12 novembro 2017

Dia Mundial da Gentileza... Gentileza gera mais que gentileza

Olááá! Tudo bem? Amanhã é o Dia Mundial da Gentileza. E como estou há séculos querendo falar sobre essa questão, aproveitei o momento. Massss, o lema não é “Gentileza gera gentileza”? Sim! No entanto, nos casos que relatarei aqui, a gentileza gera MAIS que gentileza. Quer saber o motivo? Vamos lá?


Gentileza gera mais que gentileza

Dia Mundial da Gentileza

O Dia Mundial da Gentileza foi originado em uma conferência em Tóquio no ano de 1996. O grupo “Movimento das Pequenas Gentilezas” do Japão reuniu outros grupos que propagavam a gentileza em diversos países. 

Em 2000, foi oficializado o Movimento Mundial pela Gentileza.

A ideia é inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.

No Brasil, o Dia da Gentileza era comemorado em 29 de maio. Essa data foi escolhida por ser o dia da morte do poeta Gentileza. 

O poeta Gentileza foi uma pessoa que pintava painéis com mensagens positivas nas pilastras de alguns viadutos no Rio de Janeiro.

Explicações dadas, vamos à gentileza que gera mais que gentileza...


Gentileza gera mais que gentileza



Medalhas são simples medalhas?

Quem me conhece sabe que não gosto de ficar acumulando coisas. Tudo que puder fazer para deixar a energia fluir, estou fazendo. O mesmo acontece com as medalhas que recebo nas corridas.

Um dia estava arrumando o meu quarto e vi aquele monte de medalhas penduradas. Pensei: 
“para quê?”
Várias medalhas foram importantes. Legal! No entanto, elas estavam todas ali. Amontoadas, penduradas e juntando poeira. E o pior... Energia...

Fiquei refletindo... Decidi perguntar ao professor de Educação Física da escola onde trabalho se ele teria interesse nelas. Sei lá... Para algum prêmio dos campeonatos que ocorriam de vez em quando.

Ele achou ótima a ideia e separei várias. Acho que ele herdou 60 medalhas nessa “primeira leva”. Os campeonatos de futebol (masculino), de queimado (misto) e de totó (masculino e feminino) foram realizados.

Eu estava na escola no dia da final de um dos campeonatos. Não me lembro de qual esporte era. Só sei que os alunos que receberam as medalhas estavam todos orgulhosos exibindo as mesmas. Um até chegou para mim e disse: 

“Professora, olha o que ganhei. Eu tenho, a senhora não tem”

Bom, só me restou parabenizá-lo e rir mentalmente, ha ha ha...
Gentileza gera gentileza
Alunos com suas medalhas após os campeonatos
O tempo passou... Novas medalhas foram doadas... Isso foi se expandindo para viseiras, garrafinhas... Atualmente, a maior parte das coisas que estão nos kits das corridas, eu repasso para os alunos. 

Essa corrente do bem aumentou este ano pela iniciativa do Otávio. Ele fez um comentário sobre isso com o pessoal da assessoria onde ele treina, a Speed Assessoria. Nossa! O negócio cresceu vertiginosamente. A galera super abraçou “a causa”. Além de medalhas, recebemos viseiras, bonés, camisas, sacolinhas e garrafinhas. Show, né?
Gentileza gera gentileza
Algumas medalhas doadas pelo grupo da Speed Assessoria
Também comentei sobre isso com o pessoal do grupo da Appai, onde treino uma vez por semana. O professor levou váááárias medalhas. Muito obrigada, Clayton.
Gentileza gera gentileza
Medalhas doadas pelo grupo da Appai e algumas minhas
Semana passada, entreguei uma nova leva de medalhas para o professor da escola. 

Aproveito para agradecer, mais uma vez, a todos que doaram esses materiais. E é aí que entra o “gentileza gera mais que gentileza”... 

A gentileza de cada um gerou mais que gentileza... Gerou alegria, amor e motivação para esses alunos. Uma “simples” medalha mostra que se eles se esforçarem, eles podem conquistar seus sonhos e objetivos. Muito obrigada.


Projeto Mini Gentilezas

Falando de gentileza, não poderia deixar de citar o Projeto Mini Gentilezas. Você conhece o Mini Gentilezas?

O Mini Gentilezas é um projeto para fortalecer campanhas de arrecadação de produtos de higiene pessoal destinados a pessoas em situação de rua. 

Ele foi criado por Karina Rocha e Israel Mesquita. Na verdade, eles se propuseram a participar de uma ação no Projeto 365 Dias de Agir. Como o nome já indica, nesse projeto, cada dia do ano é preenchido com uma ação do bem. As pessoas contactam os responsáveis pelo projeto e escolhem um dia para agirem. Com isso, é possível perceber que todos os dias acontecem coisas boas. O 181º dia foi justamente o dia de Karina e Israel agirem.

Foi aí que o Mini Gentilezas foi tomando forma... Olha que interessante... Não havia a intenção de ter um projeto voltado especificamente para isso. A ideia era fazer uma arte de boa prática e compartilhar a proposta para os amigos que iriam viajar. 
Projeto Mini Gentilezas
A arte do Mini Gentilezas...
No entanto, houve uma mobilização tão grande que o projeto cresceu, foi abraçado também pela ONG Argilando e hoje há participantes em várias localidades do planeta. Não é show?

É importante frisar que o Mini Gentilezas não faz a entrega diretamente nas ruas. Eles entregam os produtos aos grupos que fazem esse tipo de assistência. 
Projeto Mini Gentilezas
Amenidades de hotéis e produtos comprados no supermercado (desodorantes) e que vêm nos kits de corridas.
Então...
  • Se você vai viajar, lembre-se desse projeto;
  • Se você viajou e trouxe aquelas amenidades dos hotéis ou do voo e não vai usar, lembre-se do Projeto Mini Gentilezas;
  • Ganhou amostras grátis de produtos, lembre-se deles mais uma vez...
  • Vai à Semana da Beleza ou ao Aniversário Guanabara, compre desodorantes e absorventes e doe ao Mini Gentilezas.

Projeto Mini Gentilezas
Absorventes higiênicos podem e devem ser doados ao Mini Gentilezas. Pense como isso é importante para as mulheres que vivem nas ruas...
Procure o posto de entrega mais próximo e ajude. 
Para saber o endereço do posto de arrecadação mais próximo, confira
Uma publicação compartilhada por Mini Gentilezas (@minigentilezas) em

E como estamos na semana do vídeo mensal do Viajar correndo, fiz um vídeo justamente sobre isso... Para conferir, é só clicar no link abaixo!

Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Espero que tenha gostado. Aproveite o Dia Mundial da Gentileza e inspire-se!


Até amanhã.

Um super beijo,

Carolina

Continue aqui no Viajar correndo! Confira a parte de posts relacionados!

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Carol,seu blog está super interessante. Mudanças bacanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!!!! Que bom que gostou!!!! Muito obrigada pela visita e pelo comentário...
      Um super beijo...
      Carolina

      Excluir
  2. Vou entrar no Instagram.
    Admirável iniciativa.
    Tenho procurado praticar o desapego.
    Mas confesso que ainda não evolui para medalhas.
    Vou enviar msg para tirar minhas dúvidas!
    Grande bj.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, não se preocupe!!! Cada um tem o seu tempo! E a ideia não era falar para todos doarem suas medalhas. De jeito nenhum!!! Foi apenas para compartilhar mesmo e também divulgar o Mini Gentilezas para quem não conhece...
      Pode mandar mensagens quando quiser! Estou super disponível para ajudar!!!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search