27 abril 2018

Treinão do Brasil, convite para o evento que acontecerá daqui a um mês

Olááá! Tudo bem? Daqui a um mês vai acontecer o Treinão do Brasil. Esse evento foi idealizado pelo Ubiracy Rezende do blog BiraNaNet. Fiz uma mini entrevista com o Bira, como é mais conhecido pelos corredores. Então, quem vai falar sobre o Treinão do Brasil será seu próprio idealizador... Com vocês, Bira!

O Bira corre desde 1985. Na verdade, ele tinha 25 anos nessa época e nunca tinha corrido nada. No entanto, ao ler a coluna do Werneck no Caderno de Esporte do Jornal do Brasil, sua vida mudou. Isso porque esse colunista falou sobre a Maratona do Rio.

Mesmo nunca tendo corrido nada, Bira decidiu se inscrever para os 42 km. Para participar, comprou um tênis e um short e lá foi ele no dia marcado participar.

Segundo Bira,
“Só vi onde me meti depois que já estava na prova. A largada foi dada às 17 horas no Leme. Quase dez horas da noite, eu estava de volta com 5h28. Foi muito difícil para mim que nunca tinha corrido e nunca tinha feito nenhuma prova de 5 km fazer aquela maratona. Eu caminhava, eu andava... E achei que não ia correr mais, como sempre. Mas daqui a pouco já estava inscrito na Maratona do ano seguinte. Eu ainda não tinha treinado muito, mas consegui melhorar um pouco o tempo para 4 horas e pouco”.
E aí Bira foi se dedicando ao novo esporte em sua vida. No entanto, ele teve problemas no joelho e também um cálculo renal. E a rotina do trabalho também ficou mais apertada. Pronto! Bira ficou dos 26 até os 47 anos sem correr.

Seu retorno já foi mais regular. Passou um período correndo 10 km. Depois mais um ano treinando para meias maratonas. Até que no terceiro ano, ele encarou novamente uma maratona. 

Nesse meio tempo, ele criou o blog BiraNaNet. A intenção era postar para se animar a não desistir. O blog “vingou” e até hoje Bira compartilha suas crônicas e posts com a gente. Vale conferir. Vou colocar o link no final do post.

Agora que a gente já conhece um pouco do Bira, vamos falar sobre o Treinão do Brasil.

Sobre o Treinão do Brasil

A ideia do Treinão do Brasil surgiu em 2015.

De acordo com Bira,
“Eu estava lesionado. Embora estivesse inscrito na Maratona do Rio, eu não ia correr. Estava chateado, estava triste porque eu adoro a Maratona do Rio. E estava indo bem, mas vi que não dava para mim. Então, fiquei vendo as pessoas postando na internet aquela coisa lá, corrida aqui, corrida ali. Foi quando eu imaginei que todos estivessem fazendo o mesmo treinamento. Só que ninguém tinha consciência disso. Cada um na sua cidade, no seu bairro... Todo mundo postando no final de semana aquele monte de foto... Eu falei: tá todo mundo fazendo um grande treino no país, uma coisa fantástica! Só que as pessoas não sabem que está acontecendo isso. Por que não fazer um grande treinão com essa gente toda dando consciência que eles estão fazendo um evento único. Comentei com três amigos, que acharam a ideia boa e me deram força”.
No primeiro ano do Treinão do Brasil foram 2500 corredores em 47 cidades com 49 locais (alguns locais tiveram dois treinos). Agora o Treinão do Brasil já está na sua terceira edição.

Legal, né? Você pode organizar o Treinão do Brasil em sua cidade. Para isso, é só entrar em contato com o Bira pelo Whatsapp. Lá ele vai explicar os detalhes de como é feito o treinão. Lembrando que não é necessária quantidade grande de pessoas. Qualquer grupo pode participar.

Mais uma vez, Bira falando...
“Você não precisa ser um grande agregador de pessoas, um grande líder. Basta juntar meia dúzia de amigos e fazer um treinão”.
E se você não quiser organizar, mas quiser participar, no blog BiraNaNet tem todos os locais onde os eventos acontecerão.

O Bira deixou um convite para os leitores do Viajar correndo. Para conferir, assista ao vídeo...

Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Informações sobre o Treinão do Brasil
Data: 27 de maio.
Largada: 7 horas.
Valor: gratuito.
Vestimenta: Qualquer camiseta da cor branca ou um boné da mesma cor.

Quando faltarem 10 minutos para as largadas, a ideia é fazer um círculo de mãos dadas e promover um pensamento pela paz. Com isso, será formada uma corrente de paz de norte a sul do país.

Bom, é isso! Espero que você tenha gostado. E, novamente, fazendo a pergunta do vídeo... Você vai participar do Treinão do Brasil? Escreve aqui nos comentários!!!
Até amanhã!

Um super beijo

Carolina
Para conhecer o blog do Bira, acesse:

Já para saber como foi a experiência do Bira na primeira maratona em 1985, confira o relato dele em:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Muito obrigado Carol... O Treinão do Brasil está ficando melhor a cada dia... para se ter uma ideia, no vídeo eu falo em 60 cidades e agora já estamos partindo para 150! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiimmmmmmmmmm Bira! Quando editei, estava em 117. Até o dia do evento já vai ter aumentado ainda mais.
      Parabéns pelo trabalho!
      Beijos,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search