07 junho 2018

O dia em que o Viajar correndo entrevistou Ronaldo da Costa na Maratona do Rio

Olááá! Tudo bem? Mais um post fora de dia, mas eu não podia deixar de falar sobre uma experiência. Qual? O dia em que entrevistei Ronaldo da Costa no Espaço Appai. Vamos lá?
Ronaldo da Costa, recordista da Maratona de Berlim
Eu e o grande atleta Ronaldo da Costa


Quem é Ronaldo da Costa? 


Ronaldo da Costa, mineiro de Descoberto, nasceu em 7 de junho de 1970, ou seja, hoje! Parabéns Ronaldo!!!! 


Ele participou de diversas competições como atleta tanto aqui no Brasil como no exterior. No entanto, ele é lembrado, principalmente, por estabelecer um novo recorde mundial na maratona. Isso aconteceu em 1998, em Berlim. 


Para conseguir tal feito, ele precisou correr em um pace inferior a 3 minutos por quilômetro, um pioneirismo para a época. Imagine!!!!! Com isso, conquistou a marca de 2h06m05s. E olha que interessante: tal marca permanece sendo o recorde brasileiro e sulamericano até o momento. 

Isso mostra a importância de não deixar esquecida uma pessoa como Ronaldo, que representa tanto para o esporte brasileiro.

Espaço Appai 

O Espaço Appai foi uma excelente ideia da Appai. Localizado ao lado da sala de retirada de kit oficial da Appai na Expo Rio Run, ali aconteceram entrevistas com grandes nomes do esporte. Tudo foi transmitido ao vivo pelo Facebook. 
Ronaldo da Costa, recordista da Maratona de Berlim
Foram dois dias de atividades intensas. Caso você não tenha tido a oportunidade de assistir a alguma das entrevistas, confira no Facebook da Appai.

Apresentações feitas, vamos ao grande dia... 

O dia em que entrevistei o Ronaldo da Costa 

A proposta era uma entrevista coletiva, com vários youtubers. Estiveram presentes: 
  • André e Theo, do Canal Papo de Corrida; 
  • Cadu, do Canal Corre Cadu; 
  • Silvio, do Programa Kilometragem; 
  • Tobias, Canal Correndo Mais. 
Ronaldo da Costa, recordista da Maratona de Berlim
Está faltando o Cadu aqui!!!!
Apesar de Ronaldo da Costa ser uma pessoa extremamente tranquila, nem preciso dizer que estava mega em pânico e ansiosa, né?

Cada um teria um tempo para fazer seus questionamentos ao Ronaldo da Costa. Eu sabia que os meninos iriam focar na questão do recorde de Berlim, da turnê pelos 20 anos de tal recorde e no treinamento dele. 

Então, para não ser repetitiva, como somos o “Viajar correndo”, vamos saber um pouquinho sobre as viagens de Ronaldo da Costa. 

Ele pode ser considerado um cidadão do mundo, pois já competiu em muitoooosss lugares. Claro que estudei onde ele tinha competido e tudo o mais. Dessa forma, quis saber qual o país que mais tinha surpreendido Ronaldo. E não é que quem se surpreendeu fui eu? 

Não vou dizer qual foi para que você assista ao vídeo, he he he he. Massss, é um país onde ele fez a prova que estou há sećulos querendo fazer e tentando programar para ir este ano... 

Chega de falar. Vamos assistir como foi? 

Vamos a um esclarecimento... 

Se você assistiu ao vídeo até o fim, deve ter percebido uma gafe “bonita”. Gente, pelo amor de Deus, Japão está a 12 horas de fuso em relação ao Brasil, viu? 

Antigamente, a hora era dada pela posilção do Sol. Só que a hora do meio-dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários foram determinados como uma maneira de padronizar a hora mundial colocando os locais no tempo solar médio. 

Quem sugeriu padronizar foi um senador canadense chamado Sanford Fleming. Como a Terra possui 24 horas, a ideia seria dividi-la em 24 faixas verticais, onde cada uma delas era um fuso de uma hora. E como o planeta possui 360° de circunferência, cada faixa do fuso teria 15° de largura. 

Foi estipulado como o meridiano 0 o que passava na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Sendo assim, ao nos deslocarmos para leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12). Já para oeste, eles são numerados negativamente (-1, -2, -3...-12). 

Os limites entre os fusos horários, muitas vezes, não seguem necessariamente os meridianos. São levadas em consideração as fronteiras políticas entre nações, estados, convenções e definições dos países. 

O Japão está no fuso +9 em relação a Greenwich. Já o Brasil, possui a maioria dos estados no fuso -3. Dessa forma, a diferença entre Brasil e Japão é de 12 horas! 

E para não ser totalmente feio, existem sim fusos maiores que +12 GMT. São eles: 
  • GMT +13 - Chathan na Nova Zelândia, Ilhas Phoenix em Kiribati , Tonga e Samoa (eram GMT -11). 
  • GMT +14 - Espórades Equatoriais, em Kiribati (era GMT -10).

E como fica viajar nessa loucura toda? 

O viajante pode ter problemas com essa confusão toda. O jet lag é uma condição em que há a perda de ritmo e concentração ao se passar por diferentes fusos em um espaço curto de tempo. 

A pessoa pode ter dores de cabeça, taquicardia e alteração dos padrões de humor, sono e fome. Isso ocorre por conta da mudança das mudanças de hábitos como horário de alimentação e sono. 

Os efeitos do jet lag aparecem mais quando a diferença de horário entre a origem e o destino fica acima de quatro horas. Para reduzir tais efeitos, é necessário um dia de descanso para cada hora de diferença e muita hidratação. 


Bom, esclarecimentos prestados!!!!! Apesar da confusão dos fusos (vamos dizer que estive “confusa” de tanta emoção/tensão), espero que você tenha gostado. 
Ronaldo da Costa, recordista da Maratona de Berlim
No final da entrevista!!!
E, mais uma vez, parabéns ao Ronaldo da Costa pelo seu aniversário! 

Agora, os posts voltam à programação normal, he he he... Então, até domingo! 

Um super beijo, 

Carolina 

Para conferir como foi participar da Maratona do Rio como espectadora, confira

E tem a participação na Meia Maratona do Rio também!

Aproveite e conheça os outros canais participantes da entrevista com Ronaldo da Costa...






Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search