai ter degustação ou vai ser só para observar mesmo? :) Depois, compartilhe como foi a experiência com a gente!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  11. Adorei o post. Amo andar de bike e sempre que posso alugo uma bike nos destinos por onde estou. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show Alessandra... Eu ainda não tive essa experiência de alugar, mas pretendo fazer isso em breve em alguma viagem! Deve ser algo bem interessante e diferente! Uma nova forma de explorar o ambiente, he he he.
      Muito obrigada!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  12. Que máximo esse post.. preciso tirar a poeira das bikes aqui de casa e dar umas voltas. Conheço esses blogs e são realmente inspiradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!!! Que bom que gostou! Eu sempre limpo as bicicletas, mas aí fico com medo de sair com elas e esqueço. Aí, quando vou ver, elas estão cheias de poeira de novo, ha ha ha... Mas pretendo mudar isso, he he he...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  13. Obrigado pelo compartilhamento!!

    Equipe Boralá Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lucas! Parabéns pelo blog!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  14. Que legal, Carol, adorei você ter mencionado o Expanda Fronteiras na sua lista. Ficamos muito honrados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco!!! É um blog inspirador e que eu adoro conferir as novidades. Então, não tinha como ficar de fora!!!
      Sucesso e parabéns pelo trabalho!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search